A endodontia é uma especialidade da odontologia responsável por cuidar da saúde da polpa dentária do paciente, tratando e prevenindo possíveis complicações.
Para saber mais a sobre a endodontia o que é continue acompanhando o artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
Endodontia o que é?
A endodontia é um ramo da odontologia responsável por tratar e prevenir complicações relacionadas com a polpa dentária.
Dessa forma, é por meio dela também é possível identificar complicações relacionadas a essa estrutura do dente do paciente.
O cuidado com esta estrutura do dente se faz importante devido ao fato de que ela é responsável pela vitalidade do dente, visto que ela compreende todos os vasos sanguíneos e nervos dentais.
Sendo assim, esta especialidade é responsável por cuidar dela, garantindo que quaisquer problemas relacionados a polpa dentária sejam tratados garantindo a integridade da estrutura do dente.
A endodontia se faz importante devido ao fato de que graças a ela não é mais necessário extrair o dente quando há algum problema na polpa dentária.
Por que a endodontia é ligada ao tratamento de cáries?
A endodontia é um ramo da odontologia que é ligado ao tratamento de cáries devido ao fato de que quando a cárie evolui, ela pode acabar atingindo a polpa dentária e por conta deste fato esta especialidade é ligada ao tratamento de cáries.
No entanto, nem sempre a cárie é tratada pela endodontia, pois em seus estágios iniciais ela atinge apenas a parte superficial dos dentes, o que faz com que ela possa ser tratada com uma simples raspagem.
Logo, para prevenir a necessidade de realizar um tratamento endodôntico, é recomendado que o paciente mantenha uma periodicidade nas visitas ao dentista para realizar a prevenção de forma adequada.
Contudo, apesar de que quando pensamos em endodontia logo lembramos das cáries, este ramo também é responsável por tratar outras complicações, como fraturas que afetam a polpa dentária.
O que é tratamento endodôntico?
O tratamento endodôntico, também conhecido como tratamento de canal, diz respeito a um procedimento onde a polpa dentária comprometida é removida e assim proporciona o alívio de sintomas relacionados a ela.
Após sua remoção, o endodontista completa o procedimento através de uma restauração, que é responsável por devolver ao dente sua forma natural, garantindo que sua estrutura funcional e estética sejam mantidas.
Além das cáries profundas, a endodontia também é responsável por tratar lesões profundas e fraturas que comprometem a polpa dentária.
Entretanto, é importante lembrar que o paciente precisa procurar tratamento o mais rápido possível, pois quanto mais cedo o tratamento se inicia, menor é a probabilidade de a condição comprometer o dente por completo, evitando a necessidade de extraí-lo.
Como é feito o tratamento de canal?
O tratamento de canal é o principal tratamento feito pela endodontia e é realizado quando há algum comprometimento significativo da polpa dentária do paciente.
Sua realização começa com a avaliação do dente do paciente e a constatação da necessidade de realizá-lo.
Após confirmada a necessidade de realizá-lo, o profissional realiza os exames necessários pré-procedimento. Assim que o paciente chega ao consultório para efetuar o tratamento, o profissional aplica uma anestesia local, que é aplicada por meio de pequenas injeções na gengiva, para que o paciente não sinta dor durante o processo.
Em seguida, o endodontista continua o procedimento com a abertura da coroa do dente seguida da remoção de todo o tecido comprometido.
Assim que a cavidade do dente se encontra livre de complicações e higienizado, o profissional procede com a realização da obturação, que consiste na selagem e preenchimento da cavidade do dente.
Para finalizar o procedimento é realizado um acabamento da coroa dental, também conhecido como restauração dentária, que consiste num processo responsável por realizar uma modelação da coroa dentária, concedendo a ela um formato funcional e esteticamente agradável.
Desta forma, após a restauração, o paciente possui um dente completamente funcional novamente e livre de sintomas derivados do comprometimento da polpa dentária.
Quanto tempo dura o tratamento de canal?
O tratamento de canal é um procedimento que geralmente dura por toda a vida do paciente, no entanto, após sua realização, as visitas ao dentista se tornam ainda mais importantes.
Isto se deve ao fato de que por meio delas o dentista será capaz de avaliar o estado do canal e também realizar tratamentos como a profilaxia, que também é responsável por promover a prevenção de complicações derivadas da má higienização dos dentes.
Quando é necessário fazer um tratamento endodôntico?
Assim como foi dito anteriormente, a endodontia é um ramo da odontologia responsável por realizar tratamentos em dentes que tiveram sua polpa comprometida.
Sendo assim, o tratamento endodôntico geralmente é realizado quando o paciente está com a polpa do dente comprometida, que geralmente ocorre em casos de cáries ou fraturas profundas.
Ele se faz necessário pois por meio dele é possível tratar complicações que afetam a polpa do dente sem a necessidade de extraí-lo.
Para realizá-lo é importante que o paciente consulte-se com um profissional ao perceber quaisquer um dos sintomas a seguir, tais como:
- Dor no dente constante ou ao mastigar algum tipo de alimento;
- Inchaço gengival próximo ao dente;
- Sensibilidade dentária.
Logo, ao ouvir o relato de quaisquer um desses sintomas o dentista irá realizar uma avaliação e exames para confirmar a necessidade ou não de um tratamento endodôntico.
Cuidados que devemos ter após realizar um tratamento endodôntico
Após a realização do tratamento endodôntico é recomendado que o paciente adote alguns cuidados para evitar o surgimento de complicações.
O principal cuidado que devemos ter tanto após quanto antes a realização deste procedimento é o de cuidar bem da higienização dos dentes, pois por meio dela é possível evitar o surgimento de infecções e complicações.
Também é muito importante que nos primeiros dias após a realização do tratamento de canal é recomendado que o paciente evite ingerir alimentos muito rígidos para evitar possíveis danos ao procedimento.
Assim como os demais cuidados, o paciente também deve manter o repouso nos primeiros dias após a realização do tratamento e utilizar os medicamentos receitados pelo dentista da forma correta.
Além disso, também é de extrema importância que o paciente realize visitas regulares ao dentista para que ele possa avaliar o estado do canal e realizar quaisquer manutenções que sejam necessárias e também fazer a profilaxia, que é a higienização dos dentes feita por um profissional.
Como evitar a necessidade de realizar um tratamento endodôntico?
Para evitar a necessidade de um tratamento de canal, é recomendado que o paciente mantenha uma alimentação saudável, evitando doces em excesso, visto que o açúcar é consumido mais rapidamente pelas bactérias, favorecendo o surgimento das cáries.
Também é importante que o paciente mantenha uma rotina de higienização adequada dos dentes, assim como a realização de visitas regulares ao dentista para realizar a profilaxia.
O paciente também deve evitar consumir cigarros, visto que seu consumo contribui para a formação de tártaros e a propagação de bactérias na superfície dos dentes.
LEIA TAMBÉM: Endodontia o que faz? Confira mais sobre essa especialidade!
Visitas regulares ao dentista
A partir das visitas regulares ao dentista garantem que o dentista possa avaliar a necessidade de realizar um tratamento endodôntico.
Desse modo, elas também permitem que ele acompanhe o tratamento e realize qualquer tipo de manutenção que seja necessária.
Por meio delas também é possível identificar e tratar a presença de problemas de saúde bucal logo em seu início.
Isso permite que eles possam ser tratados antes de se tornarem maiores complicações e seja necessário realizar tratamentos endodônticos ou até mesmo a extração.
Elas também permitem a realização de procedimentos como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
As visitas regulares também permitem ao dentista avaliar os hábitos de higiene bucal do paciente e recomendar a melhora ou adoção de novos, caso veja necessidade.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!