O uso do fio dental e a escovação dos dentes são fundamentais durante a higiene bucal do paciente para manter a boca limpa e evitar diversas complicações bucais.
Confira mais sobre como usar fio dental no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é fio dental?
O fio dental consiste em um utensílio altamente importante na higiene bucal do paciente e que pode ser encontrado em diversas formas, sendo as principais o fio dental multifilamento e a fita dental.
O multifilamento consiste em um tipo de fio dental que é composto por inúmeros fios menores que se juntam para tornar-se um, geralmente possuem o formato arredondado.
Já a fita dental consiste em um único filamento que possui um formato mais achatado, semelhante a uma fita, além disso ela também é um pouco mais rígida que o fio dental convencional, facilitando para os usuários de aparelho ortodôntico.
Além desses, também existem outros tipos como o fio dental com haste, que consiste em um fio dental que fica preso a uma haste para auxiliar no seu uso.
Para que serve fio dental?
O fio dental é um utensílio extremamente importante durante a higienização bucal. Isso se deve ao fato de que apenas a escovação não é suficiente para limpar o dente por completo, visto que ela não consegue higienizar o espaço que existe entre os dentes.
Isso faz com que o fio dental seja indispensável para a manutenção de uma boa higiene bucal, visto que ele é responsável por higienizar removendo partículas de alimentos e bactérias presentes no espaço entre os dentes do paciente.
Através de seu uso é possível remover as partículas de alimentos que se acumulam no espaço entre um dente e outro, prevenindo assim inúmeros problemas provocados pela má higienização.
Quais são os benefícios de utilizá-lo?
Assim como dito anteriormente, o uso do fio dental contribui para a limpeza dos dentes, visto que ele é responsável por higienizar o espaço entre os dentes.
Dessa forma, seu uso oferece ao paciente a oportunidade de prevenir o surgimento de diversas complicações, como a cárie interproximal, a gengivite e a periodontite, bem como remover a placa bacteriana da região interdental.
Como usar fio dental corretamente?
Para usar o fio dental corretamente, o paciente deve:
- Partir de um pedaço de fio com aproximadamente 40 cm;
- Enrole uma ponta no dedo médio de uma mão e a outra ponta no dedo médio da outra mão;
- Segure o espaço entre as pontas entre o polegar e o indicador de cada mão;
- Em seguida, insira o fio entre os dentes com leves movimentos para frente e para trás, tomando cuidado para não exercer força demasiada e machucar a gengiva;
- Após higienizar o espaço total entre os dentes, retire o fio dental do meio dos dentes, solte mais um pedaço de uma mão e enrole mais em outra;
- Repita o processo a partir do passo 3 para todos os outros dentes.
Como usar o fio dental com aparelho?
Usar o fio dental com aparelho aparenta ser um pouco mais complicado, no entanto é um processo bastante simples.
Sendo assim, para utilizá-lo com o fio dental o paciente deve:
- Corte um pedaço de fio dental e insira-o no passa fio, que é um acessório semelhante a uma agulha de plástico utilizada para auxiliar a inserir o fio dental entre os dentes e o fio ortodôntico;
- Insira o passa fio no espaço entre os dentes e o fio ortodôntico;
- Logo em seguida, segure o pedaço de fio dental com as duas mãos e insira-o entre os dentes;
- Repita o processo para todos os outros dentes.
Devo utilizar o fio dental antes ou depois da escovação?
Apesar de existir muita dúvida a respeito de qual é a melhor ordem para se utilizar o fio dental e escovar os dentes, não há diferença entre utilizá-lo antes ou depois.
Sendo assim, não importa a ordem em que o paciente irá utilizar o fio dental, o importante é utilizá-lo no mínimo uma vez ao dia.
LEIA TAMBÉM: Passador de fio dental: sua função e dicas de higiene bucal
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista garantem que ele possa avaliar seus hábitos de higiene bucal e possa ensiná-lo como usar fio dental.
Desse modo, é possível descobrir sua causa e tratá-la antes que se torne um problema que seja que dificulte sua resolução.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e dessa maneira o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!