A dor no dente é uma situação incômoda que geralmente acontece devido a algum outro tipo de problema de saúde bucal ou trauma.
Desse modo, é importante atentar-se a esse sintoma, pois caso seja originado de algum problema de saúde bucal é importante buscar resolvê-lo o mais rápido possível.
Pois somente assim é possível evitar que eles se tornem complicações mais severas e dificultem o tratamento.
Sendo assim, confira mais sobre os principais motivos causadores da dor no dente:
Aqui você vai encontrar:
O que é dor no dente?
A dor no dente é um sintoma bastante comum em muitas pessoas, de modo que seja possível senti-la ao comer certos tipos de alimentos ou constantemente.
Ela é caracterizada pelo incômodo gerado na região do dente que geralmente é originada de outro tipo de problema.
Desse modo, é importante procurar saber o motivo da dor no dente, visto que somente o tratamento precoce pode garantir que não haja complicações do problema de saúde.
Portanto, confira abaixo os principais motivos causadores da dor no dente.
O que pode ser dor no dente?
Assim como foi citado anteriormente, a dor no dente é derivada de algum tipo de complicação bucal. Portanto, é extremamente importante saber a causa de modo que ela possa ser tratada da maneira correta antes que se torne uma complicação muito grave e complique o tratamento.
Sendo assim, confira abaixo as principais causas da dor no dente:
Sensibilidade dentária
A sensibilidade é caracterizada pela dor no dente ao consumir alimentos muito quentes ou muito frios.
Isso acontece pela diminuição do esmalte dentário, que expõe a camada da dentina. A dentina é um tecido de cor meio amarelada.
Ela também é um tecido que possui vários canais, de modo que, ao ingerir um alimento frio ou quente, gere estímulos na polpa dentária, que é a parte do dente que possui todos os os nervos e vasos sanguíneos.
Desse modo, esse estímulo à polpa dentária é a origem da dor no dente devido a sensibilidade.
Ela normalmente é causada por:
- Retração gengival: ao expor a raiz do dente, que é uma parte que não possui a camada externa de esmalte, o dente fica exposto a estímulos térmicos externos;
- Cárie: com o passar do dente a cárie corrói o esmalte dentário e deixa a dentina exposta e com isso origina a sensibilidade;
- Má-oclusão: o mau posicionamento dentário muitas vezes faz como que os dentes muitas vezes geram atritos, que acabam corroendo e destruindo a camada de esmalte, expondo a dentina;
- Alimentos e bebidas ácidas: apesar de parecerem inofensivos, seu consumo em excesso resulta na corrosão gradativa do esmalte, que por sua vez expõe a dentina, o que origina a sensibilidade;
- Refluxo gastroesofágico: é uma doença que resulta no retorno dos alimentos junto do ácido estomacal, no qual é utilizado o mesmo princípio dos alimentos ácidos.
A acidez do fluido estomacal também contribui para a corrosão do esmalte dentário e para a exposição da dentina;
- Bruxismo: compreende uma situação onde há o apertar e o ranger de dentes, na qual são responsáveis por desgastar a estrutura dentária, podendo levar ao comprometimento de toda estrutura do dente.
Desse modo, ele é responsável por desgastar os dentes e deixá-los amolecidos.
Dor no dente ao comer doce
Algumas pessoas reclamam de dor no dente ao ingerir alimentos doces, o que acaba fazendo com que elas optem por não ingerirem.
Além disso, como a dor é uma sensação única, cada paciente sente um desconforto diferente ao ingerir algum tipo de doce.
Outra curiosidade a respeito da dor no dente ao comer doce é que algumas pessoas podem senti-la já na primeira mordida enquanto algumas só sentem quando exageram.
Geralmente essa dor aparece como uma pontada e costuma durar apenas alguns segundos.
O motivo principal da dor no dente é a cárie, porém ela também pode ser causada pela sensibilidade dentária.
Desse modo, ela acontece devido a reação existente entre o açúcar do alimento doce e as bactérias que habitam no interior da boca.
Isso faz com que ao entrarem em contato, as bactérias procuram fermentar o açúcar para se alimentar, o que acaba resultando na produção de ácidos.
Quando isso ocorre e o paciente já sofre da ação de cáries, esses ácidos acabam afetando a parte do dente que está comprometida, o que resulta na liberação de ácidos sobre a dentina.
Sendo assim, esse é o motivo da dor no dente, de modo que aconteça o mesmo quando a mesma é motivada pela sensibilidade.
Dor no dente ao mastigar
A dor no dente ao mastigar pode acontecer devido a diversos motivos, desde problemas como apertar os dentes quanto complicações de saúde bucal.
Sendo assim, os principais motivos da dor no dente ao mastigar são:
- Cáries;
- Doenças periodontais;
- DTM;
- Problemas de má-oclusão;
- Bruxismo;
- Hábitos parafuncionais.
Assim como os outros problemas é importante buscar ajuda profissional, visto que apenas o profissional é capaz de determinar o tratamento necessário e executá-lo da maneira correta.
Pulpite
Também conhecida como inflamação da polpa dentária, é uma situação onde há uma inflamação no núcleo do dente.
Isso significa que há uma inflamação na parte do dente que corresponde a região onde estão situados todos os vasos sanguíneos e nervos do dente.
Geralmente esta situação está associada à cárie, ao bruxismo ou traumas na boca que afetam os dentes.
Ela também pode acontecer de modo aguda ou de modo crônico, o qual pode acontecer de três maneiras, que são a pulpite:
- Crônica ulcerativa: ocorre quando o dente sofre desgaste a ponto de expor seu núcleo;
- Crônica hiperplásica: acontece quando a polpa inflamada estimula o crescimento dos tecidos formando um pequeno tumor benigno;
- Crônica esclerosante: é a pulpite que acontece devido a idade avançada, ou seja, ocorre devido ao enfraquecimento da estrutura dentária.
Os sintomas associados a pulpite geralmente estão ligados a pulpite aguda, visto que em grande parte das vezes a pulpite crônica é assintomática.
Sendo assim, as principais causas da pulpite são:
- Cáries;
- Bruxismo;
- Idade avançada;
- Periodontite.
Abscesso
O abscesso dentário corresponde ao acúmulo de pus no interior do dente causado por uma infecção de bactérias.
Geralmente elas se infiltram no interior do dente e costumam adentrar a estrutura dentária até alcançar a raiz.
Quando alcançam a raiz do dente, elas causam a inflamação e o inchaço. Desse modo, ao ocorrer a inflamação, o inchaço acaba empurrando o acúmulo de pus para a ponta da raiz do dente, formando assim o abscesso dentário.
Os sintomas associados ao abscesso dental são:
- Sensação de dente inchado;
- Dor no dente;
- Febre;
- Inchaço.
Desse modo, caso sinta alguns dos sintomas citados acima é altamente recomendado procurar ajuda profissional.
Isso se faz necessário pois somente o dentista é capaz de identificá-lo e tratá-lo da maneira correta.
Trauma
Quando sofremos algum tipo de trauma em alguma parte do corpo, é normal que o local fique vermelho e inchado.
Essa vermelhidão e inchaço são indício do início de um processo inflamatório. Eles são resultado da tentativa do corpo de reparar os tecidos danificados.
O inchaço e a vermelhidão são consequências do aumento do fluxo sanguíneo na região, com o objetivo auxiliar na reparação.
Quando isso acontece no dente, a situação é um pouco diferente, pois ele é uma estrutura que possui paredes rígidas e não pode se expandir, portanto ele acaba criando um aumento da pressão interna dos dentes.
Além disso, como qualquer outro tipo de impacto, o trauma na boca pode causar a dor no dente devido a esse processo inflamatório.
Remédio para dor no dente
A dor no dente é uma situação um tanto quanto incômoda e o uso de alguns remédios podem aliviá-la.
Desse modo, o uso de alguns analgésicos e anti-inflamatórios são uma ótima opção para aliviar essa dor momentaneamente.
É importante lembrar que esses remédios não servem para tratar a causa da dor no dente, eles só aliviam ela.
Portanto, o uso deles não deve ser visto como uma forma de tratamento, e sim como uma forma de reduzir o incômodo, isso significa que o dentista deve ser consultado independente do remédio reduzir a dor ou não.
Bons exemplos de remédio para dor no dente são:
- Dipirona;
- Paracetamol;
- Ibuprofeno.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista garantem que ele possa identificar e tratar a dor no dente logo em seu início.
Desse modo, é possível descobrir sua causa e tratá-la antes que se torne um problema que seja que dificulte sua resolução.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e dessa maneira o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!