Você sabe o que é a frenectomia lingual e como ela é feita? Realizada em consultório odontológico se trata de uma cirurgia feita em adultos, crianças e até em bebês.
Sendo assim, confira mais a respeito da frenectomia lingual:
Aqui você vai encontrar:
O que é frenectomia lingual?
Frenectomia lingual consiste em uma cirurgia realizada em consultório odontológico, onde é feito corte ou na remoção completa ou parcial do frênulo, sendo assim a frenectomia pode ser realizada em qualquer um dos frênulos bucais.
Sendo assim, a frenectomia lingual é o nome dado a cirurgia responsável pela remoção parcial ou total do freio da língua.
O que é frênulo?
Os seres humanos possuem três frênulos bucais, sendo dois deles labiais, um inferior e um superior, e um lingual.
Os frênulos labiais consistem em um tecido que liga os lábios a gengiva e ficam posicionados na linha mediana bucal. Eles podem ser vistos ao levantar os lábios superiores ou abaixar os inferiores.
Já o frênulo lingual consiste em um tecido fino que liga a língua ao assoalho bucal e pode ser visto a movimentar a língua.
Por que a frenectomia lingual é feita?
O frênulo ou freio lingual é uma estrutura funcional do corpo humano, e como tal possui suas funções. Sendo assim, ele é essencial para a mastigação, deglutição e respiração.
Desse modo, quando o frênulo não possui a forma ou o tamanho que deveria possuir, ele acaba interferindo em algumas funções.
Portanto, se o paciente possui o frênulo lingual menor do que deveria é dito que esse paciente possui a língua presa.
As causas do frênulo não possuir o tamanho ideal são:
- Problemas para a criança sugar o leite dos seios da mãe;
- Atraso no crescimento;
- Dificuldade para movimentar a língua;
- Problemas ou atraso no desenvolvimento da fala;
- Dificuldades para se alimentar;
- Dentes tortos.
Como identificar a língua presa?
A língua presa, também conhecida como anquiloglossia, é uma condição onde o frênulo lingual é menor do que deveria.
Dessa forma, a língua presa é uma condição que não afeta diretamente a saúde, mas depende do grau pode interferir na alimentação e fala do paciente.
Geralmente essa condição é identificada enquanto o paciente ainda é um recém nascido através do teste da linguinha.
Porém, caso isso não ocorra, ela pode ser identificada na adolescência e na fase adulta através da identificação dos sintomas e do acompanhamento médico.
Como é feita a frenectomia lingual?
A frenectomia lingual consiste em um procedimento cirúrgico extremamente simples que geralmente é realizado em bebês, porém também pode ser realizado em crianças, adolescentes e adultos.
A cirurgia geralmente é realizada em consultório odontológico e possui uma recuperação simples e rápida.
Sendo assim, a cirurgia de frenectomia é realizada da seguinte forma, o profissional segura a língua e realiza um pequeno corte no frênulo lingual.
Esse corte pode ser feito utilizando um bisturi comum, um bisturi a laser ou até mesmo uma tesoura.
No caso de pacientes que não sejam bebês, a cirurgia pode ser um pouco mais complicada e exigir a utilização de anestesia.
Por se tratar de uma cirurgia simples, sua recuperação também é bastante simples, especialmente quando é realizada utilizando o bisturi a laser.
Em alguns casos, logo após a realização da cirurgia já é possível retornar a realizar as atividades de modo normal.
Quando deve-se realizar a frenectomia lingual?
A frenectomia lingual consiste na remoção total ou parcial do freio lingual para livrar o paciente dos sintomas da língua presa.
Sendo assim, a frenectomia lingual deve ser realizada quando a língua presa causa problemas ao paciente.
Cuidados após a cirurgia
Quando a cirurgia é realizada em recém nascidos o processo de recuperação é mais simples e rápido, portanto não é necessário preocupar-se muito com os cuidados após a cirurgia.
Porém, a cirurgia quando realizada em adolescentes e adultos o processo de recuperação pode ser um pouco mais complicado, sendo assim, após o procedimento é recomendado:
- Optar por uma alimentação mais líquida ou pastosa e fria durante os primeiros dias;
- Manter a cabeça elevada;
- Evitar exposição ao sol;
- Evitar alimentos quentes;
- Não fumar;
- Cuidar bem da higiene oral;
- Tomar os medicamentos da forma correta.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são capazes de proporcionar a identificação precoce do prognatismo, além de contribuir para seu tratamento precoce.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Sendo assim, tenha mais conforto em seus atendimentos com os planos DentalVidas.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!