O diastema no dente é uma condição que geralmente não causa nenhum problema além de alterar a estética do sorriso. Sendo assim, confira mais a respeito dessa condição no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é diastema dental?
O diastema no dente diz respeito a um espaço existente no intervalo entre dois dentes, ou seja, consiste na falta de contato interproximal entre um dente e outro.
Geralmente essa condição está associada a problemas genéticos, no entanto também pode ser provocada por outros problemas que podem estar associados a hábitos.
Ele pode afetar qualquer região da boca, no entanto, tende a ser mais comum nos dentes incisivos, além de também serem mais perceptíveis.
As opiniões a respeito do impacto estético do diastema no dente costumam ser bastante controversas, de forma que algumas pessoas consideram essa condição um charme e outras acham que atrapalha a estética do sorriso.
Isto acaba fazendo com que algumas pessoas procurem uma forma de tratá-lo enquanto outras preferem deixá-lo da maneira que está.
O que causa um diastema no dente?
Levando em conta o que é o diastema no dente, é uma condição que pode ser causada por uma série de fatores que podem variar desde causas genéticas até condições adquiridas durante a vida.
Confira quais são as principais causas do espaço entre os dentes:
Queda dos dentes de leite
Algumas vezes, quando a criança se encontra no processo de troca de dentes, onde a arcada dentária decídua é substituída pela permanente, podem surgir pequenos espaços entre os dentes.
No entanto, estes espaços costumam se fechar quando os dentes permanentes iniciam seu processo de nascimento.
Desproporcionalidade dos dentes
Existem casos onde o paciente possui dentes de tamanhos desproporcionais, ou seja, possuem alguns dentes que são maiores que os outros, o que pode acabar resultando no aparecimento de um diastema no dente.
Falta de dentes
O diastema também é uma condição que pode ser causada pela falta de algum dente ou pela má desenvoltura do mesmo.
Essa falta de um elemento dentário pode fazer com que os dentes percam sua referência, fazendo com que ele nasça afastado, causando o surgimento do espaço entre os dentes.
Problemas no freio labial
O freio labial, ou frênulo labial, diz respeito a um pequeno tecido que liga os lábios à gengiva do paciente e se encontra alinhado com o meio dos dois dentes incisivos centrais.
Em alguns casos, o freio labial cresce mais do que deveria, o que acaba fazendo com que ele se estenda até o espaço entre os dentes, provocando o afastamento deles e consequentemente o diastema.
Hábitos parafuncionais
Os hábitos parafuncionais consistem em atos que são prejudiciais à saúde bucal, tais como roer unhas e objetos, a sucção do polegar e o uso prolongado de mamadeiras.
Estes hábitos podem acabar fazendo com que os dentes fiquem um pouco mais para frente, podendo gerar casos de desalinhamento dentário, má-oclusão e até mesmo o diastema no dente.
Pressão exercido pela língua
Algumas pessoas possuem a tendência de empurrar os dentes superiores com a língua na hora de falar e engolir, o que pode acabar resultando numa pressão a mais exercida sobre esses dentes.
Desta forma, com o passar do tempo e a constante pressão exercida sobre os dentes pode acabar fazendo com que os dentes se desloquem para frente.
Esse movimento dos dentes para frente pode resultar no surgimento de alguns tipos de má-oclusão, desalinhamento e o surgimento do espaço entre os dentes.
Doenças periodontais
A gengivite e a periodontite são problemas que afetam o periodonto do paciente, onde causa sintomas incômodos inicialmente e que quando se desenvolvem podem provocar a perda óssea dentária.
A perda óssea dentária corresponde a perda do tecido ósseo alveolar, ou seja, do tecido responsável por sustentar os dentes.
Logo a perda desse tecido pode acabar provocando o deslocamento dos dentes, o que consequentemente pode causar o aparecimento do espaço entre os dentes.
Que problemas o diastema no dente pode causar?
Geralmente, o diastema no dente é uma condição cujo principal problema causado por ele é uma mudança na estética do sorriso que algumas pessoas consideram atraentes e outras não.
No entanto, em alguns casos, o espaço entre os dentes também pode gerar problemas na fala, fazendo com que apareçam alguns sons indesejáveis quando o paciente dialoga.
Em alguns casos esse espaço entre os dentes também pode provocar o acúmulo de partículas de alimentos e bactérias, podendo originar problemas como as inflamações periodontais.
O diastema no dente que ocorre nos dentes de trás da boca também podem atrapalhar a mastigação, podendo gerar o acúmulo de partículas e até mesmo feridas durante o processo de mastigação.
Sendo assim, nesses casos é importante dar uma atenção adicional na hora de higienizar os locais onde há o acúmulo de alimentos.
LEIA TAMBÉM: Diastema antes e depois? Causas, consequências e tratamento
Qual o tratamento para diastema nos dentes?
O diastema é uma condição que afeta principalmente a estética do sorriso e em alguns casos também pode provocar alguns problemas além da estética.
Sendo assim, caso seja da vontade do paciente, ele pode decidir manter o espaço entre os dentes, visto que os problemas causados por ele são mínimos.
No entanto, caso ele deseje corrigir o diastema no dente é possível utilizar os seguintes tratamentos:
Tratamento ortodôntico
O aparelho ortodôntico é utilizado para corrigir o diastema no dente devido ao fato de ele conseguir proporcionar a movimentação dos dentes e assim corrigir o espaçamento.
Ele pode ser utilizado tanto por pacientes mais jovens quanto por pacientes mais velhos de acordo com a avaliação do profissional.
Este tratamento tende a durar aproximadamente 2 anos tendo em vista que ele vai movimentando os dentes aos poucos.
Durante o período do tratamento o paciente necessita realizar algumas visitas ao consultório odontológico para fazer as manutenções que são fundamentais para o progresso do tratamento.
Lentes de contato dental e facetas de resina
As lentes de contato dental e as facetas de resina consistem em finas películas que são colocadas sobre os dentes conferindo a eles novos formatos e tonalidades.
Desta forma, elas conseguem preencher o espaço entre os dentes de forma natural e rápida, além de dar ao paciente a possibilidade de escolher a tonalidade de seus dentes.
Por se tratar de películas que são colocadas sobre os dentes, a correção do diastema no dentes por este método é extremamente rápido, de modo que após a instalação delas o problema já está corrigido.
Frenotomia + aparelho ortodôntico, lentes de contato ou facetas
Nos casos onde o freio labial é bastante extenso é necessário que o paciente realize um procedimento chamado frenotomia, onde o freio será encurtado.
Desta forma, após a correção do tamanho do freio o paciente pode optar a forma pela qual deseja corrigir o espaçamento entre seus dentes, seja por meio do aparelho, das lentes de contato ou facetas
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para que realizar não só o tratamento do diastema, mas também para fazer sua prevenção.
É por meio da periodicidade na clínica odontológica que se é possível ser feito o diagnóstico do diastema, além da avaliação dos bons hábitos. Elas também garantem que o profissional possa orientar o paciente a respeito de bons cuidados de higiene bucal.
O indicado é que as visitas à clínica odontológica sejam feitas de 6 em 6 meses, para que sejam realizados procedimentos de rotina como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes.
Através delas também é possível identificar possíveis complicações em seu início e tratá-las de forma precoce, prevenindo o surgimento de complicações.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!