O bruxismo é uma complicação caracterizada pelo ranger e apertar de dentes que pode afetar pacientes de todas as idades.
Para saber mais sobre esta condição e para auxiliá-lo a como saber se tenho bruxismo continue acompanhando o artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é bruxismo?
O bruxismo é uma desordem funcional caracterizada pelo ranger e apertar dos dentes, que pode ocorrer durante o sono, recebendo o nome de bruxismo noturno, e durante o dia, o chamado briquismo ou bruxismo de vigília.
Esta é uma condição que pode afetar pacientes de diversas idades, sejam eles crianças, adultos ou idosos, e também afeta tanto o sexo feminino quanto o sexo masculino.
Normalmente este problema tende a afetar a estrutura dos dentes, provocando seu desgaste, mas também pode provocar complicações na ATM e nas estruturas ósseas de sustentação dos dentes.
O que pode causar o bruxismo?
Esta condição não possui uma causa específica definida, ou seja, ela não é causada por um motivo isolado.
Isto se deve ao fato de que esta é uma complicação multifatorial, ou seja, geralmente ela é provocada por um conjunto de fatores.
Dentre os fatores responsáveis por causar o bruxismo, podemos citar:
- Ansiedade;
- Estresse;
- Má oclusão;
- Hereditariedade;
- Doenças neurológicas ou psiquiátricas;
- Problemas relacionados a respiração durante o sono;
- Consumo de cafeína, bebidas alcoólicas, cigarros ou drogas;
- Uso de alguns medicamentos.
Assim como foi dito anteriormente, geralmente ele não é provocado por um motivo em específico, mas sim por um conjunto deles.
Quais são os sintomas do bruxismo?
Dentre os sintomas mais comuns do bruxismo podemos citar o desgaste e o amolecimento dos dentes, podendo também causar fraturas em alguns casos, que ocorrem por conta do ranger e apertar de dentes.
Além disso, ele também pode provocar a isquemia dos vasos dos dentes, que consistem na compressão dos vasos que compromete a circulação sanguínea e pode provocar a necrose da polpa do dente, o que ocorre por conta do apertar dos dentes.
Esta condição também pode provocar outros sintomas como:
- Problemas relacionados a ATM, como estalos ao movimentar a boca, dor e zumbido no ouvido;
- Dor de dente, no pescoço, mandíbula ou músculos faciais;
- Problemas no sono.
Como saber se tenho bruxismo?
Assim como vimos anteriormente, o bruxismo possui alguns sintomas característicos da condição, portanto, existem alguns pontos que podem ser utilizados para saber se você tem bruxismo.
Dentre eles podemos citar:
- Ranger do dente;
- Dor na mandíbula;
- Dores de cabeça;
- Dor na articulação temporomandibular;
- Apertar os dentes enquanto está acordado sem perceber;
- Desgaste do formato nos dentes.
Como o profissional faz o diagnóstico?
Para diagnosticar um caso de bruxismo, o profissional irá receber os relatos dos sintomas do paciente e a partir deste relato, ele irá avaliar se realmente há a possibilidade de se tratar de um caso de bruxismo.
Após feita a anamnese, o dentista fará uma avaliação clínica do paciente, a procura de desgastes dentários ou outros sintomas relacionados ao bruxismo para confirmar o diagnóstico.
Caso necessário, ele ainda pode solicitar a realização de alguns exames adicionais, como a eletromiografia.
Assim que o profissional realiza todas as avaliações e exames necessários, ele pode confirmar o diagnóstico do bruxismo e indicar o paciente para iniciar o tratamento.
Como é realizado o tratamento
Assim como foi visto anteriormente, o bruxismo é uma condição multifatorial, ou seja, ele geralmente é provocado pela junção de alguns fatores.
Sendo assim, seu tratamento também é feito de forma multidisciplinar, ou seja, utilizando um conjunto de vários profissionais para tratar esta condição.
Desta forma, o tratamento do bruxismo geralmente baseia-se no uso de uma placa miorrelaxante, que pode ser utilizada para tratar tanto os casos onde há o ranger quanto os casos onde há o apertar de dentes.
Ela pode ser confeccionada por duas maneiras diferentes, sendo a placa rígida e a placa macia, onde a rígida é utilizada no bruxismo excêntrico, caracterizado pelo ranger de dentes, e a macia no bruxismo cêntrico, caracterizado pelo apertar de dentes.
Juntamente com o uso da placa, também é recomendado que o paciente realize sessões de terapia para auxiliar no controle da ansiedade e estresse.
Também é indicado realizar atividades físicas para contribuir para o alívio do estresse e da ansiedade, além de também contribuir para uma melhoria da saúde no geral.
O tratamento do bruxismo também pode ser feito com o uso de toxina botulínica para reduzir a atividade do músculo responsável por abrir e fechar a boca, aliviando assim o ranger e apertar de dentes.
Em casos mais graves também pode ser recomendado realizar algumas sessões de fisioterapia ou acupuntura para o alívio dos sintomas relacionados aos problemas na ATM.
Prevenção
Por se tratar de uma condição que não possui uma causa específica, também não é possível dizer ao certo uma forma completamente capaz de prevenir o surgimento do bruxismo.
No entanto existem alguns hábitos que podem ser adotados que contribuem para reduzir as chances do surgimento do bruxismo, são eles:
- Realizar atividades físicas regularmente;
- Fazer acompanhamento terapêutico;
- Evitar utilizar telas antes de dormir;
- Evitar atividades estressantes;
- Realizar o acompanhamento com um profissional para que ele possa identificar o bruxismo logo em seu início e iniciar o tratamento.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar como anda o estado da saúde e da higienização bucal do paciente.
Dessa forma, o profissional consegue identificar o surgimento de qualquer problema fora do normal e também oferece ao paciente a oportunidade de relatar a presença de sintomas como dor de dente.
Isso permite a identificação de problemas precocemente, o que aumenta drasticamente a chance de resolvê-lo sem a necessidade de um tratamento mais sério como um canal dentário.
Elas também garantem que seja possível fazer a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível remover o tártaro e a placa bacteriana presentes nos dentes.
Por meio delas o dentista também consegue avaliar a higiene bucal do paciente e oferecer conselhos sobre como melhorar sua higienização bucal.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!