Especialidades

A dentística é uma área de atuação odontológica que contribui bastante para uma boa estética dental, através de procedimentos odontológicos com, por exemplo, a restauração dentária.

Saiba mais sobre o que é a dentística e quais os procedimentos os profissionais dessa especialidade podem realizar a seguir:

 O que é dentística?

Regulamentada pelo CFO em 1970, a dentística é uma especialidade odontológica que realiza tratamentos estéticos nos dentes, em prol de uma melhor saúde bucal e qualidade de vida. Logo, os procedimentos que mais realizam são a harmonização facial e restauração dentária.

Atualmente, ouvimos falar constantemente sobre as lentes de contato dental, mas as facetas de porcelana e o clareamento dental também fazem parte da dentística.

Quais são as atividades realizadas por um profissional da dentística?

O profissional da área dentística é muito requisitado, pois pode tratar de doenças infecciosas como as cáries e realizar a revitalização dentária, com habilidades como criar uma coroa dentária nova em folha.

Banner "conheça os planos dentalvidas"

Quando devo procurar um profissional especializado em dentística?

Quando seus dentes apresentam alguma lesão bucal, manchas ou dentes amarelados ou outras cores escuras um profissional da área dentística pode te auxiliar no melhor tratamento.

Além disso, esse profissional tem uma grande importância na qualidade de vida dos pacientes, proporcionando correções estéticas que elevam a autoestima através de um belo sorriso.

Manter a regularidade de consultas com o profissional dessa área também irá lhe ajudar a manter a saúde bucal sempre em dia.

Uma jovem satisfeita e feliz, que acabou de passar por procedimentos de atuação dentística.

Quais os tratamentos geralmente são realizados na dentística?

Existem alguns procedimentos realizados com mais frequência, como a restauração de dente com cárie, o clareamento dental, a aplicação de lentes de contato e a remodelação das gengivas através de cirurgia.

  • Restaurações em dentes com cáries

As cáries podem ser causadas por fatores que vão de uma alimentação não saudável até uma higiene bucal precária. Para trata-las, a área afetada é removida e as bactérias eliminadas.

Após a remoção, é aplicado um curativo na cavidade aberta, como a resina composta, para proteger a entrada de outras bactérias. Realizados esses procedimentos, o dente passa por um processo de remodelação, para se aproximar o máximo dos dentes naturais.

Essa remodelação pode ser direta (dentro da boca do paciente) ou indireta (molde feito fora da boca e encaixado posteriormente).

  • Clareamento dental

O clareamento dental é bastante requisitado entre pessoas que desejam remover manchas nos dentes e eliminar aparência amarelada. Para realizar esse procedimento é utilizado produtos à base do peróxido de hidrogênio, que deixa os dentes nas cores naturais ou ainda mais brancos.

Ao realizar o clareamento, lembre-se que os cuidados prescritos são fundamentais para manter os dentes mais brancos, aumentando a durabilidade do tratamento, uma vez que não é definitivo.

  • Aplicação de lentes de contato

Um dos procedimentos mais famosos e requisitados, ao aplicar as lentes de contato dentárias você transforma a sua saúde bucal, pois além de proporcionarem uma boa estética através de um sorriso completo, auxilia na qualidade da mastigação do paciente, sem falar que sua duração é longa quando recebe os cuidados certos, podendo se estender de 10 a 15 anos.

  • Aplicação de facetas dentárias

Para realizar a aplicação das facetas, o desgaste realizado nos dentes naturais para recebê-las é maior do que quando são aplicadas as lentes de contato, sendo necessária a aplicação de anestesia local.

Nesse procedimento você recebe remodelação dentária, as suas manchas são disfarçadas, as fraturas existentes são corrigidas e seu sorriso mantém um aspecto mais natural.

  • Gengivoplastia e gengivectomia

Esses dois procedimentos cirúrgicos servem para garantir saúde bucal e qualidade de vida para o paciente através da correção de anomalias na gengiva.

A gengivoplastia é mais estética e busca realizar a correção do tamanho e posição em que se encontra a gengiva, tornando o seu sorriso mais natural e bonito.

Já o procedimento da gengivectomia tem objetivo de corrigir anormalidades causadas pela doença peridental, caracterizada pelo excesso de gengiva na arcada dentária.

Lembre-se sempre que o paciente que realiza esses procedimentos não busca apenas estética, mas a qualidade de vida, através de mais autoestima, melhor mastigação e eficiência ao falar.

Uma senhora satisfeita e feliz, que acabou de passar por procedimentos de atuação dentística.

Qual a importância da dentística na odontologia?

O profissional odontologista que atua na área da dentística possui uma importância louvável, pois cuida da saúde bucal de dentro para fora.

Ele não apenas corrige os dentes de forma estética, mas revigora a saúde dos mesmos, fortalece e reestrutura a arcada dentária, devolvendo ao paciente qualidade de vida através da mastigação e, até mesmo, da fala, sem falar na autoestima proporcionada pelo tratamento.

Além disso, ele também pode te auxiliar nos cuidados e prevenções de doenças.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são decisivas para a manutenção dos cuidados com a arcada dentária. Isso porque é pelas visitas ao consultório que o paciente tem acesso aos benefícios de tratamentos como a profilaxia (limpeza profissional).

É também por essa periodicidade que o dentista consegue avaliar o estado da dentição, detectar e tratar problemas em sua fase inicial. Pelas avaliações são passadas orientações para com a adesão de bons hábitos da higiene e alimentação.

O indicado é que a frequência seja mantida ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família!

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

Banner "conheça os planos dentalvidas"

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário

Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO
Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO