A dor na gengiva é um incômodo na região da gengiva que pode ser gerado por diversos motivos.

Isso significa que ele pode ser causado tanto por doenças quanto por descuidos durante a higienização bucal, seja pela força excessiva ou uso de produtos inadequados.

Confira mais sobre a dor na gengiva, assim como suas causas e o que é bom:

O que é dor na gengiva?

A dor na gengiva é, na verdade, nada mais que um sintoma que mostra que há algo de errado com a saúde oral ou com os hábitos de higiene bucal.

Portanto, quando o paciente sentir que há algum tipo de incômodo na região do periodonto, o recomendado é buscar ajuda de um profissional para descobrir a razão da dor na gengiva.

Isso é necessário devido ao fato de que somente o profissional é capaz de avaliar, identificar a causa e também receitar o tratamento correto.

Abaixo estão listados alguns dos motivos que podem causar dor na gengiva, porém a auto avaliação apesar de importante não substitui a avaliação de um médico.

Ela é importante para que o paciente possa ter ideia do que o aflige, porém isso não muda o fato de que o dentista está muito mais preparado para fazê-lo e receitar o tratamento.

dor na gengiva o que pode ser

Dor na gengiva o que pode ser?

A dor na gengiva é apenas um dos sintomas que mostra que existe algo de errado com a higiene ou saúde bucal.

Sendo assim, ela é, necessariamente, o resultado de algum outro problema que afeta a região da boca.

Confira abaixo os principais motivos que causam a dor na gengiva:

Traumas

Assim como qualquer impacto em qualquer outra região do corpo, os impactos na região da gengiva também são dolorosos.

Esse trauma pode lesionar o tecido gengival de diferentes maneiras que podem surgir na forma de:

• Queimaduras;
  • Impactos;
  • Cortes;
  • Uso de força excessiva.

Isso significa que a lesão pode acontecer devido a ingestão de alimentos quentes, duros ou que possuem pontas rígidas.

O que faz com que exista o risco de algum deles acabar ferindo a gengiva. Além dos alimentos, ainda existe a possibilidade de impactos externos que podem causar a formação de inchaços, além de deixar o lugar dolorido.

Gengivite

A gengivite é uma doença periodontal que consiste na evolução da placa bacteriana para a região entre a gengiva e os dentes.

Geralmente sua principal causa é a má higienização bucal, pois esta permite o desenvolvimento da placa bacteriana, que é o acúmulo de bactérias na superfície do dente.

A proliferação dessa camada de bactérias leva ao aumento da placa bacteriana, que com o passar do tempo acaba atingindo a região entre os dentes e a gengiva.

Isso acaba causando, além da dor na gengiva, sintomas como:

• Sangramento;
  • Inchaço;
  • Retração e/ou sensibilidade gengival;
  • Vermelhidão.

Além disso, a má higienização bucal não é o único problema que causa a gengivite. Sendo assim, ela ainda pode ser causada por:

• Tabagismo;
  • Xerostomia;
  • Apinhamento.

Periodontite

A periodontite é a inflamação ou infecção do periodonto, que é o conjunto de tecidos que são responsáveis pela sustentação do dente, ou seja, a gengiva, o osso alveolar, o cemento e o ligamento periodontal.

Ela corresponde a proliferação de bactérias na boca, o que resulta na inflamação da gengiva e que com o tempo pode comprometer o periodonto por completo, podendo levar a perda dentária.

A periodontite corresponde a uma doença crônica, ou seja, não é possível reverter o estado de inflamação uma vez que já tenha se iniciado.

Além disso, por se tratar de uma inflamação, é possível percebê-la durante a higienização bucal. Portanto, caso perceba algum sintomas diferente busque por atendimento de um profissional.

Os sintomas correspondentes a periodontite são:

• Amolecimento dos dentes;
  • Perda dentária;
  • Inchaço e vermelhidão gengival;
  • Reabsorção do periodonto;
  • Apinhamento;
  • Retração gengival;
  • Perda dentária;
  • Sangramento;
  • Sensibilidade.

O tratamento da periodontite consiste na raspagem da placa e do tártaro entre os dentes, e em alguns casos pode-se recorrer ao uso de antibióticos e enxaguantes bucais.

Além disso, deve-se melhorar os hábitos de higiene bucal a fim de evitar reincidências e também evitar o consumo de cigarros.

Pericoronarite

A pericoronarite é uma situação que acontece quando o dente está nascendo e fica coberto em parte pela gengiva.

Isso causa a inflamação, que pode ou não infeccionar, do tecido gengival que fica sobre o dente.

Esse tipo de complicação pode ocorrer em todos os dentes, porém é mais comum que aconteça no dente do siso.

Geralmente essa condição causa bastante dor na gengiva, o que acaba dificultando a alimentação e a higienização dessa região.

Isso acaba contribuindo para o aparecimento e desenvolvimento de bactérias, que por sua vez contribuem para o aparecimento da placa bacteriana, tártaro e cáries.

Os principais sintomas são:

• Inchaço;
  • Sangramento gengival;
  • Dificuldade na deglutição;
  • Febre.

O diagnóstico é feito a partir da análise dos sintomas e da situação, tudo isso feito por um dentista.

O tratamento pode variar de caso para caso, mas no geral, o tratamento consiste no uso de analgésicos para reduzir a dor e anti-inflamatórios para lidar com a inflamação.

No caso de haverem infecções também pode ser receitado o uso de antibióticos para lidar com a infecção.

E caso o problema ocorra durante o nascimento do dente do siso o dentista pode recomendar sua extração.

Abscesso

O abscesso na gengiva corresponde a uma bolsa de pus causada por alguma infecção que atingiu alguma parte do tecido periodontal.

Sendo assim, ele é resultado de uma infecção bacteriana, como a cárie ou até mesmo a proliferação do tártaro ou da placa bacteriana.

Desse modo, essa proliferação resulta em uma infecção que por sua vez causa o aparecimento da bolsa de pus denominada abscesso.

O abscesso gengival pode causar:

• Gosto ruim na boca;
  • Amolecimento dentário;
  • Sangramentos;
  • Febre.

O tratamento desse problema é feito com o uso de antibióticos e caso necessário será feita a drenagem do pus presente no abscesso.

Nascimento do siso

O nascimento do terceiro molar, também chamado de dente do siso, é muito famoso por causar vários problemas, como o desalinhamento dos dentes e também bastante dor.

Desse modo, esse é o motivo dele muitas vezes ser extraído antes mesmo de começar a romper a gengiva.

Isso significa que seu nascimento é muito famoso por causar bastante dor na gengiva. Devido ao fato de poder causar muitos problemas, é recomendado buscar ajuda profissional para removê-lo caso seja necessário.

dor na gengiva como aliviar

Dor na gengiva como aliviar?

A dor na gengiva pode ser causada por vários motivos, o que significa que não há uma maneira efetiva que possa tratar todas as causas da dor na gengiva.

Desse modo, a melhor maneira de se evitar problemas relacionados à saúde bucal é manter uma boa higiene tanto dos dentes quanto dos tecidos periodontais.

Isso garante a diminuição das chances de ser afetados por condições como a placa bacteriana, tártaro, cárie e outros.

Além disso, caso já tenha sentido algum tipo de incômodo na região da gengiva é recomendado buscar ajuda profissional.

Pois somente o dentista saberá identificar a causa e tratá-la da maneira correta e evitar possíveis complicações.

As visitas regulares ao dentista garantem que ele possa identificar e tratar a dor na gengiva logo em seu início.

Desse modo, é possível descobrir sua causa e tratá-la antes que se torne um problema crônico que não possa ser corrigido.

Por meio delas o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e dessa maneira o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.