A candidíase é uma infecção que é causada pela proliferação do fungo Candida albicans e geralmente atinge pessoas com o sistema imune enfraquecido.
Nesse artigo você irá conferir mais a respeito do que é e como tratar candidíase. Confira:
Aqui você vai encontrar:
O que é candidíase?
A candidíase oral é uma infecção que, assim como o nome sugere, afeta a região da boca. Ela ocorre por conta da proliferação descontrolada do fungo Candida albicans.
Esse fungo habita naturalmente o organismo do ser humano, porém sob condições naturais, sua reprodução é mantida sob controle.
Dessa forma, ela tende a afetar pacientes que estão com o sistema imune debilitado, seja por alguma doenças ou por fatores externos, como mudança de clima.
Ela é caracterizada pelo surgimento de uma camada branca sobre as mucosas da boca, principalmente língua e bochechas.
No entanto, em casos mais severos essa infecção pode se espalhar, chegando ao esôfago e causando bastante incômodo ao paciente.
O que causa candidíase?
A candidíase oral é uma condição que, na maior parte dos casos, ocorre por conta de um déficit na imunidade do paciente.
Sendo assim, confira quais são os principais motivos que baixam a imunidade do paciente:
- Infecções respiratórias;
- Doenças autoimunes;
- Uso de próteses removíveis para dormir;
- Déficit nutricional;
- Xerostomia;
- Quimio e radioterapia;
- Má higiene bucal;
- Uso de alguns medicamentos;
- Estresse;
- Ansiedade;
- Mudança climática.
Além disso, essa condição tende a afetar bastante bebês, e idosos, devido ao fato de possuírem o sistema imune mais fraco.
Sintomas
Assim como dito anteriormente, a candidíase oral é causada por uma infestação do fungo Candida albicans no interior da boca do paciente.
O principal sintoma provocado por essa infecção é o surgimento de uma camada branca nas mucosas da boca, como a língua e as bochechas, que possui uma textura semelhante ao algodão.
Em alguns casos essa camada pode causar bastante dor e ardência, e ao tentar removê-la à força pode acabar causando sangramentos.
Nos casos mais severos, essa condição também pode se espalhar para a garganta e causar bastante incômodo na hora de engolir os alimentos.
Como tratar candidíase?
Para tratar a candidíase oral, é necessário consultar-se com um profissional da área da saúde, como um médico ou dentista.
Durante a consulta, o médico irá avaliar os sintomas do paciente e pedir a realização de alguns exames se necessário.
Nos casos mais leves, o médico pode recomendar o uso de antifúngicos tópicos, em forma de gel, que são aplicados diretamente sobre as lesões, ou antifúngicos em forma líquida, que são utilizados para realizar enxágues.
Já nos casos mais severos, pode ser necessário utilizar um antifúngico em comprimido para combater a infecção, visto que ele é mais forte que os demais.
Para auxiliar no combate, também é possível aplicar alguns chás sobre as feridas, como por exemplo o chá de romã.
No entanto, a melhor forma de tratar a candidíase ainda continua sendo a prevenção, sendo assim, é importante sempre se alimentar bem e também realizar atividades prazerosas.
Também é importante manter todos os objetos que o bebê possa levar a boca sempre bem limpos, do mesmo modo a mãe também deve manter a mama sempre bem limpa.
Visitas regulares ao dentista
Independentemente da idade, as visitas regulares ao dentista são extremamente importantes, visto que elas são capazes de tratar e prevenir doenças bucais.
Além disso, esse acompanhamento deve-se começar desde a infância com as idas ao odontopediatra, para que ele possa auxiliar no cuidado com a saúde bucal da criança desde cedo.
Isso se faz necessário para que a criança adote bons hábitos de higiene bucal desde pequena. Desse modo, é possível prevenir problemas futuros relacionados a má higienização.
Por meio dessas visitas, é possível realizar prevenções, receber dicas de cuidados e efetuar procedimentos como a profilaxia, limpeza profissional dos dentes, que deve ser feita de 6 em 6 meses.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!