Termo que não é muito usado, o dente queiro é o famoso dente siso que conhecemos. Apesar de não o conhecer por esse nome as pessoas tem um certo medo do dente queiro apresentar problemas.

Neste texto vamos falar sobre esse dente, e ainda algumas mentiras e verdades sobre ele.

O que é o dente queiro?

O dente queiro ou como é conhecido dente do siso são aqueles últimos, que ficam no fundo da boca e os últimos a nascerem, normalmente nascem entre os 16 e 20 anos de idade.

E por serem os últimos a chegarem na boca, quando nascem não encontram espaço suficiente para saírem e por isso acabam causando problemas e incômodos. Eles podem acabar nascendo inclusos, ficando por baixo do tecido gengival por outros dentes.

E por ficarem alojados em um local que não é comum, acabam muitas vezes causando dor e inchaço. Eles também podem causar o apinhamento e alguns outros problemas nos dentes, os dentes que nasceram antes dos 20 anos de idade possuem raízes que ainda estão em desenvolvimento.

E por isso esses dentes causam menos complicações ao serem removidos, por isso é recomendado que pessoas entre os 16 e 19 anos de idade examinem seus dentes e verifiquem se existe a necessidade de extraí-los.

menina mostrando dente queiro extraído

Como o dente queiro é extraído?

A extração é um procedimento comum, e que na maioria das pessoas é necessário. Provavelmente você vai precisar extrair o seu dente siso, mas não sofra antecipadamente a extração pode não ser muito dolorosa.

Na hora de realizar o procedimento da extração o dentista deve aplicar anestesia geral ou local, para não causar dor no paciente. O profissional irá indicar os medicamentos a serem tomados para que a cirurgia tenha uma boa recuperação e que o sangramento seja estancado.

No início é comum que o paciente se queixe de dor e inchaço, mas estes sintomas vão desaparecer naturalmente alguns dias depois da cirurgia. Caso perceba alguma mudança na área da cirurgia, dor intensa, inchaço e sangramento prolongado procure o seu dentista.

Existem casos em que não há a necessidade de se realizar a extração do dente queiro, mas o recomendado é que ele seja retirado para que não cause problemas bucais no futuro.

Quando eu sei que meu dente queiro está nascendo?

O mais comum é que sua gengiva fique um pouco inflamada antes dele nascer. Quando o dente queiro está nascendo ainda é possível observar o surgimento de abscessos, reabsorções de dentes vizinhos, lesões císticas e tumorais, irritação na região e dor.

E quando estes casos ocorrem, é importante que procure um dentista imediatamente e realize a extração do dente.

homem com dente queiro inflamado

Mentiras e verdades sobre o dente queiro

Por causar um certo medo nas pessoas, existem muitas especulações e boatos sobre esse dente. Por isso, trouxemos aqui quais desses boatos são mentiras e quais são verdades.

O dente siso sempre deve ser extraído?

Não, existem casos em que o dente queiro ou dente siso não precisa ser extraído. Em algumas pessoas o dente siso não apresenta problemas, o que não o faz necessário sua extração, existem pessoas que nem sequer sabem da existência do siso.

O dente queiro deve ser extraído aos 16 a 18 anos?

Não, não existe uma idade certa para se extrair o dente siso. No entanto, o indicado é que se retire os dentes nos pacientes mais jovens, isso porque quando jovem nossa raiz ainda está em formação o que pode colaborar para uma extração mais simples.

A extração do siso não é indicada em crianças, pois o formato rudimentar pode dificultar a remoção e causar traumas na boca.

O siso pode atrapalhar o alinhamento de outros dentes?

Sim, quando não há espaço suficiente na boca, esse dente pode acabar empurrando os outros, e consequentemente, atrapalhar o alinhamento dos dentes vizinhos.

E se caso a pessoa usar aparelho ortodôntico, o dente queiro também pode prejudicar o sucesso do tratamento com o aparelho.

É possível retirar todos os sisos de uma vez?

Sim, o procedimento para retirar os sisos não é muito complicado como as pessoas pensam e pode ser realizada em consultório com anestesia local.

No entanto, a decisão de extrair de uma vez os quatro dentes deve ser avaliada pelo dentista, pois nem sempre é o melhor para o paciente.

Ele deve avaliar a posição dos dentes na arcada e o grau de ansiedade do paciente

Dentes do siso podem nascer com cárie?

Não, apesar de essa ser uma região de difícil acesso para a escova e muito comum ao acúmulo de resíduos, causando inflamação na gengiva, a parte que será comprometida é apenas a do tecido gengival que recobre o dente.

Como ele ainda não nasceu, não há a possibilidade de ser atacado pelas bactérias, mas a partir do momento em que sua raiz começa a apontar na boca ele pode ser contaminado, e daí é que surge a dúvida de muitas pessoas que por verem o dente com cárie imaginam que ele já nasceu com ela.

O siso pode atrapalhar a movimentação da boca, fala e respiração?

Não, ele não atrapalha a fala e nem nossa respiração. O que pode acontecer é de atrapalhar a movimentação da boca, quando a gengiva estiver inchada por alguma inflamação.

Existem pessoas nascem sem o dente do siso?

Sim, em alguns casos a pessoa não desenvolve o dente queiro e está tudo bem.

O dente do siso é maior do que os outros dentes do fundo?

Não, os dentes sisos nem sempre são maiores que os outros dentes, existem pessoas em que esses dentes são ainda menores do que os outros. Eles não possuem um padrão e podem ser de várias formas e tamanhos diferentes.

É necessário fazer repouso após a retirada do dente siso?

Sim, a extração do siso é um pequeno procedimento cirúrgico e por isso ela precisa de repouso para sua recuperação. Após retirar o dente um buraco é feito na boca, que precisa de pontos para o fechar, e para que esses pontos não abram é preciso cumprir o período de repouso.

É preciso esperar os dentes nascerem para retirá-los?

Não, é possível retirar os sisos antes mesmo de nascerem isso porque, é possível através de uma radiografia identificar que os sisos irão causar problemas. Assim, você poderá retirá-lo antes que ele possa te causar maiores problemas.

A pessoa pode escovar os dentes normalmente após a cirurgia?

Não, como já mencionamos a extração do dente siso é realizada por um procedimento cirúrgico e que requer alguns cuidados, como qualquer cirurgia. Por isso, na hora de escovar os dentes não faça movimentos muito bruscos e não use produtos que possam machucar.

Tendo esses cuidados você irá garantir uma recuperação mais rápida e evitar dores, pois como o local ainda está se recuperando uma escovação mal feita poderá machucar sua boca.

O indicado é que se procure um bom profissional, para avaliar a necessidade de extrair o dente queiro e realizar a extração de forma segura para não apresentar maiores problemas no futuro.

Além disso, ele vai te ajudar no processo de recuperação indicando os melhores medicamentos após a cirurgia.