Os dentes são uma parte fundamental do processo digestório visto que eles são a primeira parte do processo digestivo. Contudo, apesar de todos fazerem parte do processo digestivo, nem todos os dentes possuem a mesma função.
Sendo assim, confira mais a respeito dos dentes incisivos no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
Quais são os dentes incisivos?
Os dentes incisivos são os 8 dentes frontais que possuímos na boca, sendo 4 superiores e 4 inferiores. Eles também são divididos entre:
- Dentes incisivos centrais, que são os 4 dentes mais centrais que possuímos em que ficam 2 na arcada superior e 2 na arcada inferior;
- Dentes incisivos laterais, que são os 4 dentes que ficam entre os centrais e os caninos, sendo 2 superiores e 2 inferiores, nos quais 2 ficam do lado esquerdo e 2 do lado direito.
Eles possuem seus dentes de leite e seus dentes permanentes, portanto eles estão presentes tanto na primeira dentição provisória quanto na dentição definitiva.
Geralmente, eles são os primeiros dentes a nascerem na arcada dentária e os primeiros a serem trocados pelos permanentes.
Além disso, esses dentes geralmente são mais finos que os demais para que possam desempenhar sua função da maneira correta.
Qual a função dos dentes incisivos?
Assim como dito anteriormente, os dentes incisivos são os dentes frontais da boca e geralmente possuem uma espessura menor que os demais dentes.
Isso se deve ao fato de que sua principal função é a de cortar os alimentos para serem triturados pelos outros dentes.
Eles também são importantes para que o paciente possa falar alguns fonemas, cujo som é derivado principalmente do movimento da língua realizado atrás dos dentes.
Dessa forma, isso garante que eles sejam extremamente fundamentais para o desenvolvimento da fala do paciente.
Quais problemas podem acometer os dentes incisivos?
Os dentes incisivos, assim como os outros dentes da arcada dentária, também estão sujeitos a sofrerem complicações de saúde bucal.
Sendo assim, confira quais são alguns dos problemas que podem afetar esses dentes:
Placa bacteriana
A placa bacteriana não é bem uma doença, porém é considerada uma complicação que é derivada da má higienização dos dentes de modo que haja um acúmulo de partículas de alimentos, o que por sua vez resulta no acúmulo de bactérias.
Essas bactérias por sua vez criam uma fina película sobre os dentes que é responsável por causar um amarelamento dos dentes e também originar algumas complicações, como a gengivite e a cárie.
Cárie
A cárie é um problema conhecido por causar o surgimento de ponto preto no dente e de pequenos buraquinhos em seu estágio inicial.
Quando ela atinge um estágio mais avançado pode chegar a comprometer a saúde do dente, sendo necessário realizar um tratamento de canal para remover a polpa dentária ou até mesmo extrair o dente.
Gengivite
A gengivite não é uma condição que atinge diretamente os dentes, porém atinge os tecidos responsáveis por sustentá-lo.
Porém, ela é causada pelo acúmulo de placa bacteriana na superfície dos dentes, que com o passar do tempo pode se infiltrar no espaço entre o dente e a gengiva e causar uma inflamação dos tecidos dela.
Essa inflamação pode causar vermelhidão, inchaço, sangramento e também pode deixar a região afetada mais sensível.
Fraturas
O fato de os dentes incisivos serem os dentes posicionados mais à frente da arcada dentária os deixa mais suscetíveis a fraturas.
O que se deve ao fato de seu posicionamento os deixarem mais expostos a possíveis traumas que possam ocorrer na boca do paciente, resultando em sua fratura.
Como cuidar bem dos dentes incisivos?
Esses dentes, assim como os demais, podem ser a origem de complicações bucais, sendo assim, também é importante ter cuidado com eles.
Desse modo, para mantê-los livres de complicações deve-se cuidar bem deles desde o momento em que nascem.
Para isso é importante realizar sua escovação no mínimo duas vezes ao dia com uma escova de dentes com cerdas macias e utilizar o fio dental.
Também é importante realizar as visitas regulares ao dentista para fazer o acompanhamento da saúde bucal e efetuar a profilaxia dentária.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista garantem que o paciente possa efetuar a profilaxia dentária, que deve ser realizada num período de 6 em 6 meses ou de 3 em 3 meses se o paciente utilizar aparelho, visto que ele contribui para o acúmulo de partículas de alimentos e bactérias.
Desse modo, por meio da profilaxia dentária o paciente consegue efetuar a prevenção e remoção da placa bacteriana, do tártaro e da gengivite.
Além disso, as visitas regulares garantem que procedimentos como a manutenção em aparelhos e ajustes em próteses possam ser realizados.
Por meio delas o dentista também pode avaliar os hábitos de higiene do paciente, assim como efetuar o check-up da saúde bucal do paciente
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!