No decorrer da vida pode acontecer de ficar com o dente trincado, mas o que fazer nessa situação?
Confira mais a respeito do dente trincado, quais os sintomas, suas principais causas e o que fazer:
Aqui você vai encontrar:
O que é o dente trincado?
O dente trincado, também conhecido como dente rachado, consiste em um tipo de fratura que forma uma rachadura que pode ser pequena ou grande na superfície do dente.
Seu tamanho pode variar de acordo com vários fatores, de modo que ela pode ser grave e causar uma série de problemas ou ser tão leve que não é necessário realizar nenhum tratamento.
A trinca no dente também pode ocorrer por conta de diversos fatores e pode ser aparente ou não.
Ela pode acometer qualquer um dos dentes da boca, no entanto é mais comum de acontecer nos dentes molares, que são os dentes de trás, responsáveis pela mastigação.
Como identificar?
O dente trincado é uma condição que nem sempre é fácil de se identificar pelo fato de algumas vezes não ser possível ver a trinca a olho nu e por nem sempre essa condição causar sintomas.
Sendo assim, sua identificação na maior parte das vezes é feita através de exames de raio-x de dente ou por meio da avaliação de um dentista.
Isso reforça a necessidade de realizar as visitas regulares ao dentista, pois é através dela que o dentista poderá solicitar a realização dos exames de raio X e avaliar se há algum problema nos dentes.
O que o dente trincado pode causar?
Os dentes são constituídos de forma de que o paciente não sinta nenhum desconforto ao mastigar ou ao ingerir alimentos.
No entanto, quando ficamos com o dente trincado, o esmalte do dente geralmente é danificado, o que acaba fazendo com que apareçam alguns problemas.
Sendo assim, confira os principais problemas que podem surgir por causa do dente trincado:
Cáries
O rachado no dente serve como um local a mais para acumular alimentos, o que por sua vez também contribui para o acúmulo de bactérias nessa região, consequentemente facilitando o surgimento da cárie no dente.
Sensibilidade
Quando o dente é trincado, sua camada do esmalte, que é a camada que protege a dentina e a polpa e também previne a sensibilidade nos dentes, é rachada, acaba dando abertura para que os alimentos quentes ou frios entrem em contato com a dentina.
Isso acaba fazendo com que as camadas internas do dente, que são muito enervadas, entrem em contato com esses alimentos, causando a sensibilidade.
Pulpite
Assim como vimos anteriormente, as trincas contribuem para a proliferação das cáries, que por sua vez quando chega no interior dos dentes pode causar a inflamação da polpa dentária, chamada de pulpite.
No entanto, a rachadura acelera esse procedimento devido ao fato de que ela acaba reduzindo a camada do esmalte em uma porção do dente.
O que pode trincar o dente?
O dente trincado pode ser causado por inúmeros fatores, no entanto, há alguns motivos da trinca que são mais comuns, confira:
Bruxismo
O bruxismo é um transtorno caracterizado pelo ranger e pelo apertar dos dentes que ocorre durante o sono, no entanto, também pode acontecer durante o dia com a pessoa acordada, porém recebe o nome de briquismo.
Esse problema não possui uma causa exata, mas acredita-se que sua causa esteja relacionada ao estresse ou ansiedade elevadas.
O apertar e ranger dos dentes pode acabar fazendo com que os dentes trinquem ou quebrem, além de também gerar problemas na ATM
Traumas
Os traumas na região da boca são as causas mais comuns das fraturas e trincas no dente, que ocorrem por conta da grande pressão exercida sobre o dente na hora do trauma.
Hábitos parafuncionais
Os hábitos parafuncionais são compostos por ações como roer as unhas, morder objetos duros ou utilizar os dentes para fazer coisas como abrir potes.
Apesar de parecerem atos inofensivos, essa ações podem causar rachaduras e fraturas nos dentes.
Dente trincado o que fazer?
Assim como vimos anteriormente, o dente trincado pode causar diversos problemas e também pode ser originado por vários fatores. Mas o que fazer para corrigir o dente trincado?
Ele pode ser corrigido por alguns procedimentos distintos, ficando à escolha do paciente se ele deseja utilizar. Sendo assim, é possível corrigir o dente rachado através da restauração dentária, das lentes de contato dental e das facetas dentárias.
Porém, caso a causa da rachadura seja o bruxismo, é recomendado buscar o tratar essa condição antes de tentar corrigir as trincas dos dentes, pois caso isso não seja corrigido antes, os dentes podem trincar de novo.
Como receber descontos para cuidar dos seus dentes?
Para mantermos uma boa saúde bucal é muito importante mantermos uma boa escovação e o bom uso do fio dental.
Esses hábitos se fazem necessários para que o paciente mantenha os dentes livres de bactérias e complicações.
No entanto, apenas manter uma boa escovação e utilizar o fio dental da maneira correta não é o suficiente para manter uma boa saúde bucal.
Para alcançá-la é necessário realizar algumas visitas regulares ao dentista para que ele possa conferir se está tudo em dia com sua saúde bucal.
Através dessas visitas é possível realizar a profilaxia dental, que é a limpeza profissional dos dentes, que é um procedimento no qual o dentista irá fazer a higienização bucal da forma completa.
As visitas regulares também oferecem a possibilidade de realizar raio X de rotina, avaliação dos cuidados de higiene do paciente e realizar a prevenção de vários problemas.
E para realizar essas visitas com um maior conforto é recomendado possui um plano odontológico, visto que ele oferece cobertura não só para as visitas regulares, mas também para diversos outros procedimentos.
Sendo assim, na hora de realizar suas consultas, sejam elas de rotina ou para avaliar alguma condição específica, conte com os planos DentalVidas para lhe auxiliar.
A DentalVidas possui diversas clínicas credenciadas prontas para lhe oferecer um ótimo atendimento. Além disso, com os planos odontológicos DentalVidas você também conta com a cobertura de diversos procedimentos odontológicos.
Contanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!