Saúde Bucal

O dente do siso nascendo é uma situação pela qual quase todas as pessoas passam em determinado momento da vida.

Isso se deve ao fato de que quase todas as pessoas possuem o dente e portanto passarão pelo seu nascimento.

Porém, existem casos de pessoas que nascem sem possuir o dente do siso, sendo assim elas nunca saberão qual a sensação de ter um dente do siso nascendo.

Desse modo, para saber mais a respeito do dente do siso nascendo, continue acompanhando o artigo abaixo:

O que é o dente siso?

O dente do siso, também chamado de terceiro molar ou dente queiro, são os últimos dentes a nascerem na arcada dentária.

Naturalmente, nós temos 4 dentes siso, no qual 2 pertencem à arcada superior e 2 à arcada inferior e cada um fica localizado no final de um lado da arcada dentária.

Além disso, esses dentes não possuem dentes decíduos, ou seja, eles nascem como dentes permanentes. Desse modo, só há um de cada siso.

O fato de serem os últimos dentes a nascer faz com que nem sempre haja espaço para eles na arcada dentária, o que se deve ao fato de que os outros dentes já assumiram seu espaço na arcada.

Desse modo, devido ao fato de nem sempre haver espaço para ele na arcada, grande parte das vezes ele acaba causando problemas, o que motiva a sua extração.

Com quantos anos nasce o dente do siso?

O dente do siso, algumas vezes também chamado de dente do juízo, é o último dente a nascer. Portanto, ele só nasce após todos os outros dentes.

Dessa maneira, o dente do siso nascendo é um processo que ocorre apenas uma vez, pelo fato de esses dentes não possuírem dentes de leite.

Geralmente, o dente do siso nasce entre os 17 e 21 anos, daí vem o nome de dente do juízo, pois essa é a idade onde a pessoa atinge a maior idade.

Como saber se o dente do siso está nascendo?

Para saber se o dente do siso está nascendo é necessário atentar-se aos sintomas de seu nascimento.

Dessa maneira, ao perceber qualquer um dos sintomas do dente do siso nascendo é importante reportar ao seu dentista.

Desse modo, ele irá avaliar se o dente do siso está realmente nascendo, e caso esteja, irá pedir alguns exames que serão capazes de avaliar se seu nascimento irá ou não causar problemas.

Sendo assim, caso perceba qualquer tipo de problema causado pelo nascimento do siso, ele irá requisitar sua extração.

dente do siso nascendo sintomas

Dente do siso nascendo sintomas

O nascimento do siso é conhecido por causar inúmeros sintomas que podem causar bastante incômodo ao paciente.

Além disso, é importante conhecer os sintomas de seu nascimento para saber quando seu siso está nascendo e poder reportar ao dentista.

Sendo assim, confira os principais sintomas relacionados ao dente do siso nascendo:

Dor localizada

É comum que o dente do siso nascendo cause bastante dor na região de seu nascimento, porém também é comum que essa dor se estenda para uma dor de cabeça.

A dor do nascimento do dente do siso pode estar relacionada ao rompimento da gengiva, assim como também pode estar relacionada a movimentação dos dentes causada pelo seu nascimento.

Inflamação

Um dos sintomas mais comuns do dente do siso nascendo é a inflamação. Dessa maneira, a inflamação geralmente ocorre antes de o siso irromper a gengiva.

Portanto, é comum que haja inchaço e vermelhidão no local onde ele está iniciando o processo de irromper a gengiva.

Desse modo, durante esse processo é comum que o paciente sinta bastante dor no local devido a inflamação e ao processo de irrompimento da gengiva.

Febre

É comum que o dente do siso nascendo ocasione um processo infeccioso no local, o que por sua vez pode vir a deixar o paciente em estado febril e causar indisposição.

Dor de cabeça

É bastante comum que muitos pacientes sofram dores de cabeça durante o nascimento do siso. Isso se deve ao fato de que alguns nervos compartilham a mesma estrutura muscular.

Por sua vez isso pode fazer com que o dente do siso nascendo acabe afetando algum nervo que pode vir a causar dor de cabeça.

Pericoronarite

A pericoronarite diz respeito a um tipo de problema bastante comum durante o nascimento do siso.

Esse problema acontece quando ao irromper a gengiva, um pedaço de gengiva fique preso sobre o dente. Dessa maneira, esse pedaço de gengiva acaba inflamando e causando bastante dor ao paciente.

Além disso, é possível que essa complicação influencie na alimentação e na higienização bucal do paciente, devido ao fato de ela causar bastante dor.

Movimentação dentária

Um dos sintomas mais comuns do nascimento do siso é o fato de que ele pode influenciar no posicionamento dos outros dentes.

Portanto, devido ao fato de que grande parte das vezes quando o dente do siso está para nascer, os outros dentes já assumiram seu devido lugar na arcada dentária.

Desse modo, quando o dente do siso está nascendo pode acontecer de eles acabarem empurrando os outros dentes originando alguns dentes encavalados.

Como aliviar a dor do dente do siso nascendo?

É bastante comum que o nascimento do dente do siso cause dor e normalmente ao sentirmos dor buscarmos por uma maneira de aliviar essa dor.

Afinal, ninguém gosta de sentir dor, não é mesmo?

Sendo assim, para aliviar a dor do dente do siso nascendo é recomendado visitar um dentista e relatar os sintomas. Dessa maneira, ele poderá indicar algumas medicações para ajudar a aliviar a dor do dente do siso nascendo.

Porém, caso não seja possível visitar o consultório, é possível tomar analgésicos e anti-inflamatórios de venda livre para ajudar a aliviar a dor e reduzir o processo inflamatório.

Além disso, é possível utilizar compressas frias para ajudar a reduzir a dor e o inchaço.

cuidados após retirar o siso

Cuidados após retirar o siso

A extração de siso é um processo extremamente comum e costuma ser realizado por quase todas as pessoas.

Esse procedimento é realizado para evitar as complicações geradas pelo dente do siso nascendo, o que pode acabar causando várias complicações.

Portanto, para que ocorra tudo bem com o pós-operatório, existem algumas atitudes que podem ser tomadas para evitar complicações e acelerar o processo de cicatrização.

Desse modo, confira os principais cuidados que devemos ter após extrair o dente siso:

  • Fique de repouso;
  • Evite realizar esforços muito pesados;
  • Aplique uma bolsa de gelo sobre a região;
  • Tenha cuidado ao escovar os dentes;
  • Procure comer alimentos frios e macios;
  • Evite bochechar e realizar movimentos de sucção;
  • Procure falar menos;
  • Tome as medicações assim como receitado pelo profissional.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que você possa alertá-lo a respeito do seu dente do siso nascendo.

Dessa maneira, ele será capaz de avaliar e realizar os exames necessários para indicar a sua extração e também passar medicações para ajudar a aliviar a dor.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

Deixe seu comentário