Clareamento dental

O sorriso costuma ser o principal cartão de visitas para outras pessoas, portanto possuir os dentes brancos e alinhados auxiliam a causar uma boa primeira impressão.

Desse modo, foram desenvolvidos alguns tratamentos que conseguem deixar os dentes brancos, e devido ao número de procedimentos desenvolvidos, cabe ao paciente optar pelo que mais lhe agrada.

Sendo assim, apesar de existirem produtos de venda livre feitos para promover o clareamento dos dentes, nenhum deles consegue produzir o resultado que seria obtido através do clareamento ou das lentes de contato dental.

Dessa maneira, caso você não vá utilizar o clareamento ou as lentes de contato é importante que tenha ciência de que não irá alcançar o mesmo resultado.

Portanto, confira no artigo a seguir mais sobre como deixar os dentes brancos e como manter o resultado:

Como deixar os dentes brancos?

Para deixar os dentes brancos o paciente tem a sua disposição um leque de alternativas nas quais uma delas não é recomendada, que é o clareamento por métodos caseiros.

Esse tipo de clareamento é feito através de métodos que as pessoas sugerem na internet que em grande parte das vezes baseia-se em utilizar produtos além da pasta de dentes para a escovação.

Porém esses métodos não costumam ser muito indicados pelo fato que muitas vezes podem acabar corroendo o esmalte dentário de modo descontrolado.

O que por sua vez pode fazer com que apareçam complicações derivadas do desgaste sem controle do esmalte dentário.

Dessa maneira, sempre é recomendado que o paciente opte por métodos comprovados cientificamente, como os procedimentos de venda livre ou efetuados em consultório.

E até mesmo os de venda livre devem ser acompanhados por um dentista para evitar complicações derivadas do uso indiscriminado desses produtos.

Sendo assim, confira abaixo os métodos mais confiáveis de como deixar os dentes brancos:

dentes brancos produtos de venda livre

Produtos de venda livre

Dentre os produtos de venda livre é possível citar os cremes dentais clareadores, a fita de clareamento dental e os enxaguantes clareadores.

Esses produtos são testados em laboratório e possuem certa eficácia, porém não conseguem atingir os mesmos resultados que os procedimentos realizados em consultório ou que o clareamento caseiro com moldeira.

Sendo assim, normalmente esses produtos possuem um alto teor de peróxido de hidrogênio, que é o produto responsável por clarear os dentes.

Normalmente, os produtos de higiene bucal convencionais possuem o peróxido em sua composição, porém em níveis bem mais baixos.

Dessa maneira, esses produtos são responsáveis por promover a soltura das partículas tingidas do esmalte dentário.

Portanto, devido ao fato de esses produtos promoverem um certo desgaste do esmalte dentário, é recomendado utilizá-los apenas sob a supervisão de um dentista.

Desse modo, ele será capaz de assegurar-se de que o paciente utilize apenas a quantidade adequada e evita que ele cause danos desnecessários à estrutura do dente.

Sendo assim, o modo de uso de cada um deles é:

  • Fita de clareamento dental: ela é colocada sobre os dentes, de modo que não toque as gengivas, pois esse contato pode acabar ferindo-a;
  • Creme dental clareador: o creme dental clareador é um dos produtos de venda livre que possui o uso mais simples, visto que ele é utilizado apenas como um substituto do creme dental convencional;
  • Enxaguante bucal clareador: assim como o creme dental, ele costuma ser utilizado como substituto do enxaguante bucal convencional.

No entanto, devido à alta concentração de abrasantes, não é recomendado utilizar esses produtos constantemente.

Assim sendo, para evitar danos a estrutura dos dentes é recomendado utilizá-los apenas com o acompanhamento de um dentista.

dentes brancos clareamento dental

Clareamento dental

O clareamento dental provavelmente é a maneira mais conhecida de se deixar os dentes brancos. Ele pode ser feito de 3 modos que são o caseiro, a laser e o misto.

Todos esses métodos são feitos através do acompanhamento de um profissional e utilizam um gel clareador que possui uma alta concentração de abrasantes.

  • O clareamento dental a laser é feito em consultório odontológico utilizando-se um laser para realizar a ativação do gel clareador.

Dessa maneira, é possível que o paciente obtenha o resultado esperado com um número menor de consultas.

O clareamento a laser normalmente é feito em algumas consultas que possuem um espaçamento de 1 semana entre elas.

O processo consiste na colocação do produto sobre os dentes, seguido de sua ativação pelo laser utilizado.

Todo o procedimento é realizado dentro do consultório e cada sessão costuma durar de 40 minutos a 1 hora e é repetido novamente na próxima sessão até que o paciente obtenha o resultado esperado;

  • O clareamento dental caseiro com moldeira, é feito em casa sob a supervisão de um dentista, visto que é necessário que ele realize a confecção da moldeira.

Esse procedimento é feito através do preenchimento da moldeira com o gel clareador utilizando uma seringa e aplicação dela sobre os dentes por um determinado tempo.

Normalmente esse procedimento é feito diariamente até que se obtenha o resultado esperado;

  • O clareamento misto é o que oferece resultados mais rápidos visto que ele combina os dois métodos.

Dessa maneira, o paciente faz o clareamento caseiro durante o período entre as consultas do clareamento a laser.

Desse modo, o método combinado garante que o paciente obtenha os resultados de maneira mais rápida.

dentes brancos facetas e lentes de contato dental

Facetas e lentes de contato dental

Tanto a lente de contato quanto a faceta dentária são feitas para serem fixadas sobre os dentes sendo a principal diferença entre elas suas espessuras e o desgaste necessário para fixá-las.

Dessa maneira, pelo fato de a lente de contato dental ser mais fina que a faceta ela exige um desgaste menor dos dentes que a faceta.

A faceta por sua vez requer um desgaste maior dos dentes, o que se deve ao fato de possuir uma espessura um pouco maior.

Sendo assim, para a instalação de ambas é necessário antes realizar a preparação do dente, que consiste no desgaste que é feito para que elas possam ser instaladas sem provocarem diferença de tamanho entre um dente e outro.

Desse modo, a lente de contato dental e as facetas conseguem fazer com que o paciente obtenha os tão sonhados dentes brancos sem passar pelo processo de clareamento.

Ou seja, é um procedimento mais rápido visto que para sua instalação só é necessário fazer o planejamento e o desgaste dos dentes.

Além disso, por possuírem uma ótima resistência ao amarelamento, oferecem um resultado mais duradouro que o clareamento dental convencional.

Elas funcionam como capas que ficam sobre os dentes e protegem-no. Elas também conseguem corrigir problemas como pequenos diastemas e problemas relacionados à tonalidade dos dentes.

Portanto, elas conseguem garantir dentes mais brancos e com o formato mais uniforme, o que por sua vez faz com que eles fiquem esteticamente mais agradáveis.

Como manter os dentes brancos por mais tempo?

O clareamento dental, tanto o a laser quanto o caseiro com moldeira costuma manter seus efeitos por cerca de 2 anos, enquanto as lentes de contato e facetas dentárias podem durar até 20 anos.

Dessa maneira, para que seja possível estender esses resultados pelo maior tempo possível pode-se tomar certas atitudes para garantir que eles possam ser mantidos pelo maior tempo possível.

Portanto, para garantir que esse resultado seja mantido pelo maior tempo possível o paciente pode:

  • Evitar consumir alimentos de coloração forte;
  • Evitar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas;
  • Cuidar bem da higiene oral;
  • Visitar regularmente o dentista.

Logo, ao tomar todas essas atitudes é possível estender a duração dos dentes brancos pelo maior tempo possível.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são fundamentais para adquirir e manter os dentes brancos por mais tempo.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário