A disfunção temporomandibular e dor orofacial é uma condição bastante comum que pode afetar desde crianças à idosos e nesse artigo falaremos mais a respeito dela como o que é, causas e tratamento. Confira:
Aqui você vai encontrar:
O que é disfunção temporomandibular?
A disfunção temporomandibular, também conhecida como DTM, diz respeito a alterações na articulação temporomandibular, que é a articulação que liga a mandíbula ao crânio.
Essas alterações podem comprometer a movimentação da mandíbula assim como causar outros sintomas como a dor orofacial.
Causas da DTM
A disfunção temporomandibular e dor orofacial não possui uma causa específica e ela a identificação do motivo nem sempre é possível.
Sendo assim, confira quais são as principais causas da DTM:
Bruxismo
O bruxismo é uma condição caracterizada pelo ranger e apertar dos dentes durante o sono. Ele acontece de forma involuntária, visto que ocorre em um período em que o paciente não está consciente.
Ela não possui causa específica, porém seu aparecimento é associado a fatores psicológicos, como estresse e ansiedade, ou problemas de má-oclusão.
Além de essa condição provocar o desgaste dos dentes, ela também pode causar o surgimento de uma pressão na ATM, causando assim uma disfunção temporomandibular.
Má-oclusão
Os diferentes tipos de má-oclusão podem ser listados como as principais causas da disfunção temporomandibular e dor orofacial.
Elas podem ser causadas por diversos tipos de motivos e as principais causadoras de problemas na ATM são a mordida cruzada e a mordida aberta.
Ambas fazem com que os dentes se encaixem de forma errada durante a oclusão, fazendo com que a pressão sobre os dentes ocorra de forma desigual, o que pode causar problemas. Geralmente estão associadas a fatores genéticos e hábitos parafuncionais.
Traumas
Algumas vezes, os traumas que ocorrem na região da boca podem acabar afetando a ATM, causando algum tipo de disfunção temporomandibular.
Isso se deve ao fato de que os impactos nessa região podem gerar pressões que sobrecarregam a articulação gerando problemas.
Sintomas de disfunção temporomandibular e dor orofacial
A disfunção temporomandibular e dor orofacial tendem a causar o surgimento de alguns outros sintomas como estalos e travamentos.
Sendo assim confira quais são os principais sintomas da DTM:
- Dor de cabeça é um sintoma bastante comum da disfunção temporomandibular e dor orofacial é o aparecimento da dor de cabeça, que é gerada por conta da pressão exagerada sobre a articulação. A dor pode ser do tipo latejante ou não;
- Dor ao movimentar a boca pode acontecer pelo fato de a DTM causar problemas na articulação temporomandibular, o que por sua vez pode acabar fazendo com que o paciente sinta dor ao tentar movimentar a mandíbula;
- Trismo, que é o travamento da mandíbula, pode ocorrer por conta da sobrecarga da articulação temporomandibular causada pela DTM;
- Zumbido e estalos no ouvido ocorrem pelo fato de a ATM ficar próxima aos ouvidos, portanto ao movimentá-la sendo afetado pela disfunção temporomandibular podem ocorrer estalos e zumbidos no ouvido.
Tratamentos para disfunção temporomandibular e dor orofacial
A disfunção temporomandibular e dor orofacial pode ser tratada de diferentes formas, o que irá variar de acordo com sua causa.
O tratamento geralmente não acaba completamente com a DTM, porém tende a amenizar os sintomas provocados por ela.
Sendo assim, as principais formas de tratamento dessa condição são:
- Utilizar anti-inflamatórios, relaxantes musculares e analgésicos para aliviar a dor e a inflamação da região da articulação;
- Tratar qualquer má-oclusão que o paciente possua através de aparelhos ou da cirurgia ortognática, visto que a má-oclusão é uma das principais causas da DTM;
- Tratar o bruxismo através de técnicas para aliviar o estresse e ansiedade, assim como utilizar a placa de bruxismo;
- Fisioterapia visando reduzir a pressão exercida na ATM através de exercícios de relaxamento e afins.
No entanto, caso nenhum desses tratamentos tenha resultado, o profissional pode recorrer a uma cirurgia na articulação temporomandibular.
Ela costuma ser indicada apenas nos casos mais severos e geralmente tende a resolver o problema.
LEIA TAMBÉM: Maxilar estalando: causas, quando e como tratar?
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por tornar possível o diagnóstico e o acompanhamento do tratamento da disfunção temporomandibular.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!
Rosineide dos Santos
09/11/2023 at 07:16Quero plano temvobertura para placa protes tratamento brixusmo desgastecoclusao fisoterspia quais os planos tem cobertura para esse problema desgaste oclusao
DentalVidas
10/11/2023 at 08:17Olá Rosineide, tudo bem? 🙂
Nos chame neste link para tirar suas dúvidas – DentalVidas WhatsApp, será um prazer lhe atender.