A escova de dente é um acessório fundamental para a higienização dos dentes, tanto de crianças quanto de adultos.
Sendo assim, para saber mais a respeito deste acessório tão importante na higienização bucal continue acompanhando o artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é a escova de dente?
A escova de dente é um acessório fundamental para a higienização dos dentes, que deve ser utilizado sempre que vamos higienizar os dentes.
Ela é composta por um cabo de plástico ou madeira, pequenas cerdas feitas de nylon em uma das pontas, e são responsáveis por higienizar os dentes.
Elas também podem ser encontradas em diferentes modelos, como a elétrica, a convencional, a infantil, a para aparelho e a interdental.
Geralmente elas são utilizadas juntamente com o creme dental, que é responsável por contribuir para a remoção da placa bacteriana e afins.
Para que serve a escova de dente?
A escova de dentes é utilizada para remover mecanicamente a placa bacteriana da superfície dos dentes, no entanto, seu formato acaba impedindo que ela consiga higienizar os dentes por completo.
Desse modo, para complementar seu uso, o paciente pode utilizar o fio dental, que é responsável por limpar a região entre os dentes, e o enxaguante bucal para completar a higienização.
Quais são os tipos de escova de dentes?
Quando vamos a estabelecimentos que as vendem é possível encontrar diversos tipos de escova dente, sendo que cada uma delas proporciona ao paciente diferentes vantagens.
Sendo assim, confira quais são os principais tipos e suas principais vantagens:
- Convencional
- Unitufo
- Interdental
- Escova de dente elétrica
- Infantil
- Silicone
1. Convencional
A convencional diz respeito ao modelo mais comum que é facilmente achado nos comércios.
É possível encontrar este tipo de escova em diferentes formatos, qualidades e formatos, além de ser possível escolher a dureza de suas cerdas.
No entanto, assim como dito anteriormente, ela possui diferentes formatos e tamanhos, de forma que fique à critério do paciente a respeito do uso que delas ele irá escolher.
No entanto, apesar de possuir diferentes modelos, é importante que o paciente procure optar por modelos que possuem as cerdas macias.
2. Unitufo
A unitufo diz respeito a ao modelo que possui apenas um tufo de cerdas e é responsável por higienizar regiões que a escova convencional não é capaz de alcançar.
Em sua ponta também há um ângulo que contribui para que ela possa ser utilizada da maneira correta e consiga alcançar regiões mais difíceis.
Sendo assim, seu uso não deve substituir a escova de dentes convencional nem o fio dental, mas sim complementar a higienização proporcionada por eles.
Além disso, ela também pode contribuir para a higienização de aparelhos ortodônticos, visto que ela consegue alcançar as partes do aparelho que o modelo convencional não consegue.
3. Interdental
A escova interdental consiste em um arame central que possui várias cerdas em sua extensão, semelhante a uma escova para higienizar mamadeiras.
Desse modo, ela consegue higienizar o espaço existente entre os dentes e o fio do aparelho ortodôntico com maior facilidade, prevenindo o surgimento de complicações.
4. Escova de dente elétrica
A elétrica é semelhante à convencional, no entanto possui o cabo mais espesso e suas cerdas se movimentam sozinhas a partir da ativação de seu motor.
É possível encontrá-la em seu modelo que funciona a pilhas e também o recarregável, onde ambos possuem a mesma eficiência, o que faz com que a decisão entre elas seja do paciente.
Além disso, alguns modelos possuem um temporizador embutido, que é responsável por garantir que a escovação irá durar o tempo adequado.
5. Infantil
A escova de dente infantil diz respeito a um modelo projetado para ser utilizada por crianças, desse modo, elas possuem cabos menores e mais espessos e são mais coloridas e chamativas.
Este tipo de escova é importante pois é capaz de despertar nos pequenos a vontade de higienizar os dentes, garantindo assim a prevenção de problemas como a cárie de mamadeira.
6. Silicone
A dedeira de silicone diz respeito a uma pequena escova que é semelhante a uma luva de dedo e possui pequenas cerdas de silicone.
Ela é responsável por contribuir para a higienização da boca de bebês, visto que eles ainda não possuem dentes e que as cerdas convencionais podem acabar ferindo suas gengivas.
Por que devemos escovar os dentes?
O ato de escovar os dentes é um cuidado fundamental quando falamos da higienização bucal, pois ele é um ato responsável por remover a placa bacteriana de forma mecânica da superfície dos dentes.
Apesar de a escovação não conseguir remover toda a placa bacteriana da superfície dos dentes, ela ainda é capaz de remover grande parte dela.
Dessa forma, por meio dela é possível prevenir o surgimento de diversas complicações como as cáries e as inflamações gengivais.
No entanto, apesar de a escovação ser responsável por remover grande parte da placa bacteriana, ainda é necessário utilizar o fio dental para completar a higienização.
Como escolher a melhor escova de dente?
Na hora de adquirir uma escova de dente é necessário que o paciente esteja atento a algumas características. Sendo assim, confira as principais dicas para adquirir uma boa escova de dente:
1. Atente-se ao formato
A escova de dente é um acessório indispensável para a manutenção da boa saúde bucal, visto que ela é responsável por remover grande parte da placa bacteriana de forma mecânica.
Dessa forma, é importante que o paciente esteja atento ao seu formato, dando preferência para modelos que possuem a cabeça pequena e arredondada, visto que assim ela conseguirá alcançar regiões que de outra forma não conseguiria.
2. Observe as cerdas
Durante a aquisição da escova de dente também é importante que o paciente atente-se as cerdas, visto que elas serão as principais contribuintes para se remover a placa.
Desta forma, é importante que o paciente opte por modelos que possuem cerdas macias e homogêneas para conseguir limpar adequadamente os dentes sem causar problemas.
3. Opte por um cabo adequado
Quando for decidir qual escova de dente utilizar é importante que o paciente atente-se ao cabo escolhido, pois ele deve possuir um formato ideal que possibilita realizar todos os movimentos necessários para higienizar os dentes da forma correta.
No caso da escova de dente para crianças este ponto se torna ainda mais importante, pois o fato de elas possuírem mãos menores e sua coordenação motora fina ser pouco desenvolvida acaba exigindo modelos que proporcionem uma pegada mais confortável.
Visitas regulares ao dentista
Independentemente da idade, as visitas regulares ao dentista são extremamente importantes, visto que elas são capazes de tratar e prevenir doenças bucais.
Além disso, esse acompanhamento deve-se começar desde a infância com as idas ao odontopediatra, para que ele possa auxiliar no cuidado com a saúde bucal da criança desde cedo.
Isso se faz necessário para que a criança adote bons hábitos de higiene bucal desde pequena. Desse modo, é possível prevenir problemas futuros relacionados a má higienização.
Por meio dessas visitas, é possível realizar prevenções, receber dicas de cuidados e efetuar procedimentos como a profilaxia, limpeza profissional dos dentes, que deve ser feita de 6 em 6 meses.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!