Realizado quando há exposição da polpa dentária durante um procedimento, a curetagem pulpar tem intenção de manter a vitalidade do dente.
Saiba o que é e como é realizado esse procedimento na leitura do artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é curetagem pulpar e como esse procedimento é realizado?
A curetagem pulpar é um procedimento odontológico que consiste na remoção de tecido inflamado ou infectado por cáries da polpa dentária, localizada na coroa do dente.
Durante a realização do procedimento, o dentista remove com cuidado a parte superficial e danificada da polpa, limpando e desinfetando o canal dentário.
Após a limpeza, o espaço vazio é preenchido por um material de obturação, como a pasta de hidróxido de cálcio. Em resumo, a curetagem é um método direto para proteção dentino pulpar.
Quando fazer uma curetagem pulpar?
Ao serem apresentados sintomas como dor intensa e contínua no dente infectado, muita sensibilidade no contato com calor ou frio, inchaço e sensibilidade na gengiva ao redor do dente, assim como pus ou abscesso próximo ao dente cariado e mau hálito constante, um dentista de confiança deverá ser consultado.
O profissional irá avaliar a situação da polpa do dente, pois ela pode estar morta ou danificada, ou acometida por infecções ou inflamações no tecido pulpar.
O que pode causar a inflamação ou infecção na polpa dentária?
Existem alguns fatores que facilitam a entrada de bactérias na polpa do dente, facilitando o surgimento de inflamações ou infecções. Segue alguns deles:
- Cárie dentária profunda e não tratada devidamente;
- Ocorrências de trauma ou lesão dentária;
- Restaurações dentárias antigas e danificadas;
- Infiltração no dente provocada por bactérias ou por infecções na gengiva;
- Rachaduras nos dentes;
- Doenças periodontais.
A curetagem pulpar preserva a estrutura do dente
Quando a polpa dentária apresenta sinais de inflamações ou infecções, existem maneiras de salvar o dente, sem ter que extraí-lo completamente, através da realização da curetagem pulpar.
Isso acontece porque, durante o procedimento de curetagem, o dentista remove apenas a parte afetada na polpa, preservando a estrutura do dente e evitando a necessidade de implantes, próteses e outros procedimentos.
Os benefícios de realizar esse procedimento
- O alívio da dor nos dentes pela remoção da infecção e inflamação;
- A preservação da estrutura do dente natural;
- A restauração das funções e mastigação de forma correta;
- Preservação do alinhamento dental, o que previne problemas bucais, intestinais e respiratórios;
- O procedimento ajuda a manter a estética do sorriso;
- A longo prazo, é uma alternativa mais econômica do que a realização da extração e implante.
Existem diferenças entre a curetagem pulpar e a endodontia convencional?
Sim! A principal caraterística da curetagem pulpar é o foco na remoção apenas do tecido inflamado ou infectado da polpa, mantendo a estrutura natural do dente.
Por outro lado, a endodontia convencional realiza a remoção completa da polpa, através de abertura e limpeza dos canais radiculares dentários.
Capeamento pulpar direto e indireto
O capeamento pulpar direto e indireto são métodos odontológicos alternativos à realização do tratamento de canal que visam a proteção e a preservação da vitalidade da polpa dentária, uma vez que acidentalmente, durante a realização de tratamentos restauradores, lesões ou cáries, ela fique exposta.
No capeamento pulpar direto, é aplicado um material de proteção diretamente sobre a polpa exposta, nos casos em que a situação está controlada.
O material utilizado para proteção pode ser o hidróxido de cálcio ou outro similar, e a aplicação é realizada antes de ser feita a restauração de resina ou uma coroa.
Já o capeamento pulpar indireto é realizado quando há exposição ou inflamação da polpa de forma mais extensa. Nesse caso, o material de capeamento é aplicado sobre a dentina exposta para formar uma barreira de dentina reparadora, que servirá como uma proteção adicional e ajudará na regeneração pulpar.
Realizado o capeamento, uma restauração é adicionada sobre o material, para proteção dentária. A escolha do método ideal dependerá da gravidade da exposição e saúde da polpa, o que será analisado pelo dentista de confiança.
Quais cuidados devo realizar após procedimento de curetagem?
Os cuidados após a realização do procedimento são simples:
- A realização de cuidados com a área afetada;
- Realização de higiene bucal completa e cuidadosa;
- Evitar a ingestão de alimentos duros ou pegajosos;
- Administrar os medicamentos prescritos pelo dentista;
- Visitar o seu dentista de confiança regularmente.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares são responsáveis por garantir que o dentista acompanhe estado de saúde dos seus dentes. Isso permite a identificação de problemas precoces, reduzindo a necessidade de tratamentos mais sérios, como a curetagem pulpar ou um canal dentário.
Nas consultas, também, o dentista poderá avaliar a saúde bucal do paciente, e oferecer conselhos sobre como melhorar a forma de realizar a higienização oral e se prevenir de doenças.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas!
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.