Aparelho Ortodôntico

Caso você vá começar ou esteja começando um tratamento ortodôntico, as cores de aparelho podem ser uma novidade.

Com várias opções disponíveis, a escolha da cor de aparelho ideal pode ser um dilema muito difícil de ser solucionado.

Buscando solucionar esse problema, por meio deste artigo vamos te ajudar a escolher a cor que mais combina com você, com dicas infalíveis e com quais cuidados ter:

O que é cores de aparelho?

As borrachinhas de aparelho podem ser encontradas no consultório em diversas cores de aparelho. A tabela de cores é bem diversificada, o que pode gerar confusão em meio a aplicação e em meio aos dias de manutenção.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as famosas borrachinhas possuem uma função específica e importante para o sucesso do tratamento ortodôntico.

São as borrachinhas que prendem os fios aos bráquetes, permitindo que o fio exerça a força no interior dos bráquetes, e assim a movimentação dos dentes para o alinhamento da arcada.

Assim sendo, a borrachinha colabora com a quantidade de força que o fio realiza dentro do bráquete, especificamente em sua canaleta. Cabe ao dentista delimitar a força necessária, o tempo em que ela será exercida e em quais dentes. Há casos em que ela será colocada parcialmente, ou nem é necessária.

Quanto as cores de aparelho possuem fins estéticos. No entanto, algumas pessoas podem ver com bons olhos e outras não.

Além do aparelho ortodôntico fixo metálico, outros modelos de aparelho podem ser utilizados, tal como o aparelho móvel transparente, o lingual ou o expansor palatino.

tabela de cores de aparelho

Como funciona a tabela de cores de aparelho?

A tabela de cores de aparelho é utilizada justamente para tornar a troca e a manutenção do aparelho fixo ainda mais prática, é por ela que conseguimos escolher quais são as cores que mais nos agrada e caso seja de preferência, basear as combinações.

Logo, a tabela de cores de aparelho é o guia de cores disponíveis, que podem variar de clínica em clínica.

Afinal, qual a melhor cor de aparelho?

Muitos fatores podem ser levados em conta quando falamos sobre a melhor cor de aparelho utilizar. Além da preferência característica, entre os principais fatores a se levar em conta está a qualidade de higienização.

Caso o dentista perceba que a sua higiene bucal não é tão eficiente, isso na primeira avaliação, cores muito claras deverão ser imediatamente descartadas. Uma vez que com uma má higienização irão ter a cor alterada rapidamente. Um exemplo é cores como branco e rosa claro, que em um pequeno intervalo de tempo, podem ficar amareladas e menos estéticas.

Outro fator a ser considerado, é que para pessoas que trabalham com imagem, em escritórios e ambientes de maior seriedade, a melhor cor de aparelho tende a está dentre as mais discretas, tal como azul escuro e preto.

Quanto ao público infantil, cores mais alegres e vivas se mostram sendo as melhores opções, promovendo o bem-estar da criança durante o tratamento. 

Afinal, qual a cor mais bonita de aparelho?

A cor mais bonita de aparelho vai depender de seu guarda-roupa, de seu estilo, coloração dos dentes, podendo valorizar a cor de seus olhos, de seu cabelo e até mesmo o seu tom de pele.

Logo, para escolher a cor que mais fica bonita em você, busque se atentar a esses detalhes, além de que você também pode contar com a opinião do dentista.

Além disso, também considere os ambientes os quais você frequenta. Caso o seu ambiente profissional exija algo mais discreto, cores mais escuras e opacas podem ser a melhor escolha.

Qual a melhor cor de aparelho para pessoas morenas?

As cores de aparelho, como dito, podem ser usadas para realçar traços pessoais. Se você possui uma pele morena e de tons escuros, cores quentes ou que possuam o subtom quente podem ser as melhores escolhas, tal como azul turquesa, ouro, ou ainda cores opostas como violeta e azul marinho. Essas cores e demais tonalidades brilhantes estão dentre as melhores indicações.

Pessoas que possuem um tom de pele em tom médio podem escolher cores como roxa, azul escuro e dourado. Pessoas de pele morena ou bronzeada podem optar também pelo rosa claro, azul claro e amarelo escuro. Por fim, pessoas negras também podem optar por laranja, verde claro ou púrpura.

Cores de aparelho dentário para pessoas loiras

Caso você seja uma pessoa loira, cores de tonalidades frias ou de subtom frio podem realçar ainda mais suas características, tais como azul celeste, bege, prata, lilás, pink ou rosa claro.

Para pessoas de pele de tom claro, as cores de tom frio também estão entre as melhores escolhas, tal como azul celeste, prata, lilás ou rosa claro.

Considere escolher cores que valorizem os seus traços, tornando o tratamento mais agradável, estético e a troca cada vez mais bem-vinda. É também por essa preocupação que você vai estar sempre combinando, já que as cores das roupas escolhidas também tendem a ir para aquelas que mais te valorizam, ajudando consideravelmente na autoestima.

Cores de borrachinha de aparelho cristal

Considerando que as cores tradicionais são opacas e primárias, agora você também pode beneficiar o seu sorriso com borrachinhas de cores cristalinas.

Por sua vez, as borrachinhas de tonalidades cristalizadas são translúcidas, como o seu nome mesmo pode lembrar, tendendo a ser neon. Possuem mais brilho e uma intensidade característica.

cores de aparelho de dente

Quais são as cores de aparelho de dente da moda?

Se atentar às tendências de cores também é uma forma de acertar sempre. Para quem está lendo esse artigo no verão de 2021, a cor do momento é um tom de azul elétrico, trazendo um ar mais moderno ao sorriso e também sendo uma boa ideia para os adultos. Amarelo e cinza também seguem como sendo as cores da moda do ano.

No entanto, independente do tempo, há sempre uma cor que se destaca mais, procurar se atentar é essencial. Vale ressaltar que existem cores atemporais e que estão sempre na moda, e elas são as que mais combinam com você e as que você mais sente melhor em usar.

Uma dica atemporal para quem quer um tratamento mais estético é optar por tons de amarelo, já que realçam o branco do dente. Para uma aparência ainda mais discreta, borrachinhas de cor transparente ou prata podem ajudar.

Como fazer combinações com as borrachinhas?

Ao contrário do que muitos pensam, as combinações com as borrachinhas não são limitadas ao público jovem e infantil. Dependendo da ocasião, algo mais divertido pode chamar a atenção e completar o look.

Entre os demais fatores que você também pode levar em conta para se decidir são as datas comemorativas. Combinações como preto e laranja no Halloween, vermelho e verde no natal, branco no ano novo e as cores do seu time em um torneio fazem a diferença de forma positiva.

Mesmo que o aparelho ortodôntico não seja tão agradável para você, aproveitar esses pequenos momentos é essencial para tornar a experiência mais agradável.

Cores de aparelho que não desbota, existe?

É normal que as borrachinhas de aparelho mudem de cor e desbotem com o tempo. Isso se deve ao fato de que elas são feitas em látex e possuem coloração artificial.

Mesmo que a sua higiene bucal esteja em perfeita condição, certos tipos de comida podem manchar a borrachinha e não permitir que a coloração adquirida saia, principalmente se a borrachinha for de cor clara. Algumas pastas com propriedades clareadoras podem ajudar a diminuir o aspecto.

No entanto, a mudança repentina pode ser um problema estético a mais em meio ao tratamento, o que pode causar desconforto e a baixa autoestima do paciente.

É também por isso que a troca da borrachinha deve ser regular, uma vez que todas são descartáveis e estão sujeitas a perderem suas propriedades.

Contudo, entre as borrachinhas que desbotam com mais facilidade estão: branca, cores muito claras, transparentes, com tonalidade fraca ou translúcida. Dessa forma, cores mais escuras tendem a ter o seu efeito estético mais duradouro, como preto e cores escuras opacas ou cristal.

Como cuidar da sua borrachinha de aparelho?

Assim como toda a estrutura do aparelho, a borrachinha de aparelho precisa de cuidados em sua manutenção. Uma boa escovação é essencial para que a cor escolhida seja mantida e dure mais, tal como seu brilho, se for o caso.

Para uma limpeza eficiente, uma escova de dente com cerdas macias em “V” e cabeça pequena pode ser indicada para remover os resíduos e os pigmentos não só da borrachinha, mas por toda a estrutura do aparelho e sorriso. Um creme dental com flúor também está dentro da lista de compras.

Além disso, para uma higiene bucal ainda mais aprofundada, o indicado é que além da escovação o paciente não esqueça de passar o fio dental e realizar o bochecho com um enxaguante bucal, de ao menos 30 segundos. O uso do fio dental pode ser feito com a ajuda de um passa fio ou substituído por uma escova interdental.

Evitar alimentos e bebidas muito pigmentadas, como vinho, chás, café e chocolates, também está entre as possíveis recomendações, já que esse tipo de alimento é o principal responsável pela mudança de cores. Maus hábitos como fumar também podem está por trás desse problema estético.

É importante frisar que as estruturas metálicas e a própria borrachinha do aparelho podem dificultar bastante o desempenho da higienização, logo, siga todas as orientações de seu dentista, evitando o aparecimento de problemas bucais como o tártaro, cáries e doenças gengivais, que podem retardar os resultados benéficos ao sorriso.

Visitas regulares ao dentista

Para que os cuidados com a borrachinha, com o aparelho e a dentição sejam devidamente mantidos, é necessário que as visitas ao consultório sejam regulares.

Mesmo que a indicação geral seja de 6 em 6 meses ou 1 vez por ano, no caso de um tratamento ortodôntico o ideal é que a ida ocorra de 1 vez no mês.

Além de se preocupar quanto à escolha da cor que mais combina com você, é importante ressaltar que durante o uso do aparelho, cuidados quanto a higienização e alimentação são bem-vindos para o sucesso do tratamento.

Também o dentista saberá te orientar na adesão de bons hábitos por meio das visitas periódicas, evitando problemas bucais comuns. Em caso de danos no aparelho, não hesite em contatar o seu ortodontista.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários

Deixe seu comentário