O aparelho de contenção é um tipo de aparelho que normalmente é utilizado após o término do tratamento ortodôntico e possui diferentes tipos, sendo eles a higiênica, a reta, a removível e a transparente.
Neste artigo você irá conferir mais a respeito da contenção higiênica:
Aqui você vai encontrar:
Como é a contenção higiênica?
A contenção higiênica é um dos tipos de contenção ortodôntica utilizada pelos dentistas nos dias de hoje e, assim como as demais, é utilizada ao final dos tratamentos ortodônticos.
Ela consiste em um pequeno fio metálico ondulado que é fixado atrás dos dentes e pode ser utilizada tanto nos dentes superiores quanto nos inferiores.
Essas ondulações são alinhadas com os espaços entre os dentes, para facilitar o uso do fio dental, visto que elas permitem que a inserção do fio dental entre os dentes seja feita sem obstáculos.
Para que serve a contenção higiênica?
O principal objetivo dos aparelhos de contenção é o de manter os dentes em seu devido lugar após o término do tratamento ortodôntico.
Isso é necessário devido ao fato de que os tecidos envolvidos na sustentação dos dentes possuem memória elástica.
Portanto, após a retirada do aparelho ortodôntico é necessário utilizar a contenção para evitar que os dentes tentem retornar ao local de origem, pois essa movimentação pode fazer com que eles se desalinhem.
A contenção fixa também possui a desvantagem de que não pode ser retirada para realizar a higienização dos dentes.
No entanto, a contenção higiênica foi desenvolvida tentando contornar essa situação. Desse modo, seu formato ondulado foi pensado com o objetivo de não atrapalhar o uso do fio dental.
Sua ondulação é posicionada de forma que fique alinhada com o espaço interdental, garantindo a possibilidade de utilizar o fio dental sem que ela atrapalhe.
Qual a diferença entre a contenção reta e a higiênica?
A contenção higiênica e a reta são os modelos existentes de contenção fixa, ou seja, de contenções que são fixadas atrás dos dentes.
No entanto, apesar de ambas serem modelos fixos e ficarem coladas no mesmo local, elas possuem diferenças nos formatos e nas vantagens que proporcionam para o paciente.
A contenção reta, assim como o nome sugere, consiste em um fio metálico reto que é posicionado atrás dos dentes.
Por conta de utilizar pouco material em sua construção, ele acaba contribuindo para que não acumulem partículas de alimentos em sua estrutura, prevenindo assim a formação do tártaro e da placa bacteriana.
Porém, o fato de ser um fio reto colado atrás dos dentes acaba dificultando o uso do fio dental por conta de ficar posicionado horizontalmente atrás dos dentes, criando um obstáculo para o fio dental.
A contenção higiênica também é um modelo que é fixado atrás dos dentes, no entanto, diferentemente da contenção reta, ela possui o formato ondulado.
Esse formato contribui para o uso do fio dental, visto que sua ondulação fica posicionada de modo que a contenção não atrapalhe na hora de utilizá-lo.
No entanto, para possuir esse formato, esse tipo de contenção acaba utilizando mais material, o que por sua vez contribui para o acúmulo de partículas de alimentos e bactérias em sua estrutura.
Desse modo, apesar de facilitar o uso do fio dental, ela acaba contribuindo para a formação da placa bacteriana e do tártaro sob ela.
Sendo assim, não há uma contenção melhor que a outra, visto que ambas conseguem exercer a função de manter os dentes em seu devido lugar e cada uma possui suas vantagens e desvantagens. Portanto, cabe ao profissional definir que tipo de contenção o paciente irá utilizar.
Como limpar contenção higiênica?
A contenção higiênica é um tipo de contenção fixa, portanto, não há muito segredo na hora de higienizá-la. Sendo assim, durante a higienização dos dentes, o paciente deve dar uma atenção especial para a contenção.
Logo, para limpar a contenção higiênica, o paciente deve utilizar a escova de dentes para higienizar tanto ela quanto os dentes onde ela está fixada.
O paciente também deve utilizar o fio dental para higienizar o espaço entre os dentes, no entanto, mesmo com todos esses cuidados não é possível higienizá-la de modo eficaz.
Sendo assim, para complementar a higienização é recomendado realizar as visitas regulares ao dentista, pois por meio delas é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes.
Por meio delas é possível realizar a higienização por completo, tanto dos dentes quanto da contenção, além de também proporcionar a possibilidade de remover toda placa bacteriana e tártaro acumulado nos dentes e sob a estrutura da contenção.
Visitas regulares ao dentista
Através das visitas regulares ao dentista ele pode observar o andamento do tratamento com a contenção higiênica e realizar qualquer tipo de ajuste necessário no aparelho.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!