O freio lingual é extremamente importante para ações como alimentação, fala e sucção serem realizadas de forma regular. Quando há a presença de freio lingual alterado, essas ações podem ser diretamente prejudicadas.
Saiba o que é freio lingual e o que causa as alterações dessa estrutura no texto a seguir:
Aqui você vai encontrar:
O que é freio lingual?
Também conhecido como frênulo lingual, o freio lingual é uma membrana fina mucosa localizada no inferior da língua, ligando a mesma no assoalho da cavidade oral.
Na lateral de cada base dessa estrutura é possível encontrar uma pequena papila sublingual, responsáveis pela liberação de saliva, e dentro de cada uma delas está presente o ducto submandibular, responsáveis pelo transporte da saliva até a cavidade oral.
Quando uma pequena parte do tecido embrionário não passa pela morte celular e se fixa no ventre da língua, podem ocorrer alterações no freio lingual, como a anquiloglossia, popularmente conhecida como “língua presa” ou anquiloglossia, situação que pode prejudicar atividades como alimentação, fala e sucção, ação extremamente importante na amamentação.
Sinais de freio lingual curto
Existem algumas maneiras de identificar anormalidades no freio lingual do bebê. Atente-se e busque auxílio de um profissional caso aconteçam situações como:
- Lactantes sentirem dor no mamilo ao amamentar
- Ferimentos ou inflamações mamárias
- Retenção de leite no ducto mamário
- Bebê com sintomas de gases e vômito
- Bebê sempre abaixo do peso ideal
O tratamento precoce é importante para corrigir os problemas e proteger a criança de um mau desenvolvimento das arcadas dentárias, consequentemente interferindo em seu cotidiano e qualidade de vida.
O que pode causar o surgimento do freio lingual curto?
Não há causas específicas para a situação, mas o predomínio das ocorrências está em pessoas do sexo masculino e que possuem predisposição genética (ou seja, já tiveram casos na família).
Além disso, bebês prematuros também apresentam riscos maiores de serem acometidos por essa condição.
Diagnóstico: como identificar freio lingual curto?
Atualmente, todos os hospitais e maternidades, por lei, devem realizar o chamado “Teste da Linguinha” nos bebês recém-nascidos, com o intuito do diagnóstico precoce da doença.
Além disso, é importante se atentar aos sinais citados acima, além das possíveis dificuldades de falar e realizar a higiene bucal. Caso suspeite de irregularidades no freio lingual em bebês ou crianças, procure um profissional da saúde.
Nos adultos, o diagnóstico é realizado através da avaliação da fala, mastigação e deglutição.
Qual a importância do tratamento precoce das irregularidades no freio lingual?
Em casos mais leves de língua presa, o freio lingual posterior pode se soltar sozinho. Mas jamais faça esse diagnóstico por conta própria!
Sempre deve ser realizada uma avaliação médica quando houverem sinais de língua presa, para que o tratamento seja realizado da forma mais precoce possível, garantindo a qualidade de vida da criança.
Quais são as opções de tratamento para condições de freio lingual preso?
O tratamento ideal para a anquiloglossia será direcionado após avaliação da gravidade e sintomas apresentados.
Geralmente, os bebês podem passar por um procedimento cirúrgico chamado de frenotomia ou frenectomia, que tem como objetivo cortar o freio da língua para garantir a mobilidade regular.
Já os adultos podem realizar tratamentos como terapia da fala, exercícios de mobilidade da língua, e em casos muito agravantes, poderá ser realizada cirurgia para liberar o freio lingual.
Quais são os riscos de não tratar a condição de freio lingual preso?
Tratar essa condição de forma precoce pode prevenir problemas futuros e garantir a qualidade de vida do portador.
Mas, caso essa condição não for tratada, o paciente pode apresentar problemas que iniciam na infância e perduram ao longo de sua vida, como por exemplo:
-
Amamentação:
O problema na sucção causada pela língua presa atrapalha na alimentação do recém-nascido, provocando desnutrição do bebê devido dificuldades para se alimentar, além de ferir os mamilos da mãe.
-
Desenvolvimento da fala:
A língua presa dificulta a fala das crianças, sendo necessário acompanhamento de um fonoaudiólogo, até mesmo depois da correção cirúrgica.
-
Alimentação:
Essa condição pode causa desconforto na mastigação do portador, inclusive dores.
-
Higiene bucal:
A língua presa dificulta a realização da higiene bucal, deixando as pessoas mais propensas a serem acometidas por cáries e outras infecções, amplificando a gravidade dos problemas e afetando a saúde bucal.
Quanto custa a cirurgia de freio lingual?
Não há como definir o valor da cirurgia do freio lingual, uma vez que será definido pela técnica realizada, e uma consulta com um odontologista de confiança pode ser fundamental para avaliar as condições do freio lingual.
Porém, podemos afirmar que os valores são relativamente baixos.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são decisivas para a manutenção dos cuidados bucais. Isso porque é pelas visitas ao consultório que o paciente tem acesso aos benefícios de tratamentos como a profilaxia (limpeza profissional) e outras necessidades.
É também por essa periodicidade que o dentista consegue avaliar o estado da dentição, detectar e tratar problemas em sua fase inicial e outros que ainda não foram devidamente tratados.
Pelas avaliações são passadas orientações para com a adesão de bons hábitos da higiene e alimentação, assim como aa frequência de consultas. Inclusive, o indicado é que a frequência seja mantida semestralmente, ou seja, 2 vezes ao ano.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família!
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.