Especialidades

As facetas de porcelana são uma das principais soluções para quem deseja ter o sorriso dos sonhos.

Você sabe o que são as facetas de porcelana? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre elas:

O que são facetas de porcelana?

O procedimento de colocação das facetas de porcelana é um dos mais requisitados nos consultórios odontológicos.

As facetas dentárias de porcelana são próteses finas que são usadas para cobrir os dentes para solucionar problemas quanto a coloração, tamanho e formato. Além das facetas de porcelana, existem ainda as facetas de resina, mas que apresentam algumas desvantagens em comparação.

As facetas dentárias podem ser indicadas para a correção de problemas como espaçamento avantajado entre os dentes (diastemas), mudanças de coloração, recuperação de dentes fraturados, tamanho desproporcional dos dentes do arco dentário.

O resultado é um sorriso mais alinhado, nivelado, harmônico e mais bonito.

Facetas de porcelana antes e depois, quais são os seus benefícios

Facetas de porcelana antes e depois, quais são os seus benefícios?

As facetas de porcelana são capazes de trazer uma série de benefícios, não só a estética, mas também quanto ao funcional e a saúde bucal.

Após a colocação dessas películas é perceptível a melhora da qualidade de vida e muitas vezes da fala e da mastigação.

Também é perceptível a considerável melhora da autoestima e da autoconfiança, que se vê livre de suas inseguranças quanto ao sorriso.

Como funciona a colocação das facetas de porcelana?

Antes da colocação das facetas é feita uma sessão prévia, em que o dentista especialista avaliará a condição clínica e da saúde bucal do paciente. Aqui se levará em conta se o paciente tem indicação para a coloração das facetas de porcelana, se é a melhor opção e se não será necessário nenhum outro tratamento prévio, como o de canal e a raspagem de tártaro.

Depois da consulta inicial e da realização dos possíveis tratamentos prévios necessários, o dentista iniciará o planejamento do procedimento. Dessa forma, será feito um alinhamento de expectativas com o paciente para com a tonalidade demais características da prótese fina.

Caso o paciente opte por uma coloração mais clara do que a dos dentes naturais, será encaminhado para algumas sessões de clareamento. Isso para proporcionar uma melhor estética do sorriso, não havendo contraste entre os dentes e as facetas.

Feito isso se pode ter início o processo de moldagem dos dentes, em que o profissional irá utilizar um material específico para ser feita a cópia das estruturas dentárias. O molde é enviado para um laboratório em que será planejado as facetas em conjunto ao odontologista.

O dentista então receberá com um enceramento diagnóstico, um modelo de gesso da sua arcada dentária, que terá uma simulação em cera de como ficará o sorriso após o tratamento.

O paciente então irá fazer a aprovação ou pedir que sejam feitas algumas mudanças. Deve-se ter em mente que após a confecção das facetas, solicitações de ajustes não serão mais possíveis, então é necessário se certificar se a coloração, o tamanho e o formato dos dentes estão de acordo com a sua expectativa.

Para a colocação das facetas de porcelana é necessário que seja feito o desgaste dos dentes, mesmo que mínimo. O desgaste, por sua vez, é necessário para garantir o melhor encaixe e fixação das películas. Contudo, uma vez que o tratamento é guiado por um bom planejamento, com a boa condição dos dentes, o desgaste não é grande.

O processo de preparação e cimentação das facetas é indolor, já que previamente é feita a aplicação de anestesia local. Todo o tratamento tende a durar por volta de 2 semanas.

Quanto tempo as facetas de porcelana duram?

As facetas de porcelana duram por volta de 10 anos.

A aplicação das facetas é feita com uma cola potente, contudo, a sua boa duração irá depender dos cuidados necessários, da adesão de maus hábitos e da manutenção das visitas regulares ao dentista.

Quais são os cuidados com as facetas de porcelana?

Ao contrário do que muitos pensam, mesmo que de certa forma as facetas de porcelana cobrem os dentes, manter os bons cuidados quanto a alimentação e higienização ainda são necessários, tanto para a saúde dos dentes, quanto para a manutenção do bom estado das facetas.

Quanto à alimentação é necessário levar em conta algumas restrições. Evitar alimentos e bebidas condimentados, muito açucarados e grudentos pode evitar a formação de manchas nos dentes e o acúmulo de resíduos, levando a formação de placas bacterianas e seus problemas bucais resultantes. Beber água após ingerir alimentos bem pigmentados pode prevenir as mudanças de cores.

Alimentos podem danificar as facetas, também estando entre as restrições.

A higiene bucal deve ser completa e adequada, considerando uma escovação precisa, a passagem do fio dental e o bochecho com um antisséptico bucal sem álcool.

A escovação deve ser feita ao menos 2 ou 3 vezes ao dia, sendo ao menos uma acompanhada pelo uso do fio dental. Buscando completar a passagem do fio, pode ser indicado o uso de uma escova interdental, removendo as impurezas deixadas entre as paredes dos dentes.

O bochecho com o enxaguante bucal deve ser feito segundo as orientações do dentista, devendo durar ao menos 30 segundos para remover as impurezas e o excesso de bactérias deixadas na boca.

Diante do escurecimento perceptível dos dentes, o paciente pode se submeter novamente ao procedimento de clareamento.

Para manter a boa estrutura das facetas também é necessário controlar hábitos parafuncionais como roer os dentes, unhas e morder objetos.

Caso se note a presença de fissuras ou alterações de cor, o dentista deve ser contatado para que haja os cuidados para a manutenção das facetas, evitando complicações futuras.

Facetas de porcelana ou de resina, qual a melhor opção?

A seleção do melhor tipo de faceta dentária para você irá depender da percepção e da análise do dentista.

Contudo, as facetas de porcelana possuem vantagens em relação às facetas de resina. Em comparação, as facetas de porcelana são mais resistentes, duráveis, resistentes à mancha e melhor fixadas em relação às de resina. Além disso, as facetas de porcelana podem ser reparadas em caso de prejuízos e as resinas devem ser substituídas.

Em contraponto, necessitam mais de uma sessão para o paciente enfim se submeter a sua colocação, requerendo molde e ajustes provisórios.

Por fim, balanceando as vantagens e desvantagens, as facetas de porcelana possuem um valor de mercado superior às de resina.

Quanto custa as facetas de porcelana

Quanto custa as facetas de porcelana?

O valor das facetas de porcelana é bem variável quanto à localização, ao dentista e à clínica escolhida.

A média de preço da faceta dentária de porcelana é de R$ 1.400 (mil e quatrocentos reais) a R$ 2.000 (dois mil reais).

Visitas regulares ao dentista

Independente da escolha, as visitas ao dentista devem ter sua periodicidade mantida para evitar danos não só as facetas, mas também aos dentes naturais.

Mesmo sendo considerada uma capa de proteção, essas próteses finas não são capazes de impedir a proliferação de bactérias e as suas complicações. 

Assim sendo, cabe ao dentista dar orientações e recomendações quanto a adesão de bons hábitos, evitando problemas bucais que possam impactar na saúde bucal e no estado das facetas.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

2 Comentários para “Facetas de porcelana: o que é, como funciona e quanto custa

  • Simara vieira

    Então facetas e lentes de contato são procedimentos diferentes? Se sim, qual é o mais indicado? Os dentes naturais sofrerão algum dano?

    Responder
    • DentalVidas

      Olá Simara,
      Sim, as facetas dentárias e lentes de contato dental são diferentes. As lentes são mais finas e resistentes se comparadas as facetas, além de ter uma vida útil maior. Com questão ao que é mais indicado para você, o melhor a se fazer é ir a um dentista especialista para que ele possa avaliar e lhe apresentar a melhor opção, pois cada caso é um caso. Sobre o desgaste sofrido no dente para a aplicação da lente de contato dental é mínimo ou nenhum. Já no caso da faceta o desgaste é maior.

      Responder

Deixe seu comentário