Especialidades

Extração de siso é o nome dado ao processo de remoção do terceiro molar, também chamado de dente do siso ou dente do juízo.

Esse procedimento costuma ser feito por quase todas as pessoas, podendo ser realizado até antes mesmo do nascimento do siso.

Sendo assim, confira mais a respeito da extração de siso no artigo abaixo:

O que é o dente do siso?

O dente do siso, também conhecido como terceiro molar, dente queiro e até mesmo como dente do juízo, é o último dente da arcada dentária a nascer.

Geralmente possuímos 4 dentes do siso, sendo que 2 pertencem a arcada superior e 2 a arcada inferior, ficando cada um em uma das pontas da arcada dentária.

Ele costuma nascer após todos os dentes da arcada dentária assumirem sua posição final, o que na maioria das vezes faz com que ele não tenha espaço o suficiente para nascer.

Essa falta de espaço por muitas vezes pode acabar gerando problemas durante seu nascimento, o que faz com que muitos dentistas optem por extraí-los.

Além disso, se até os 18 anos o siso não apresentar nenhum sinal de seu nascimento, é importante buscar ajuda profissional para que ele possa avaliar a razão de o siso não ter começado a nascer.

Dessa maneira, caso até os 18 anos ele ainda não tenha dado sinais de seu nascimento, há a chance de o paciente não possuí-los ou de eles estarem deitados, o que por sua vez pode ocasionar problemas relacionados ao desalinhamento dos outros dentes.

por que o siso é extraído

Por que o siso é extraído?

Na maioria dos casos a extração de siso é um procedimento necessário para evitar maiores complicações relacionadas ao seu nascimento.

Desse modo, as complicações relacionadas ao nascimento do siso são:

Desalinhamento dentário

O desalinhamento dentário é um dos problemas mais comuns derivados do nascimento do dente do siso e na maioria das vezes é o principal motivo que leva a sua extração.

Isso acontece pelo fato de que quando chega a época do siso nascer, todos os outros dentes já estão em sua posição definitiva e acabam não deixando espaço para o nascimento dele.

Desse modo, ao nascer muitas vezes ele acaba interferindo no posicionamento dos outros dentes, fazendo com que eles se desalinhem devido a tentativa do siso de abrir espaço para ele.

Além disso, outro motivo pelo qual ocorre o desalinhamento provocado pelo siso é quando ele se encontra deitado na arcada.

Quando isso acontece, mesmo que haja espaço para ele na hora de seu nascimento, ele acaba empurrando os outros dentes e também causando o desalinhamento dentário.

Portanto, visando evitar esses problemas, o siso é removido antes mesmo de começar a causar os sintomas de seu nascimento.

Pericoronarite

A pericoronarite é uma inflamação de um pequeno pedaço de gengiva ao redor do dente, e que apesar de poder ocorrer em todos os dentes, é mais comum de acontecer no terceiro molar.

Essa inflamação acaba dificultando a higienização pelo fato de causar dores durante a higienização, o que por sua vez contribui para o acúmulo de partículas e pode levar a uma infecção pericoronária.

Sendo assim, é importante tratá-la porque quando ela se desenvolve para uma infecção ela pode se tornar uma complicação grave e levar ao comprometimento de estruturas adjacentes.

Dente do siso incluso

A inclusão do dente do siso é uma condição onde o siso não nasce por completo ou simplesmente não nasce.

Na maioria das vezes, isso ocorre devido ao fato de o siso se encontrar deitado, o que também acaba fazendo com que ele entre em contato com o dente adjacente.

Sendo assim, grande parte das vezes esse contato pode gerar problemas como cáries, reabsorção da raiz do dente adjacente e também pode acontecer a formação de cistos devido ao dente incluso.

Quanto tempo demora para cicatrizar extração de dente siso?

Após a cirurgia, geralmente é recomendado que o paciente retorne ao consultório mais ou menos 1 semana após a cirurgia para a remoção dos pontos.

Portanto, após 1 semana, o dente geralmente se encontra cicatrizado, porém apesar de já estar sem os pontos, é comum que a região permaneça sensível por um certo período de tempo após a remoção dos pontos.

Cuidados que devemos ter após extrair o siso

A extração de siso é um procedimento bastante simples que geralmente é realizado dentro do período de uma hora.

Porém, apesar de se tratar de um procedimento simples, é necessário ter alguns cuidados para garantir que ocorra tudo bem com  a cicatrização.

Portanto, os cuidados que devemos ter durante pós-operatório do siso são:

• Repouso, apesar de se tratar de um procedimento simples, é recomendado que o paciente evite fazer esforços, principalmente durante as primeiras 24 horas, para evitar sangramentos e inchaços;
  • Utilizar uma compressa gelada no local, a compressa fria é importante para controlar a dilatação dos vasos sanguíneos na região. Sendo assim, normalmente ela ajuda a reduzir sangramentos, inchaços e dores;
  • Evite bochechos e movimentos de sucção, isso se faz necessário para evitar o esforço dos músculos da região. Dessa maneira, ao evitar esses esforços, o paciente consegue evitar sangramentos e dor causadas por esses esforços;
  • Escove os dentes com cuidado, isso é necessário para evitar movimentos bruscos com a escova sobre a região operada. Porém, é importante que o paciente não deixe de higienizar a região para evitar infecções derivadas do acúmulo de bactérias;
  • Opte por alimentos frios e macios, isso é necessário para que o paciente possa evite esforços para mastigar. Também é importante evitar alimentos e bebidas ácidas para evitar processos inflamatórios;
  • Tome os medicamentos receitados pelo dentista, afinal o consumo dos anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos são importantes para evitar inflamações e infecções da região;
  • Procure falar menos durante os primeiros dias, pois o ato de falar exige o esforço dos músculos da boca, o que pode acabar ocasionando no inchaço e dor na região da cirurgia.

Extração de siso preço

A extração de siso não possui um preço fixo, o que significa que ele pode variar de localidade para localidade, e também pode ser afetado pela clínica e profissionais escolhidos.

Portanto, só é possível supor um valor médio do procedimento, e esse valor médio pode variar para cima ou para baixo, e também pode ser reduzido caso o paciente possua um plano odontológico.

Desse modo, a extração de siso costuma ter um valor médio de R$ 100 (cem reais) a R$ 300 (trezentos reais), podendo variar de acordo com o local, clínica e profissional escolhido.

Através das visitas regulares o dentista pode acompanhar o paciente e atentar-se ao nascimento do siso e desse modo ele pode recomendar a extração de siso.

Além disso, o retorno após a remoção do siso também é importante para que o dentista possa avaliar o processo de cicatrização da exodontia.

Por meio delas também é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e também é responsável por realizar a raspagem de tártaro.

Além disso, elas também servem para que o dentista possa orientar o paciente a respeito de bons hábitos de higiene bucal.

Essas visitas para efetuar a profilaxia devem ser realizadas 2 vezes ao ano, ou seja, num intervalo de 6 em 6 meses.

Elas também permitem que o dentista possa identificar a existência de qualquer tipo de complicação relacionada à saúde bucal e tratá-la logo em seu início.

Dessa maneira, o paciente pode resolver esses problemas o quanto antes, evitando que eles se tornem complicações mais severas e dificultem seu tratamento.

2 Comentários para “Extração de siso: quando fazer, cuidados e recuperação!