Faceta

Facetas de resina antes e depois, veja como ela pode ser capaz de proporcionar uma série de benefícios para a saúde de sua boca. Veja aqui quais são as principais vantagens que as facetas de resina é capaz de trazer para a saúde bucal:

O que são facetas de resina?

Um dos principais desejos que se tem quanto à saúde bucal é um sorriso mais branco e mais bonito. Para alcançar esses benefícios, existem uma série de procedimentos na odontologia que podem fazer com que esse sonho seja possível.

Um desses procedimentos é a colocação de facetas de resina, que são capazes de devolver harmonia ao sorriso e uma melhor autoestima ao paciente.

As facetas de resina se tratam de próteses finas que são usadas para cobrir os dentes e corrigir imperfeições quanto a coloração, formato e espessura. São as indicações para cobrir imperfeições como dentes amarelados, desgastados ou muito pequenos.

As facetas dentárias podem ser tanto de porcelana quanto de resina, contudo, as de resina são de uso mais comum, já que proporcionam um efeito estético satisfatório por um custo aquisitivo mais em conta.

Além desses dois tipos de modelo, as facetas disputam lugar com as lentes de contato dental, contudo, podem requerer o desgaste mínimo dos dentes graças a sua maior espessura.

Facetas de resina antes e depois

Facetas de resina antes e depois, quais são os seus benefícios?

Por serem utilizadas para reparação do sorriso e de suas imperfeições, a colocação das facetas de resina é uma grande aliada da melhora da autoestima e da autoconfiança.

Com um sorriso mais branco, alinhado e harmônico, o paciente se sente mais motivado a sorrir. O procedimento é minimamente invasivo e não danifica os dentes.

Na maioria das vezes, o procedimento atua como restauração dentária, na reparação de parte da estrutura dental perdida, seja por desgaste (bruxismo), cárie ou trauma, isso além das típicas correções de cores, tamanhos e formatos desproporcionais.

Particularmente, a resina é um ótimo material para a solução de problemas comuns como diastemas, dentes quebrados, manchados e desalinhados. A aplicação normalmente não requer o desgaste prévio dos dentes, utilizando apenas um agente ácido para a fixação.

Outra indicação das facetas são dentes com restaurações em excesso, que acabam por comprometer a estética do sorriso, proporcionando um sorriso mais amarelado e com um aspecto “mais antigo”. Também é a solução para reparos rápidos nos dentes, proporcionando uma melhor aparência.

antes e depois facetas de resina

Quando as facetas de resina são contraindicadas?

As facetas de resina, assim como demais procedimentos odontológicos, possuem algumas contraindicações.

Antes do paciente ser encaminhado para o procedimento, o dentista encaminha o paciente para exames clínicos e de imagem, buscando identificar problemas em sua fase inicial e tratá-los antes de cobrir a arcada dentária com as facetas dentárias.

Pessoas que sofrem de cárie dentária, gengivite e periodontite devem ter os seus problemas tratados antes das películas serem coladas.

Casos de Bruxismo severo também são uma das contraindicações para quem deseja renovar o sorriso por esse procedimento. Nessas situações, a contraindicação se justifica pelo fato do ranger de dentes danificar a estrutura.

Grandes problemas relacionados ao formato e a coloração dos sorrisos são contraindicações importantes, já que esse procedimento pode não trazer os resultados almejados e não ser a melhor indicação.

Problemas ortodônticos devem ser tratados antes da aplicação.

Por fim, dentes escurecidos resultante de tratamento de canal não podem se submeter a colocação de facetas dentárias, sendo o clareamento dentário a melhor opção.

Facetas de resina, quanto custa?

Como dito, as facetas de resina tendem a ser mais em conta do que as de porcelana, que além de uma maior fidelidade a estrutura dental possui uma maior durabilidade. Contudo, as facetas de resina também são capazes de proporcionar resultados satisfatórios.

Pessoas que são indicadas pelo dentista ao uso de facetas de porcelana não devem se submeter ao uso da feita em resina, ou o contrário, já que envolve os fatores específicos do caso.

Em média, as facetas de resina ficam em R$200 (duzentos reais) e R$700 (setecentos reais) cada peça. Tenha em mente que por ser menos resistente as facetas de resina tendem a ser trocadas regularmente, podendo durar de 5 a 10 anos.

Como cuidar das facetas de resina?

Buscando um melhor tempo de duração das facetas de resina, é necessário seguir as orientações do dentista para manter os benefícios característicos do tratamento.

Entre os cuidados necessários estão:

  • Boa higiene bucal – boa escovação, passagem de fio dental e bochecho com enxaguante sem álcool;
  • Usar escova de cerdas macias (trocar de 3 em 3 meses);
  • Evitar alimentos muito condimentados e muito cítricos, se for o caso ingerir água logo em seguida;
  • Controlar hábitos parafuncionais – como roer unhas e morder objetos;
  • Usar placas miorrelaxantes em caso de bruxismo;
  • Não fumar;
  • Visitas regulares ao dentista – ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).

Não hesite em visitar o seu dentista na percepção de algum prejuízo na estrutura da faceta e de alteração na cor, já que fissuras e rachaduras na estrutura podem permitir a entrada de resíduos, o aparecimento de cáries e outros problemas no dente.

Diante de manchas e da perda de brilho, o dentista pode fazer o polimento anual das facetas, renovando os seus benefícios estéticos.

Visitas regulares ao dentista

Independente da escolha, as visitas ao dentista devem ter sua periodicidade mantida para evitar danos não só as facetas, mas também aos dentes naturais.

Mesmo sendo considerada uma capa de proteção, essas próteses finas não são capazes de impedir a proliferação de bactérias e as suas complicações. 

Assim sendo, cabe ao dentista dar orientações e recomendações quanto a adesão de bons hábitos, evitando problemas bucais que possam impactar na saúde bucal e no estado das facetas.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário