Saúde Bucal

A dor na mandíbula é um sintoma que pode estar atrelado a diversas condições, portanto, é importante sempre estar atento caso sinta essa dor.

Geralmente essa dor costuma limitar o paciente, fazendo com que ele tenha dificuldade para abrir a boca, resultando em complicações na fala e alimentação.

Além disso, essa dor na mandíbula pode acabar se estendendo e se tornar uma dor de cabeça ou de ouvido.

Sendo assim, confira algumas das principais causas da dor na mandíbula:

O que pode ser dor na mandíbula?

A dor na mandíbula é uma condição que pode causar bastante incômodo ao paciente, podendo influenciar em sua fala ou alimentação.

Ela possui diversas causas, portanto é difícil identificar sua causa apenas pela descrição dos sintomas, sendo assim, é necessário analisar por completo a situação para poder afirmar a origem do problema.

Sendo assim, confira quais são as principais causas desse problema:

Dor na mandíbula ansiedade

Apesar de não estar diretamente ligada à dor em si, a ansiedade pode ser responsável pelo motivo que causa a dor.

Desse modo, ela acaba sendo responsável por ser a causa da dor indiretamente, porém isso não quer dizer que ela é uma coisa ruim.

A ansiedade é um sentimento natural do ser humano, ou seja, ela é importante para a vida dele, afinal quem nunca ficou ansioso antes de falar em público ou durante um primeiro encontro.

Esse tipo de ansiedade é normal e completamente saudável, porém quando esse sentimento é sentido de uma forma intensa, ele pode vir a atrapalhar a vida do paciente.

Sendo assim, quando a ansiedade atinge níveis elevados ela pode gerar vários sintomas no paciente, como a tensão muscular.

Essa tensão muscular pode acabar fazendo com que o paciente feche a boca com uma força mais intensa que o necessária ou provocando o ranger de dentes o que acaba causando a dor no maxilar.

Dessa maneira é possível perceber que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física, pois ela pode ser o motivo de vários problemas relacionados à saúde do corpo.

Para ajudar no controle da ansiedade, o paciente pode buscar ajuda com psicólogos ou atividades relaxantes, como ioga e meditação.

Hábitos parafuncionais

Os hábitos parafuncionais são as chamadas manias que as pessoas têm de roer objetos ou as unhas, morder os lábios e afins.

Porém, esses hábitos são muito danosos tanto aos dentes quanto para a ATM, que é a articulação responsável pela movimentação da mandíbula.

Dessa maneira, devido aos danos causados na ATM por esses hábitos, pode acabar acontecendo de essa recorrência originar dores na mandíbula.

Essas dores são responsáveis por serem um empecilho na vida do paciente, fazendo com que ele sofra na hora de executar ações que requerem a movimentação da boca.

Portanto, é importante que o paciente se esforce ao máximo para parar com esses hábitos, e caso não consiga sozinho, é recomendado buscar ajuda para conseguir enfim lidar com esses hábitos.

dor na mandíbula bruxismo

Bruxismo

O bruxismo é um transtorno caracterizado pelo ranger e/ou apertar dos dentes. Ele pode ocorrer durante a noite de maneira inconsciente ou no decorrer do dia de modo consciente.

Ele é responsável por causar danos na estrutura dos dentes, desgastando-os e deixando suas estruturas mais moles. Em casos mais severos pode levar ao aparecimento de problemas ósseos, gengivais ou na ATM.

Geralmente, essa é uma condição de difícil identificação, devido aos seus sintomas pouco específicos.

Além disso, como principais sintomas ela tem a dor na mandíbula ao acordar e o desgaste gerado nos dentes pelo movimento de rangê-los.

Dessa maneira, geralmente as pessoas só sabem que sofrem dessa condição quando alguém lhe avisa que ela sofre com essa condição.

Para tratá-la é recomendado buscar ajuda profissional com um dentista e algum profissional da saúde emocional, caso a origem do problema seja emocional.

Sendo assim, o importante é trabalhar a causa para evitar que o problema continue, e para auxiliar esse procedimento o dentista pode recomendar o uso de uma placa para bruxismo.

Dor na mandíbula perto do ouvido

A dor na mandíbula perto do ouvido diz respeito a dor na ATM, que geralmente é gerada por distúrbios na articulação temporomandibular (DTM).

Essa articulação é responsável pelo movimento da mandíbula, ou seja, ela é responsável por abrir e fechar a boca.

Dessa maneira, quando o paciente sofre de DTM ele geralmente sente:

  • Estalos ao abrir e fechar a boca;
  • Trismo;
  • Fortes cefaléias;
  • Dor na articulação.

Sendo assim a DTM é responsável por comprometer o funcionamento e bem estar da ATM. Geralmente para que essa condição possa ser tratada é necessário identificar sua causa, que podem ser várias.

 

Osteomielite

Osteomielite

A osteomielite é uma condição caracterizada pela inflamação da estrutura óssea e dentre os ossos faciais, a mandíbula é a mais afetada devido a sua pobre circulação sanguínea.

Portanto, ela acaba comprometendo a integridade do osso, além de ser responsável por causar bastante dor e incômodo na região.

Seu tratamento é feito através do uso de muitos antibióticos, e quando somente eles não são o suficiente é necessário fazer uma intervenção cirúrgica.

Câncer mandibular

O câncer na mandíbula é um tipo de tumor raro que fica localizado na mandíbula, daí seu nome se origina.

Normalmente os sintomas relacionados a esse tipo de câncer são:

  • Edemas na face;
  • Sangramento bucal;
  • Trismo;
  • Dificuldade na mastigação e deglutição;
  • Cefaléias recorrentes;
  • Dor na mandíbula.

Apesar de ser uma condição rara ela ainda acontece, portanto é importante atentar-se aos seus sintomas para que caso seja afligido por ela você procure ajuda o mais rápido possível.

Isso se faz necessário pelo fato de que no caso de câncer, quanto mais rápido se iniciar o tratamento, maiores são as chances de cura.

Dor na mandíbula ao mastigar

A dor ao mastigar, assim como a dor perto do ouvido, normalmente são causadas pelo mesmo motivo, que é a disfunção temporomandibular.

Sendo assim, sua causa pode estar associada a diversos fatores que podem afetar o funcionamento dessa articulação, sejam eles hábitos parafuncionais, bruxismo ou outros.

Além da dor, ela ainda pode atrapalhar completamente todo o funcionamento da ATM, bem como interferir em funções essenciais executadas por ela.

dor na mandíbula impactos

Impactos

Impactos ou traumas nessa região também são responsáveis por causar bastante dor nessa região.

Esses impactos podem acabar causando trincas ou fraturas na mandíbula, o que acaba sendo motivo de dor e complicações das funções que necessitam desse osso.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são responsáveis por oferecer ao dentista a possibilidade de acompanhar o paciente e perceber qualquer indício que possa vir a se tornar uma causa para dor na mandíbula.

Por meio delas também é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e também é responsável por realizar a raspagem de tártaro.

Além disso, elas também servem para que o dentista possa orientar o paciente a respeito de bons hábitos de higiene bucal.

Essas visitas para efetuar a profilaxia devem ser realizadas 2 vezes ao ano, ou seja, num intervalo de 6 em 6 meses.

Elas também permitem que o dentista possa identificar a existência de qualquer tipo de complicação relacionada à saúde bucal e tratá-la logo em seu início.

Dessa maneira, o paciente pode resolver esses problemas o quanto antes, evitando que eles se tornem complicações mais severas e dificultem seu tratamento.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário