A contenção dentária é a fase final de qualquer tipo de tratamento ortodôntico, considerando a sua importância.
Veja aqui o que é contenção dentária, qual é a sua função principal, benefícios e valor:
Aqui você vai encontrar:
O que é contenção dentária?
A contenção dentária, também conhecida como aparelho de contenção, pode assumir vários tipos, podendo eles ser fixo ou não.
Após o término do tratamento ortodôntico, o ortodontista irá encaminhar o paciente ao uso da contenção, que como o próprio nome diz, é utilizada para manter os resultados do uso do aparelho e conter movimentos gradativos da arcada dentária.
Dessa forma, o uso da contenção de dente é de grande importância, evitando que haja o regresso do tratamento e que o paciente volte a ter de usar o aparelho ortodôntico.
Para que essa ação preventiva seja possível é necessário que o paciente siga as orientações do dentista.
Para que serve a contenção dentária?
Os tecidos de sustentação dos dentes possuem memória natural, podendo levar a movimentação dos dentes de forma progressiva.
A esse processo de locomoção em que os dentes tendem a voltar ao lugar que estavam antes do tratamento, é dado o nome de recidiva dentária.
Para que haja a manutenção dos resultados adquiridos com a ortodontia, de um sorriso bonito e alinhado, é usada a técnica da contenção dentária. Para que isso seja possível, a contenção dentária irá atuar mantendo a estabilidade dos arcos dentários tratados.
Assim sendo, a contenção pode ser utilizada tanto na parte superior quanto inferior, dependendo de qual e onde foi feito o uso do aparelho usado anteriormente. Nesse contexto, em caso que a contenção seja indicada na arcada superior, pode ser feito o uso de seu tipo móvel.
Quais são os tipos de contenção dentária?
Assim como existem vários tipos de aparelho ortodôntico, cada um sendo indicado para um caso específico, a contenção pode ser fixa ou móvel. Veja quais são suas indicações:
Contenção fixa
O aparelho de contenção fixa geralmente é a indicação para a manutenção dos resultados da arcada dentária inferior. Por sua vez, a arcada inferior é a que possui maior propensão de se movimentar após o tratamento ortodôntico.
A contenção fixa é confeccionada em fios de aço colados na superfície interna dos dentes anteriores. Tendem a ser efetivos por longos períodos de anos, sendo indicados para aqueles pacientes que precisam de seu uso por um período mais longo.
A contenção dentária pode ser reta ou higiênica, sendo a reta um fio de aço sob os dois dentes caninos e a higiênica em formato ondulado, o que permite uma higiene bucal facilitada.
O fato da contenção fixa ficar em contato com a língua, promove um visual mais discreto e também uma maior promoção de conforto pela falta de peças como braquetes e elásticos.
Contenção móvel
Já quanto a contenção móvel ou removível, é a indicação para o uso do aparelho no arco superior. O modelo dessa contenção é bem similar ao aparelho ortodôntico móvel, podendo ser removido na hora de se alimentar, de realizar a higiene bucal e atividades físicas.
Pode ser usada tanto na arcada inferior quanto superior, sendo necessário que o paciente passe por um escaneamento intraoral para a confecção de um aparelho com encaixe perfeito.
O visual da contenção fixa é composto por um centro plástico e por um fio metálico, que é a única parte perceptível no sorriso, trazendo um melhor efeito estético em comparação ao aparelho móvel.
Quanto tempo devo usar a contenção dentária?
O tempo de uso de uma contenção é bastante variável. Uma vez que a volta dos dentes ao lugar é algo natural, normalmente é indicada a sua troca e a sua manutenção por um longo período de tempo.
Comumente, o seu uso da contenção varia de um a dois anos, já a contenção fixa é de uso indeterminado, podendo ser usada pelo resto da vida. Isso se deve ao fato de alguns dentes tenderem a se mexer por mais tempo, devendo o uso e o seu tempo considerar a análise feita pelo dentista.
Para que as trocas sejam feitas em períodos longos, cabe ao paciente considerar alguns cuidados passados pelo profissional.
Quais os cuidados ter com a contenção dentária?
Assim como em meio ao tratamento com o aparelho ortodôntico mais indicado, para que o processo de uso do aparelho de contenção seja tranquilo. A higiene bucal deve ser feita de forma adequada e completa, contando com uma escovação precisa, passagem do fio dental e bochecho com o enxaguante bucal.
Para que faça o uso da contenção móvel, é necessário que a higiene do acessório também esteja em dia, acompanhando a higiene bucal. Para uma limpeza correta, deve-se separar uma escova de dente de cerdas mais duras para o fim, que deve ser feito sem o uso de creme dental.
Antes da alimentação, é necessário guardar o aparelho em um recipiente específico e seco, que deve ser guardado fora da incidência da luz solar.
A alimentação deve conter algumas restrições, devendo se evitar alimentos muito grudentos, açucarados e condimentados, evitando o acúmulo de resíduos e placas bacterianas, e alimentos duros, já que podem prejudicar a contenção fixa.
Além disso, as visitas ao dentista devem ser regulares. Para quem usa contenção móvel, as visitas devem ser mensais nos primeiros momentos, virando semestral após o período de adaptação. Já em meio ao uso da contenção fixa, as visitas podem ser mantidas 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses) para ver a
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para que a saúde bucal seja mantida e para que problemas ortodônticos sejam detectados e tratados desde o início.
É pelas visitas regulares ao consultório odontológico que o dentista consegue avaliar a situação da zona bucal do paciente e encaminhá-lo para o melhor tratamento e a adoção de bons hábitos quanto a higienização e alimentação.
Tratamentos regulares como a profilaxia (limpeza profissional) também devem estar em dia para que os benefícios desses cuidados sejam percebidos.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.