Atualmente existem vários problemas que podem afetar o desenvolvimento dos dentes do paciente, mas será que os dentes grandes são um desses problemas?
Confira em nosso artigo abaixo mais informações a respeito dos dentes grandes:
Aqui você vai encontrar:
O que são dentes grandes?
Os dentes grandes são derivados de uma condição chamada macrodontia, que é uma condição que faz com que os dentes tenham um tamanho maior do que deveriam.
Esse problema geralmente ocorre nos dentes permanentes e não possui uma razão específica para ocorrer, no entanto, sabe-se que sua causa são fatores genéticos.
A macrodontia pode afetar um único dente ou vários ao mesmo tempo, porém, na maior parte das vezes tende a afetar apenas um ou dois e geralmente atinge os incisivos.
O tamanho desproporcional dos dentes pode ser identificado logo na infância devido ao fato de que eles já nascem grandes.
Além disso, em alguns casos a macrodontia, que são os dentes grandes, podem ser confundidos com o dente fusionado, que é a situação onde dois dentes não se separam e nascem como se fosse um.
Quais os problemas causados pelos dentes grandes?
Apesar de os dentes grandes parecerem um problema inofensivo, eles são uma anomalia e como tal podem causar vários problemas.
Essa condição pode afetar a oclusão do paciente, visto que a arcada não foi feita para comportar dentes desse tamanho, gerando casos de mordida cruzada.
A macrodontia também pode deixar os dentes mais suscetíveis ao aparecimento de cáries pelo fato de atrapalhar sua higienização.
Ela também pode causar o apinhamento dentário, fazendo com que o paciente fique com os dentes encavalados, comprometendo sua estética e dificultando a higienização.
É necessário reduzir o tamanho dos dentes?
Assim como foi dito anteriormente, os dentes grandes podem causar vários tipos de problemas para o paciente que podem ir desde a dificuldade de higienização ao desenvolvimento de má-oclusão, além de também comprometerem a autoestima do paciente.
Portanto, é importante reduzir o tamanho dos dentes para evitar os problemas gerados por eles. E nos casos onde a macrodontia já afetou a oclusão do paciente, é importante utilizar o aparelho ortodôntico logo em seguida para corrigir os problemas de oclusão.
Como diminuir os dentes muito grandes?
Existem alguns tipos de tratamentos que podem ser realizados para corrigir a macrodontia e prevenir os problemas causados por essa condição.
Sendo assim, confira as possíveis maneiras de se corrigir a macrodontia:
Lentes de contato dental e facetas
As lentes de contato dental e as facetas são procedimentos que geralmente são realizados por motivos estéticos, no entanto eles podem ser utilizados para corrigir problemas de macrodontia.
Isso ocorre devido ao fato de que para sua instalação, os dentes são desgastados e logo em seguida é instalado as lentes ou as facetas, garantindo a possibilidade de corrigir seus tamanhos.
Logo, além de corrigir os dentes grandes, a lente de contato e a faceta também garantem que você possa conferir a aparência desejada aos seus dentes.
Exodontia
Em alguns casos, a melhor maneira de se corrigir a macrodontia é através da extração do dente grande, permitindo assim que os outros dentes consigam se arrumar na arcada.
Tratamento ortodôntico
Quando o caso de macrodontia não é muito severo, pode ser possível corrigir os problemas gerados por ele através do uso do aparelho ortodôntico.
Dessa forma é possível alinhar os dentes garantindo que não haja nenhum problema derivado do mau posicionamento deles.
Como receber descontos para cuidar dos seus dentes?
Para mantermos uma boa saúde bucal é muito importante mantermos uma boa escovação e o bom uso do fio dental.
Esses hábitos se fazem necessários para que o paciente mantenha os dentes livres de bactérias e complicações.
No entanto, apenas manter uma boa escovação e utilizar o fio dental da maneira correta não é o suficiente para manter uma boa saúde bucal.
Para alcançá-la é necessário realizar algumas visitas regulares ao dentista para que ele possa conferir se está tudo em dia com sua saúde bucal.
Através dessas visitas é possível realizar a profilaxia dental, que é a limpeza profissional dos dentes, que é um procedimento no qual o dentista irá fazer a higienização bucal da forma completa.
As visitas regulares também oferecem a possibilidade de realizar raio X de rotina, avaliação dos cuidados de higiene do paciente e realizar a prevenção de vários problemas.
E para realizar essas visitas com um maior conforto é recomendado possui um plano odontológico, visto que ele oferece cobertura não só para as visitas regulares, mas também para diversos outros procedimentos.
Sendo assim, na hora de realizar suas consultas, sejam elas de rotina ou para avaliar alguma condição específica, conte com os planos DentalVidas para lhe auxiliar.
A DentalVidas possui diversas clínicas credenciadas prontas para lhe oferecer um ótimo atendimento. Além disso, com os planos odontológicos DentalVidas você também conta com a cobertura de diversos procedimentos odontológicos.
Contanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!