Prótese dentária

A dentadura de silicone é um tipo de prótese dentária que possui a estrutura flexível, desse modo ela possui algumas peculiaridades. Além disso, assim como os outros tipos de prótese, a dentadura de silicone também possui a função de repor os dentes faltosos.

Portanto, para saber mais a respeito da dentadura de silicone continue acompanhando o artigo abaixo:

O que é dentadura de silicone?

A dentadura de silicone é um tipo de prótese que também possui a função de repor os dentes faltosos da boca. Porém, diferentemente dos outros tipos de prótese, a dentadura de silicone possui o diferencial de ser uma prótese flexível.

Dessa maneira, por ser uma prótese flexível, ela possui características únicas que oferecem a ela um diferencial. É possível encontrá-la como um dentadura total e também como uma dentadura parcial, desse modo ela pode ser utilizada para repor total ou parcialmente os dentes.

Além disso, por ser confeccionada de silicone, ela possui uma ótima estética, devido ao fato de o silicone conseguir assemelhar-se à gengiva e aos dentes naturais.

para quem a dentadura de silicone é indicada

Para quem a dentadura de silicone é indicada?

A dentadura de silicone é uma prótese, e portanto é indicada para pessoas que sofreram de perda dentária. Sendo assim, sua utilização é indicada para pacientes que tiveram seus dentes comprometidos por alguma complicação.

Ela também é indicada para pessoas que de alguma forma possuem dificuldades para utilizar e adaptar-se à prótese dentária rígida. Além disso, ela também costuma ser indicada para pacientes que possuem o periodonto irregular e por conta disso não conseguem utilizar a prótese rígida.

Isso se deve ao fato de que o periodonto irregular não permite que a prótese possua pontos de apoio para distribuir igualitariamente sua pressão. Seu uso também pode ser recomendado para pessoas que já estão com os dentes comprometidos, mas que ainda não os perderam.

Vantagens do seu uso

A maior vantagem dessa prótese é o material na qual é confeccionada e em suas propriedades. Sendo assim, suas principais vantagens são a flexibilidade, sua textura e sua estética que se assemelha a estrutura original.

Além disso, ela possui um melhor encaixe pelo fato de ser flexível e conseguir se ajustar melhor à gengiva. O silicone também possui a vantagem de não aderir cheiros, dessa maneira essa prótese não causa halitose.

A dentadura de silicone também possui a vantagem de poder ser utilizada por pessoas que não conseguiram se adaptar às próteses rígidas. No caso das PPR, ela também possui a vantagem de não possuir partes metálicas, diferentemente das convencionais.

Dessa maneira, ela pode ser utilizada por pacientes que possuem alergia a metais, pelo fato de seus grampos não serem confeccionados de metal.

Portanto, ela também é uma alternativa para pacientes que possuem alergia aos grampos metálicos da prótese convencional.

Tipos de dentadura de silicone

Assim como as próteses rígidas, a dentadura de silicone também possui diferentes tipos que são a prótese total flexível e a PPR flex.

Cada uma delas é utilizada por uma razão diferente, desse modo, confira os principais motivos de seu uso e suas características:

PPR flexível

A PPR flexível, também conhecida como PPR flex ou ponte móvel flexível, é uma prótese que possui o objetivo de ser uma alternativa para a prótese convencional.

A prótese parcial removível convencional é conhecida pelo modo como é fixada, que é através de grampos metálicos que servem de apoio para ela.

Sendo assim, a PPR flex foi desenvolvida com o objetivo de suprir os pontos negativos da PPR convencional. Logo, os grampos da PPR flex são feitos de acrílico, o que proporciona uma estética mais agradável que a PPR convencional.

Isso se deve ao fato de o acrílico permitir que eles sejam feitos na tonalidade dos dentes e gengiva ou transparentes. Desse modo, a dentadura parcial de silicone pode ser colocada sem que haja a necessidade da instalação dos grampos metálicos.

Os grampos de acrílico também garantem que o paciente possa utilizar a prótese mesmo quando possui alergia ao metal. As principais diferenças entre a PPR flex e a PPR convencional é o fato de que uma é flexível enquanto a outra é rígida e os grampos.

Prótese total flexível

A prótese total flexível, assim como o nome sugere, é utilizada para repor todos os dentes do paciente. Portanto, ela é utilizada apenas quando o paciente já perdeu todos os dentes de sua arcada dentária.

Sendo assim, ela é uma alternativa para a dentadura convencional de acrílico, devido ao fato possuírem o mesmo propósito, mas possuírem características diferentes.

O diferencial entre ela e a convencional se encontra em sua flexibilidade, que permite que ela seja utilizada por pacientes que possuem o periodonto irregular.

Além disso, ela também costuma ser utilizada quando o paciente não se adapta à prótese convencional.

Como escolher entre prótese flexível e rígida?

Caso o paciente possua os requisitos para utilizar ambas as próteses, ou seja, possuir um periodonto regular e não possuir alergia aos materiais de confecção da prótese.

Desse modo, fica a critério do paciente escolher qual modelo de dentadura ele prefere utilizar. Porém, caso haja algum impedimento para o uso de alguma das duas é importante levá-los em comparação.

Também é importante lembrar que por mais que o paciente deseje utilizar algum modelo específico deve-se levar em consideração a opinião do dentista. Isso se deve ao fato de que ele possui o estudo necessário para indicar a melhor opção para o paciente.

Dentadura de silicone preço

A dentadura de silicone não possui um preço fixo, e isso se deve ao fato de vários fatores influenciarem em seu preço.

Portanto, não é possível afirmar um preço certo para a dentadura de silicone, visto que ele pode variar de acordo com a região e clínica.

Sendo assim, só é possível afirmar um preço médio para ela, que costuma variar em torno de R$ 1.500 (mil e quinhentos reais), podendo variar para cima ou para baixo.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantirem ao dentista a possibilidade de avaliar como está a prótese e realizar manutenções ou substituições necessárias.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

               
Artigo anterior

Deixe seu comentário