A ferida na língua é uma condição que pode ser causada por diversos fatores que podem ser desde impactos até doenças na língua.

Existem casos de feridas na língua nos quais não geram nenhuma complicação, assim como também existem casos que devem ser tratados o mais rápido possível para evitar complicações.

Sendo assim, confira o artigo abaixo sobre o que pode causar a ferida na língua e como tratá-la:

ferida na língua o que pode ser

Ferida na língua o que pode ser?

A ferida na língua pode ser causada por diversos motivos, sendo alguns deles complicações preocupantes.

Essa ferida pode acabar causando desconforto e dor ao falar e mastigar, além de outros sintomas dependendo de qual sua causa.

Portanto, para saber mais a respeito da ferida na língua, confira suas principais causas:

Afta

A afta, que também é chamada de úlcera oral, é uma condição que causa pequenas feridas na mucosa oral, ou seja, pode afetar as bochechas, as gengivas e a língua.

Ela se trata de pequenas úlceras orais que podem ter até 1 cm de diâmetro, possui uma coloração esbranquiçada e o entorno dessa ferida é avermelhado.

Essa condição pode causar:

• Ardência;
  • Dor;
  • Incômodo ao falar e comer.

A afta é uma condição que pode surgir em qualquer idade, desde bebês até em pessoas com a idade mais avançada. Além disso, ela não possui uma causa específica, sendo assim geralmente ela é causada por:

• Impactos;
  • Consumo excessivo de alimentos ácidos;
  • Déficit vitamínico;
  • Reação alérgica a determinados alimentos;
  • Alterações emocionais;
  • Doenças autoimunes.

Além disso, ela também pode ser uma condição recorrente quando sistema imunológico se encontra defasado e nesse caso ela é chamada de EAR (Estomatite Aftosa Recorrente).

As aftas também podem estar ligadas a fatores genéticos, visto que 30% das pessoas que sofrem dessa condição possuem casos na família.

Herpes

A herpes labial, também chamada de estomatite herpética, é causada pelo vírus herpes simples 1.

Essa condição é conhecida por causar algumas feridas na língua, lábios e outras mucosas bucais.

Além disso, a herpes na língua pode causar:

• Pequenas bolhas no interior da boca que ao estourarem formam pequenas úlceras que duram até 2 semanas;
  • Saburra lingual;
  • Indisposição;
  • Febre;
  • Dores no corpo e de cabeça;
  • Perda de apetite;
  • Incômodo ao se alimentar;
  • Sialorreia;
  • Sangramento gengival.

Além disso, nem sempre o fato de estar contaminado significa que o paciente apresentará sintomas da herpes, isso ocorre por conta de que algumas vezes o vírus se encontra incubado.

Essa condição é causada por um vírus, portanto, ela é transmitida de pessoa para pessoa pelo contato direto, seja por meio de beijos, espirros, tosse ou compartilhamento de objetos.

A herpes é uma doença que não possui cura, porém ela pode ser controlada através da utilização de alguns medicamentos.

Língua rachada

A língua rachada é uma condição na qual surgem diversos cortes na língua, ou seja, é uma condição caracterizada pela presença de múltiplas feridas na língua.

Geralmente, a língua rachada não possui uma causa específica, porém geralmente está associada a algumas síndromes, como a de Sjögren ou a de Melkersson-Rosenthal, e também à má higienização da boca.

Sendo assim, para se prevenir essa condição é importante que o paciente mantenha uma boa higienização oral.

Candidíase oral

A candidíase oral é causada pelo acúmulo de um fungo chamado Candida albicans na boca e normalmente afeta pacientes que estão com o sistema imunológico defasado.

Normalmente essa condição causa:

• Formação de uma camada branca na boca;
  • Surgimento de aftas nas mucosas bucais;
  • Dor ou ardência nas regiões afetadas.

Geralmente suas causas estão associadas a doenças autoimunes, xerostomia, alto consumo de carboidratos, certos medicamentos, consumo de drogas e cigarros.

A candidíase costuma sumir num período de até 1 semana, com o uso de antifúngicos. Porém, durante o tratamento também é importante cuidar bem da higiene bucal a fim de evitar a contaminação por novas doenças da língua.

Através das visitas regulares ao dentista, o profissional pode realizar o devido acompanhamento odontológico e também descobrir o motivo de qualquer ferida na língua que venha a surgir, e também garante que o dentista possa avaliar e recomendar o melhor tratamento para a determinada ferida na língua.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.