Saúde Bucal

Dentística é uma especialidade dentro da odontologia que tem o objetivo de garantir beleza ao sorriso dos pacientes.

Afinal, ter um sorriso bonito é considerado o sonho de muitas pessoas, por isso, para aqueles que tem isso em mente, a denstística é a especialidade perfeita!

Diante disso, reuni aqui todas as informações a respeito de dentística neste post. Descubra aqui como ter um sorriso mais bonito, junto de mais qualidade para a sua vida! Boa leitura.

o que e dentística

O que é dentística?

A odontologia já tem grandes transformações, entre elas é possível citar, por exemplo, avanço com aparelhos fixos, próteses dentária, clareamento dental, entre outros.

Sendo assim, considere a dentística como um ramo dentro da odontologia que trata a parte estética e a restauração dos dentes, ou seja, garante que esses procedimentos sejam feitos.

Também conhecida como odontologia estética, é possível faze os seguintes procedimentos: clareamento dental, resinas, facetas, lentes de contato dental, etc.

A partir disso, é possível perceber que a dentística lida tanto com a parte estética, quanto estrutural dos dentes, de modo que haja uma melhora na estética bucal dos pacientes.

Portanto, a dentística se divide em duas áreas, são elas: a dentística estética e a dentística restauradora.

Dentística tipos

Apesar de já ser um ramo de especialidade dentro da odontologia, para que haja mais eficácia nos tratamentos, a dentística se divide, de modo que possa ser aplicada em diversas situações.

Por isso, confira abaixo os tipos de divisões dentro da dentística e como funciona nos procedimentos:

Dentística estética

E responsável por manter a beleza dos sorrisos, ou seja, é nela que facetas, lentes de contato dental e facetas em resina.

Esse tipo de dentística ganhou mais atenção pela quantidade de famosos que aderiram a esses procedimentos, quase como uma “febre” do momento.

As lentes de contato e as facetas dão um diferencial no sorriso, de maneira que o paciente consegue perceber a mudança desde o início.

No entanto, e preciso ter atenção ao escolher um profissional para cuidar da sua estética bucal, porque um erro pode custar muito caro, tanto financeiramente quanto emocionalmente.

Por isso, avalie o histórico do profissional, e considere os seguintes aspectos: habilidades profissionais, referências, informações sobre todo o procedimento.

dentística restauradora

 Dentística restauradora

É mais indicada para tratar e cuidar de dentes comprometidos pela cárie, por exemplo.

Afinal, quando a cárie não é tratada da forma correta, se transforma em uma doença infectocontagiosa e atinge outros dentes.

Após a cárie ser removida e a restauração é feita, as funções do dente são retomadas, junto de sua estética.

Como já dito, o fato da evolução na odontologia, trouxe melhorias em diferentes aspectos, entre eles, na restauração dos dentes, de modo que apresenta um resultado incrível.

Por fim, saiba que ambos os tipos de dentística. A partir disso, busque aquele que terá o melhor resultado para seu sorriso.

Dentística, quais os procedimentos?

Há uma busca mais frequente que variam desde saúde bucal a estética, conheça eles abaixo:

Restaurações

É o procedimento mais comum a ser feito na dentística. Ela é necessária quando acontece há presença de cáries ou trauma dentário.

Dessa forma, a restauração remover a parte afetada do dente e a preenche com materiais específicos que impedem a entrada de bactérias e a deterioração do local.

As restaurações ou é do tipo direta ou indireta. Onde na primeira é realizado o procedimento com aplicação do material diretamente no dente que é restaurado.

Já a segunda é quando há um desgaste maior e o material precisa de um preparo mais específico, de modo que há possibilidade de que o dente seja encaixado futuramente.

Clareamento dental

O clareamento dental é uma opção para quem deseja ter o sorriso branco. Nele é removido as manchas e o amarelo dos dentes, de maneira que o dente recupere sua cor original.

Como já é conhecida por muitos, seu resultado é nítido e satisfatório para os pacientes.

Também é um procedimento tranquilo, ou seja, é pouco invasivo e possui pouquíssimas contraindicações para poder clarear os dentes.

Se for o caso, só precisa atender os seguintes requisitos: estar com saúde bucal em dia, não ter doenças periodontais ou lesões dentárias.

Lentes de contato

As lentes de contato dental vão além da questão estéticas, porque além de promover mais beleza ao sorriso, elas também preservam os dentes originais e um sorriso mais branco.

Além disso, esse procedimento também apresenta uma melhora a estética dos dentes, ou seja, o paciente aumenta sua autoestima, se sentindo confortável de sorrir.

Outro benefício é o de que elas também têm benefícios funcionais, ou seja, melhora problemas que possam comprometer a saúde bucal, como oclusão e a mastigação do paciente.

Ainda também tem a questão do tempo de duração das lentes de contato, que é de 10 a 15 anos. No entanto, este tempo varia de acordo com os cuidados que cada paciente tem.

Logo, mesmo que o efeito das lentes de contato seja agradável, não esqueça de ir ao consultório dentista a cada 6 meses para conferir sua saúde bucal.

Facetas dentárias

Pelo fato de serem similares as lentes de contato, as facetas dentárias, geralmente são de porcelana ou resina e têm como principal objetivo também melhorar a aparência dos dentes e corrigir defeitos na formação do dente.

Há casos em que as facetas dentárias resolvem problemas de trincas, fraturas, e a coloração.

Porém, apesar de semelhantes, há dois fatores distintos entre as lentes de contato, que é a espessura e a forma como o dente é preparado para que o procedimento seja feito.

Após o dente estar preparado, é criada uma espécie de faceta provisória, que fica até o momento que as facetas definitivas estejam prontas e colocadas no dente preparado.

Diferente dos demais procedimentos, esse processo de colocar as facetas dentárias causa desconforto, em que é necessário anestesia local ao realizar o procedimento.

Gengivoplastia e gengivectomia

Por causa da semelhança entre os nomes, é possível que a gengivoplastia e a gengivectomia sejam confundidas, isso devido a forma como elas são feitas, no caso, por cirurgia.

O sorriso gengival é uma condição que causa incômodo naqueles que o possui, dessa forma, a cirurgia é a melhor opção para resolver esse problema.

Quando acontece isso, é indicado fazer a gengivoplastia ou gengivectomia, em que na primeira é feito uma reconstrução no contorno anatômico da gengiva, e em áreas onde o tecido gengival é excessivo.

Já a gengivectomia é usada para eliminar o excesso de gengiva, causado por doença periodontal.

Dentística, quando ir a este profissional?

Pelo fato da dentística ser um auxiliar na saúde bucal, seu foco apesar de ser na estética bucal, ela também influencia na autoestima do paciente.

Afinal, quando ele sente desconforto, por exemplo, com seu sorriso, é sinal de que está na hora de ir em um profissional de dentística.

A parti disso, é aconselhável que as idas ao consultório dentista ocorram de 6 em 6 meses. Caso seja possível, reservar 2 dias par ir ao especialista em dentística.

Portanto, te convido a conhecer nossos planos odontológicos, que conta com especialistas preparados para realizar qualquer tipo de tratamento, inclusive os de restaurações e facetas.

Caso seja necessário, o paciente é capaz de ser encaminhado para outros profissionais para dar continuidade ao tratamento.

Agora que já sabe conheceu os benefícios da dentística, deixe aqui seu comentário, dica, sugestão, ou qualquer outra informação e mantenha sua saúde bucal em dia!

Leave a comment