O diastema é um problema que ocorre por conta do mau posicionamento dos dentes do paciente e que geralmente não causa problemas muito severos.
Confira mais sobre essa condição e veja se o diastema é genético:
Aqui você vai encontrar:
O que é diastema?
O diastema é um termo utilizado para se referir ao espaço que há entre dois dentes quando eles se encontram separados.
Essa ausência de contato que há entre os dentes geralmente ocorre entre os incisivos centrais, no entanto pode acontecer entre outros dentes.
Geralmente essa condição tende a não causar nenhuma complicação grave, no entanto, alguns pacientes podem optar por tratá-la devido ao fato de acharem esteticamente desagradável.
Diastema é genético?
Essa é uma condição que pode ser causada por alguns motivos que podem ser tanto genéticos quanto por hábitos desenvolvidos ao decorrer da vida. Sendo assim, confira quais são as principais causas:
- Hereditariedade, ou seja, em alguns casos o diastema é genético podendo ser herdado dos pais;
- Freio labial grande, o que pode acabar empurrando os dentes para o lado resultando na formação de um espaço entre eles;
- Hábitos parafuncionais, como o posicionamento errado da língua, respiração bucal, sucção do dedo e o ato de roer as unhas ou objetos;
- Dentes com tamanhos diferentes, o fato de possuir dentes com tamanhos diferentes pode acabar fazendo com que surja um diastema ou o apinhamento;
- Doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite podem causar a retração gengival e o amolecimento dos dentes, o que por sua vez pode acabar causando o diastema.
Sendo assim, podemos ver que é possível encontrar casos onde o diastema é genético e casos onde ele é desenvolvido por conta de alguns hábitos ou complicações.
Problemas gerados pelo diastema
O diastema de dente é um problema relacionado ao posicionamento dos dentes, no entanto, geralmente ele não tende a causar nenhuma complicação.
No entanto, alguns pacientes podem considerar essa condição esteticamente desagradável, o que acaba fazendo com que eles desejem corrigir essa condição.
Logo, por ser uma condição em que o principal prejuízo é estético, fica a critério do paciente decidir se deseja ou não tratá-la.
Como é feito o tratamento?
O diastema é um problema que na maior parte dos casos não causa nenhum prejuízo funcional, sendo apenas um déficit estético. Dessa forma, por não afetar a integridade e o bem estar do paciente, ele pode escolher se deseja corrigir ou não essa condição.
Sendo assim, confira quais são as principais formas de correção do diastema:
Frenectomia
Frenectomia é o nome dado ao procedimento cirúrgico responsável por reduzir o tamanho do frênulo do paciente. Como uma das causas do diastema é o tamanho do frênulo labial, a cirurgia realizada é a frenectomia labial.
Através dela o paciente consegue reduzir o tamanho do freio labial, fazendo com que ele não fique mais em uma posição em que atrapalha os dentes.
Quando é feita em crianças que ainda não possuem a dentição permanente o problema pode se corrigir naturalmente, no entanto quando se trata de adultos pode ser necessário utilizar o aparelho ortodôntico para complementar a correção.
Lente de contato dental e facetas de resina
As lentes de contato dental e as facetas de resina são tipos de próteses que são fixadas sobre os dentes e servem como uma camada protetora para eles.
Elas podem ser utilizadas com o intuito de conferir uma nova aparência e formato para os dentes, garantindo assim que elas possam ser utilizadas para corrigir pequenos diastemas, diferenças no tamanho entre os dentes e a tonalidade dos dentes.
Dessa forma, elas podem ajudar o paciente a alcançar o tão sonhado sorriso perfeito.
Tratamento ortodôntico
O uso de aparelhos ortodôntico contribui para a correção do posicionamento dos dentes do paciente, e apesar de serem mais eficazes em crianças, eles ainda podem ser utilizados em adultos.
Através do seu uso é possível realizar a movimentação ortodôntica dos dentes, possibilitando assim a correção do diastema.
LEIA TAMBÉM: Diastema antes e depois? Causas, consequências e tratamento
Como realizar seu tratamento ortodôntico de uma maneira mais confortável?
Para a realização do tratamento ortodôntico é essencial que seja feita a instalação e a realização das manutenções periódicas.
As manutenções são importantes pois é através dela que o dentista irá avaliar o andamento do tratamento e realizar as intervenções necessárias para que o tratamento possa progredir.
Sendo assim, para se ter um maior conforto na hora de instalar o aparelho e realizar suas manutenções mensais é recomendado que o paciente possua um plano odontológico.
Dessa forma, os planos odontológicos DentalVidas auxiliam o paciente a realizar o tratamento ortodôntico de modo mais confortável.
Além disso, é possível obter cobertura na instalação e nas manutenções através dos planos DentalVidas orto.
Contanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!