Saúde Bucal

O cuidado com os dentes é indispensável. As pessoas muitas vezes por preguiça acabam negligenciando o cuidado com a higiene dos dentes. A falta desses cuidados pode acarretar em sérios problemas.

Além disso, deixar de fazer as consultas periódicas ao dentista e não fazer as escovações necessárias, podem prejudicar nossa saúde.

Abaixo vamos listar alguns cuidados que devemos nos atentar para o cuidado da sua saúde bucal.

Visitar o dentista pelo menos uma vez ao ano

As visitas ao dentista devem ser frequentes para evitar problemas futuros. Como ouvimos muito é melhor se antecipar quanto ao tratamento, um diagnóstico precoce gera resultados mais rápidos e evita transtornos. Por isso o papel do profissional é muito importante, ele irá verificar e indicar o melhor tratamento de acordo com a necessidade do paciente.

Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia

Escovar os dentes

Todo mundo já sabe que deve se escovar os dentes após cada refeição, porém nem todo mundo tem o cuidado de manter esse cuidado. Mas esse é um dos principais cuidados que se deve tomar com os dentes.

Escove bem os dentes antes de dormir

Durante a noite a produção de saliva diminui, o que provoca a proliferação de bactérias na boca, por isso é importante ter um cuidado maior com a escovação nesse horário.

Trocar a escova de dentes a cada três meses

Outra dica importante é o cuidado com a escova, as escovas além de com o tempo perderem a eficácia por ficarem desgastadas, também podem acumular bactérias e sujeiras se não forem descartadas.

Escovar os dentes em todas as faces

É importante tomar o cuidado na hora da escovação, ela deve ser feita em todas as faces do dente, tanto na parte superior e inferior, nas partes da frente e atrás dos dentes.

Escove bem a língua

A língua acumula muitas sujeiras, e algumas pessoas esquecem de atentar a isso. Na hora de escovar os dentes não esqueça de dar atenção a língua, uma boa dica é utilizar o raspador de língua.

Cuide da gengiva

A gengiva é uma parte da boca esquecida pelas pessoas na hora da escovação. Mas merece a mesma atenção, pois é uma parte importante e sensível. O acúmulo de sujeiras nessa área pode acarretar várias doenças.

Escove bem os dentes e a língua antes do café da manhã

Durante a noite uma película é formada sobre os dentes, que pode ajudar as bactérias a fixar os açúcares na boca, causando cáries. Já na língua forma se aquela cobertura esbranquiçada, a famosa língua branca, que causa o mau hálito pela manhã.

Usar o fio dental

Usar o fio dental depois de todas as refeições

O uso do fio dental é essencial na escovação, exceto na primeira do dia. É ele quem vai tirar os resíduos que se acumulam entre os dentes e que a escova não consegue limpar.

A falta desses cuidados pode causar não só o mau hálito e o surgimento de cáries, como também doenças mais graves. Vejamos alguns exemplos:

Câncer bucal

O câncer bucal não está diretamente ligado a má higiene da boca, mas a falta desses cuidados podem levar à doença. Quando há lesões na boca que não são tratadas com atenção, podem se agravar e até levar a essa doença.

O câncer é uma doença séria e que precisa ser tratada o quanto antes, pois se diagnosticada e tratada no começo, ela tem mais chances de cura.

Endocardite Bacteriana

Essa doença é causada quando as bactérias presentes na boca caem na circulação sanguínea e podem ir até o coração. Para as pessoas que já possuem doenças cardíacas essa doença pode ter danos ainda maiores.

Diabetes

As doenças periodontais, que são as doenças causadas na gengiva, podem agravar o diabetes. Por isso, pacientes diabéticos devem ter um cuidado ainda maior com a higiene bucal.

Pneumonia e artrite reumática

Quando as bactérias da boca vão para a corrente sanguínea podem causar essas infecções. E uma vez na corrente sanguínea, as bactérias são difíceis de ser tratadas por estarem em um local que não é o seu de costume.

Parto prematuro

O que muitas pessoas não sabem é que as infecções bucais podem provocar um parto prematuro, acredita se que as bactérias que causam a infecção estimulam as contrações e a dilatação do colo do útero.

Além disso, possuem outras doenças, o que mostra a importância do cuidado com a higiene e o que isso influencia em nossa vida. Por isso é importante não menosprezar a atenção que devemos ter à escovação e aos cuidados com a boca.

Mantenha as visitas ao dentista em dia, os cuidados citados acima, e o que se recomenda é o plano odontológico por trazer comodidade e facilidade, os planos possuem dentistas preparados e especializados para atender a cada paciente de acordo com sua necessidade. Além da facilidade que apresentam por terem equipes preparadas para o atendimento.

Deixe seu comentário