A dor de garganta é um sintoma bastante incômodo que geralmente é derivado de alguma infecção de garganta que pode acabar deixando a garganta inflamada.
Sendo assim, para saber mais a respeito de quais são suas causas e como melhorar a dor de garganta continue acompanhando o artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é dor de garganta?
A dor de garganta é um sintoma que pode estar relacionado com diversos tipos de condições que afetam a garganta.
No entanto, grande parte das vezes este sintoma está relacionado com algum tipo de inflamação que atinge a região da garganta.
Sendo assim ela não é uma condição em si, mas um sintoma que é derivado de algum problema.
O que causa dor de garganta?
Assim como foi dito anteriormente, a dor de garganta não é uma complicação em si, mas sim um sintoma que surge por conta de outra complicação.
Confira quais são as principais causas da dor de garganta:
Amigdalite
A amigdalite é uma condição caracterizada pela infecção das amígdalas por vírus ou bactérias, o que acaba resultando em sua inflamação.
As amígdalas são uma barreira de defesa contra a entrada de microrganismos no corpo pela boca do paciente, portanto, quando isto ocorre os microrganismos param nelas, o que muitas vezes resulta em sua inflamação.
Quando ela surge por conta de vírus é comum que a garganta e as amígdalas fiquem bastante vermelhas e inchadas, além disso, ela geralmente ocorre após alguma virose respiratória, como gripe ou resfriado.
Já no caso da amigdalite bacteriana é possível perceber um inchaço e vermelhidão das amígdalas e a formação de pequenos pontos de pus que podem surgir na garganta e nas amígdalas.
Além da dor de garganta, ela também tende a causar febre, dor de ouvido, mau hálito e dificuldade na hora de engolir os alimentos.
Inflamação na garganta
A inflamação na garganta geralmente é provocada por algum tipo de infecção nos tecidos da garganta, que geralmente são a laringite, faringite ou amigdalite.
Essa inflamação pode ser provocada tanto por infecções bacterianas quanto virais, sendo que as virais acontecem mais comumente.
Dentre os sintomas podemos citar a febre, tosse, redução do apetite, dor de cabeça, náuseas e também um inchaço e vermelhidão nas amígdalas. Nos casos bacterianos também podem surgir placas de pus na parede da garganta.
Refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico consiste em uma condição caracterizada pelo retorno do conteúdo estomacal pelo esôfago até chegar à boca.
Assim como sabemos, o conteúdo estomacal contém o ácido produzido pelo estômago, o que faz com que as regiões que não são preparadas para receber essa acidez sofram danos.
Sendo assim, este dano também é causado à garganta, o que pode deixá-la bastante sensível, podendo causar dor, e também deixando-a vulnerável a infecções.
O refluxo pode provocar sintomas como queimação, dor de garganta e torácica, tosse seca e complicações respiratórias recorrentes.
Gripes e resfriados
As gripes e resfriados dizem respeito a infecções respiratórias que são causadas por vírus, sendo a gripe causada pelo vírus Influenza e os resfriados podem ser causados por diversos tipos de vírus.
Ambas as condições tendem a causar sintomas semelhantes, sendo os principais a coriza, dor de cabeça, dor de garganta, febre e tosse.
Uso excessivo da voz
Assim como o nome sugere, o uso excessivo da voz ocorre quando nos excedemos no uso da voz, o que geralmente ocorre com profissionais que trabalham com a voz, como cantores e professores.
Esta condição pode provocar perda parcial da voz, rouquidão, inflamação das cordas vocais, nódulos na cordas vocais e em casos mais graves e recorrentes pode chegar a provocar câncer.
Como melhorar a dor de garganta?
A dor de garganta pode ser provocada por inúmeros fatores, que podem variar desde complicações como o refluxo até o uso excessivo da voz.
É importante lembrar que caso após um período de duas semanas os sintomas persistam o paciente deve consultar-se com um profissional.
Sendo assim, confira algumas dicas de como melhorar dor de garganta:
- Beba bastante água;
- Evite forçar demais a voz;
- Evitar ficar em ambientes com muita poeira ou muito ressecados;
- Evitar respirar pela boca.
Remédio para dor de garganta
Além desses cuidados, o paciente também pode optar por utilizar os remédios para dor de garganta, que podem variar entre as opções caseiras e os remédios de farmácia.
É importante lembrar que a automedicação é altamente contraindicada, portanto antes de utilizar algum medicamento o paciente deve consultar-se com um profissional para que ele receite quais são os melhores remédios para essa causa.
Sendo assim, confira algumas dicas de remédio para dor de garganta:
Gargarejo com água morna e sal
Essa solução possui ótimas propriedades antissépticas, contribuindo para o combate a bactérias que possam estar afetando a integridade da garganta do paciente.
Chá de gengibre
O gengibre é uma raiz que oferece ótimos benefícios para o corpo, incluindo atuar como um anti-inflamatório natural, o que faz com que seu chá seja uma ótima forma de ajudar a aliviar a garganta inflamada.
Chá de romã
O chá de romã possui ótimas características que contribuem para aliviar a dor de garganta por ajudar a melhorar o sistema imune, favorecendo o combate aos microrganismos invasores.
Chá de limão e mel
O limão e o mel são uma ótima combinação para a dor de garganta tendo em vista que o limão contribui para uma melhora do sistema imune e o mel age como um ótimo antisséptico e possui ação expectorante.
Chá de alho
O alho possui uma ótima ação antisséptica, o que faz com que ele seja uma ótima maneira de ajudar a controlar os microrganismos invasores do corpo.
Chá de hortelã
O hortelã possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, fazendo com que ele seja uma ótima forma de combater a inflamação e a dor de garganta, além de também proporcionar um frescor.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são importantes para que o paciente possa relatar qualquer sintoma de garganta inflamada e o profissional possa tomar as devidas precauções.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!