Assim como existem como existem escovas de dente para adultos, também existe a escova de dente infantil, que é totalmente voltada para o público infantil.
Para saber mais sobre seus tipos, como escolher a melhor e os cuidados que deve ter com ela, continue acompanhando o artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
Qual a importância de uma escova de dente infantil?
A escova de dente infantil, juntamente com a pasta de dente infantil são produtos desenvolvidos especialmente para a higienização dos dentes da criança.
Diferentemente da adulta, ela possui cerdas mais macias, que garantem que não serão causados nenhum tipo de dano aos dentes do paciente e a sua gengiva.
Além disso, as escovas infantis geralmente possuem um visual mais colorido ou com personagens em sua estrutura, fazendo com que sejam mais atraentes para as crianças.
Sua importância se deve ao fato de que ela permite que a higienização dos dentes da criança possa ser feita de forma que não prejudique suas estruturas orais.
Dessa forma, através do seu uso e da escovação correta é possível prevenir o surgimento de diversas complicações de saúde bucal que podem afetar os pequenos, como:
- Cáries;
- Mau hálito;
- Perda precoce dos dentes de leite;
- Inflamações gengivais.
Tipos de escova de dentes infantil
Atualmente é possível encontrar diferentes tipos de escova de dente infantil no mercado, com diferentes formatos, cores e funções. Sendo assim, confira quais são os principais tipos de escova de dente infantil no mercado:
Dedeira de silicone
A dedeira de silicone é a escova de dentes que deve ser utilizada para higienizar a gengiva do bebê antes do nascimento dos primeiros dentes.
Elas consistem em um pequeno acessório que possui um formato que se encaixa no dedo dos pais e pequenas cerdas de silicone em sua parte externa.
Por conta de seu material de confecção elas possibilitam a higienização da gengiva do bebê sem provocar feridas nela.
Dessa forma, elas são fundamentais no kit de higiene do bebê por serem responsáveis por prevenir o surgimento de complicações bucais nessa fase, como a cárie de mamadeira.
Convencional
A escova de dente infantil convencional é o modelo mais comum de encontrarmos em supermercados e farmácias e geralmente são coloridas ou possuem personagens em sua estrutura para ficarem mais atrativas.
Geralmente elas possuem a cabeça menor, cerdas mais macias e o cabo espesso com o objetivo de facilitar o seu manuseio pela criança.
Elétrica
A escova de dente infantil elétrica diz respeito a uma escova projetada para crianças que possui um mecanismo que faz com que suas cerdas rotacionem promovendo uma maior facilidade para higienizar os dentes.
Assim como a convencional, ela também possui cerdas mais macias e o cabo mais espesso, facilitando o seu uso, além de geralmente utilizar uma ou duas pilhas.
Esse tipo de escova tende a ser encontrada em cores bastante chamativas ou possuírem algum personagem estampado em sua estrutura.
No entanto, apesar de ser mais fácil utilizá-la, ainda é importante que os responsáveis auxiliem os pequenos a higienizar os dentes.
Formato de U
A escova de dente infantil em formato de U é uma escova que suas cerdas ficam dispostas em um semicírculo que se encaixa em uma arcada dentária da criança e escova todos os dentes desta arcada de uma vez.
Este tipo de escova ainda é relativamente nova, portanto não se sabe muito a seu respeito, sendo assim, é recomendado dar preferência às escovas convencionais ou elétricas.
Qual a melhor escova de dente infantil?
Assim como foi visto anteriormente, existem vários tipos de escova de dente para crianças, nos quais cada uma possui diferentes características.
No entanto, não há um tipo de escova de dentes melhor que outro, no entanto, elas ainda podem ser divididas em faixas etárias.
Sendo assim, a melhor escova de dente infantil é aquela que se adequa a idade da criança, como por exemplo a dedeira de silicone para crianças que ainda não possuem dentes.
Na hora de escolher a melhor escova de dentes, procure as que possuem uma idade média indicada, além de também dar preferência para as que possuem cerdas macias, cabeça menor e o cabo mais espesso.
Para garantir que irá escolher uma ótima escova de dentes, é recomendado pedir indicações para um odontopediatra, visto que ele conseguirá indicar quais são os melhores modelos e marcas.
Cuidados que devemos ter com a escova de dente
Para manter a integridade da escova de dente infantil, os responsáveis devem auxiliar a criança a ter alguns cuidados com elas, sendo os principais:
Troca da escova de dentes
É recomendado que tanto adultos quanto crianças troquem sua escova de dentes usada por uma nova a cada 3 meses, podendo ser necessário substituí-las antes desse prazo nos casos onde as cerdas se desgastaram.
Isto se deve ao fato de que com o passar do tempo as cerdas vão perdendo sua eficácia, o que faz com que seja necessário substituí-las para ter a mesma eficácia.
Higienização da escova
Após escovar os dentes, é recomendado lavar a escova com água corrente para retirar o restante de creme dental e partículas de suas cerdas e em seguida deve-se secá-las para não guardá-las molhadas.
Além disso, é importante armazená-las de forma que suas cerdas não fiquem em contato com outras superfícies ou com outra escova de dentes, visto que isso pode contribuir para a proliferação de bactérias que podem afetar a saúde bucal do paciente.
Também é importante lembrar que as escovas de dente não devem ser compartilhadas de forma alguma.
Antes de utilizá-la o paciente também deve enxaguá-la para remover os possíveis resíduos que possam ter se acumulado enquanto ela estava guardada.
Não utilize muita força para higienizar os dentes
Alguns pacientes acreditam que para limpar os dentes é necessário utilizar bastante força, no entanto, o uso de mais força não muda a eficiência da higienização.
Ademais, o uso de força excessiva também pode acabar danificando o esmalte dentário da criança, o que pode acabar causando o surgimento de complicações como a sensibilidade dentária.
Visitas regulares ao dentista
Independentemente da idade, as visitas regulares ao dentista são extremamente importantes, visto que elas são capazes de tratar e prevenir doenças bucais.
Além disso, esse acompanhamento deve-se começar desde a infância com as idas ao odontopediatra, para que ele possa auxiliar no cuidado com a saúde bucal da criança desde cedo.
Isso se faz necessário para que a criança adote bons hábitos de higiene bucal desde pequena. Desse modo, é possível prevenir problemas futuros relacionados a má higienização.
Por meio dessas visitas, é possível realizar prevenções, receber dicas de cuidados e efetuar procedimentos como a profilaxia, limpeza profissional dos dentes, que deve ser feita de 6 em 6 meses.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!