As feridas no céu da boca, correspondem a lesões que se encontram no interior da boca e ficam localizadas no palato.

Desse modo, ela causa bastante desconforto, podendo em alguns casos atrapalhar até mesmo o apetite do paciente.

Elas podem ter várias causas, dentre as quais serão citadas no texto a seguir. Confira mais a respeito das feridas no céu da boca:

ceu da boca ferido

O que é ter o céu da boca ferido?

As feridas no céu da boca podem causar bastante dor e desconforto, podendo levar o paciente até mesmo a perder o apetite.

Além disso, elas podem ter várias causas, podendo ser causadas por doenças, por alimentos duros, quentes ou com quinas.

Por conta disso, elas podem ter as mais diversas causas, sejam elas doenças ou não. Portanto, confira mais a respeito do que podem ser as feridas no céu da boca.

O que pode ser ferida no céu da boca?

Assim como dito anteriormente, as feridas no céu da boca podem ser causadas por diversos fatores que podem ser tanto doenças quanto lesões mecânicas.

Desse modo, as principais causas das feridas no céu da boca são:

Úlceras bucais

Também conhecidas como aftas ou estomatite aftosa, as úlceras bucais podem provocar feridas no céu da boca.

Além do céu da boca, as aftas podem atingir qualquer região da mucosa bucal, como por exemplo, a língua, gengivas e até mesmo a garganta.

Quando o paciente possui alguma afta é comum que haja desconforto devido a ardência ou até mesmo dor.

Desse modo, o incômodo gerado pelas aftas pode variar de acordo com o número de aftas presentes na boca do paciente, visto que ele pode ser afetado por uma ou várias.

Além disso, elas também podem acontecer devido a outras doenças, como por exemplo a amigdalite, que é reconhecida por “estourar” toda a boca.

Sendo assim, muitas vezes a afta é responsável por afetar o apetite do paciente, visto que o desconforto gerado por sua presença. Esse desconforto se intensifica ao ingerir alimentos ácidos.

Não há um exame clínico que possa identificar o surgimento desse problema, porém, ele é problema que é  possível de ser identificado pelo próprio paciente.

As aftas geralmente somem naturalmente dentro de um período de duas semanas, portanto, caso elas continuem mesmo após esse período deve-se buscar ajuda profissional.

Mucocele

Também conhecida como cisto benigno, que surge no interior da boca, podendo aparecer na boca, língua, bochecha ou céu da boca.

A mucocele pode acontecer devido a algum impacto, hábitos disfuncionais como ficar mordendo repetitivamente os lábios e bochechas ou acúmulo de líquido de alguma glândula salivar.

Ela pode ter até 3 centímetros de diâmetro e pode ou não vir acompanhada de feridas no céu da boca ou outra região a qual ela tenha afetado.

Essa condição não é contagiosa e assim como a afta ela regride naturalmente, ou seja, ela se cura sozinha, porém em alguns casos o paciente pode optar por pedir que o dentista realize uma pequena cirurgia que é feita para removê-la.

Esse tipo de condição geralmente acontece devido a:

• Mordidas e sucção dos lábios;
  • Impactos na região bucal.

Queimaduras

As queimaduras são uma das causas mais comuns de feridas no céu da boca, e todas as pessoas estão sujeitas a elas.

Isso significa que qualquer tipo de pessoa está sujeita a queimar a boca com algum alimento ou bebida mais quentes.

Porém, esse tipo de feridas no céu da boca não necessitam de medicamentos, visto que geralmente a recuperação desse tipo de ferimento acontece num período de até uma semana.

Para auxiliar no processo de recuperação pode-se consumir alimentos mais moles ou pastosos e frios, além disso eles também auxiliam no alívio do desconforto.

Câncer bucal

Apesar de a maioria das feridas na boca serem sintomas de situações inofensivas, como aftas, queimaduras ou até mesmo impactos, em alguns casos elas podem ser mais que isso.

Portanto, caso apareça algumas feridas no céu da boca que não cicatrizam mesmo após um período de duas semanas, que é o tempo médio de recuperação das lesões bucais, deve procurar auxílio profissional.

Portanto, existe a possibilidade de ela ser derivada de um câncer bucal. Caso seja constatado o câncer bucal, o tratamento deve-se iniciar o tratamento de forma adequada o mais rápido possível para que as chances de cura sejam maiores.

Desse modo, para qualquer tipo de ferimentos que demoram mais de duas semanas para cicatrizar deve-se buscar ajuda médica, visto que ela é necessária para identificar e tratar o câncer oral.

ferida no ceu da boca como tratar

Ferida no céu da boca como tratar

Não há como escolher apenas um tipo de tratamento que valha para todos os tipos de complicação, porém quase todos eles somem com o tempo, que geralmente varia até 2 semanas.

Desse modo, a melhor maneira é consumir bebidas e alimentos frios e macios que auxiliam na cicatrização e na redução do inchaço.

Além disso, caso as feridas no céu da boca não desapareçam ou apresentem sinais de melhora após passado um período que corresponderia ao tempo de cicatrização da lesão, recomenda-se procurar ajuda profissional.

Isso se faz necessário devido ao fato de que essas lesões no palato podem estar associadas ao câncer bucal.

Esse é o motivo da identificação precoce ser tão importante, pois graças a ela as taxas de sucesso na cura do câncer são aumentadas.

As visitas regulares ao dentista garantem que ele possa identificar e tratar as feridas no céu da boca logo em seu início.

Desse modo, é possível descobrir sua causa e tratá-la antes que se torne um problema que seja impossível resolver.

Por meio delas o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e dessa maneira o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.