A contenção de aparelho é uma peça fundamental do tratamento ortodôntico que é utilizada logo após a remoção do aparelho ortodôntico.
Para saber mais a seu respeito e o motivo de ela ser tão importante continue acompanhando o artigo:
Aqui você vai encontrar:
O que é contenção do aparelho?
O tratamento ortodôntico consiste em um processo que é composto por várias fases e que possui uma duração que varia de paciente para paciente.
Geralmente ele se inicia de uma avaliação seguida da instalação e uso do aparelho ortodôntico, no entanto, ele não se finaliza quando o paciente remove esse aparelho.
Após sua remoção, o paciente deve utilizar a contenção ortodôntica, mas o que viria a ser essa contenção?
A contenção de aparelho, diferentemente do aparelho ortodôntico, possui o objetivo apenas de manter os dentes em seu devido lugar, prevenindo assim o desalinhamento dos dentes.
Além disso, ela se divide em apenas 2 modelos, sendo eles a fixa, que possui sua versão convencional e a higiênica, e a removível, que possui a versão convencional e a estética.
Tipos de contenção
A contenção de aparelho se divide em diferentes tipos, assim como os tipos de aparelho, sendo os modelos principais a fixa e a removível. Confira as principais características dessas contenções abaixo:
Contenção fixa
A contenção fixa é um aparelho que pode ser utilizado tanto na arcada dentária superior quanto na inferior, no entanto, tende a ser mais utilizado nos dentes inferiores.
Assim como seu nome sugere, esse aparelho não pode ser removido, o que se deve ao fato de que ele fica bem preso ao dente.
Sua estrutura consiste em um pequeno fio metálico que fica preso atrás dos dentes e geralmente vai de um canino a outro da mesma arcada.
Ela pode ser encontrada de duas formas, sendo elas:
- Contenção higiênica, consiste em um fio ondulado em que os vales das ondulações ficam alinhados com o espaço entre os dentes para não interferir na utilização do fio dental, no entanto, por utilizar mais material, ele acaba retendo uma quantidade maior de partículas de alimentos e placa bacteriana sob sua estrutura;
- Contenção reta, consiste em um fio reto que é fixado atrás dos dentes, no entanto, o fato de ser reto implica que ele fica posicionado atravessado no espaço entre os dentes, o que acaba fazendo com que haja interferência na hora de utilizar o fio dental, no entanto, por utilizar pouco material, ele acaba não retendo muitas partículas de alimentos e placa sob sua estrutura.
Por ficar atrás dos dentes e em contato constante com a língua esse aparelho pode causar alguns incômodos ou até mesmo ferir a língua.
Além disso, devido ao fato de ser um aparelho fixo e não poder ser retirada, sua utilização garante que o paciente a utilizará a todo momento, garantindo assim sua eficácia.
Contenção móvel
A contenção móvel consiste em um aparelho removível que pode ser utilizado tanto na arcada dentária inferior quanto na superior, apesar de que geralmente tende a ser mais utilizado nos dentes superiores.
Ele geralmente é composta por uma parte metálica e uma parte de acrílico, onde a parte metálica passa na frente dos dentes e a parte de acrílico fica posicionado atrás dos dentes.
Também é possível encontrar sua versão estética que possui dois modelos, sendo um semelhante ao aparelho Invisalign e a outra em que uma parte do fio metálico é substituído por um pedaço de acrílico.
Para que serve o aparelho de contenção?
Durante o tratamento ortodôntico vamos ao consultório odontológico regularmente, geralmente com um intervalo de 1 mês entre as visitas.
Essas visitas servem para que o dentista possa fazer ajustes no aparelho ortodôntico para que ele possa estimular corretamente as movimentações ortodônticas.
Já o aparelho de contenção é diferente, visto que ele não possui a função de alterar o posicionamento dos dentes do paciente.
Sendo assim, a principal função da contenção de aparelho é manter os dentes em seu devido lugar após o tratamento ortodôntico.
Isso é necessário devido ao fato de que após a remoção do aparelho ortodôntico os dentes possuem uma tendência natural de retornar para sua posição original, o que faz com que seja necessário utilizar a contenção de aparelho.
Problemas gerados por não utilizar esse aparelho?
O periodonto, que é o nome dado às estruturas responsáveis por suportar e fornecer estabilidade para os dentes dentro da boca possui uma “memória”.
Isso faz com que após a remoção do aparelho ortodôntico os dentes do paciente tentem voltar para o local de onde saíram.
Sendo assim, caso o paciente não utilize o aparelho de contenção, a memória do periodonto pode fazer com que os dentes tentem retornar para o seu local de origem, o que consequentemente resulta no entortamento dos dentes.
Logo, não utilizar a contenção de aparelho pode fazer o paciente ficar com os dentes encavalados, desperdiçando assim todo o tratamento ortodôntico realizado.
Como manter a higiene bucal em dia utilizando contenção de aparelho?
O aparelho de contenção removível possui uma higienização mais simples devido ao fato de poder ser removido para se alimentar e na hora de realizar a higienização dos dentes, o que faz com que ele não retenha nada nem atrapalhe na hora de higienizar os dentes.
Sendo assim, para mantê-lo limpo, basta que o paciente remova-o para se alimentar e higienizar os dentes, e fazer a higienização bucal corretamente assim como a do próprio aparelho.
Tendo em vista que a contenção fixa não pode ser removida, ela não exige nenhum cuidado na hora de se alimentar, no entanto, durante a higienização é importante dar uma atenção especial para ela, com o objetivo de higienizá-la corretamente.
Além disso, independentemente de qual modelo de contenção você utilize é importante realizar as visitas regulares ao dentista para fazer a profilaxia dental, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível garantir a higienização correta dos dentes e a remoção do tártaro dos dentes.
Visitas regulares ao dentista
Através das visitas regulares ao dentista ele pode observar o andamento do tratamento com a contenção higiênica e realizar qualquer tipo de ajuste necessário no aparelho.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!