A garganta inflamada é um sintoma que pode afetar pacientes de qualquer idade e pode ser causado por diversos fatores.
No artigo abaixo você irá conferir mais a respeito do que deixa a garganta inflamada e dicas de gargarejo para garganta inflamada:
Aqui você vai encontrar:
O que deixa a garganta inflamada?
A garganta inflamada é um sintoma que pode ser provocado por diversas condições, sendo a maioria delas associada a infecções por microrganismos, como laringite, amigdalite e esofagite, e pode afetar pacientes de qualquer idade.
Sendo assim, por se tratarem de condições que são causadas pela infecção de microrganismos, existem alguns fatores que podem aumentar as chances de se desenvolver estas condições, tais como mudanças climáticas, ambiente muito seco e imunidade baixa.
Quais os sintomas da garganta inflamada?
Os sintomas da garganta inflamada tendem a variar de acordo com o grau da infecção, podendo ser mais severos ou mais brandos.
Dentre os principais sintomas podemos citar:
- Dor de garganta;
- Dor ao engolir;
- Dificuldade de deglutir;
- Inchaço no pescoço;
- Rouquidão;
- Sensação de garganta arranhando;
- Tosse;
- Placas de pus nos casos de infecções bacterianas;
- Febre;
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo.
Sendo assim, ao identificar alguns destes sintomas é recomendado procurar consultar-se com um profissional para uma avaliação dos sintomas, para assim identificar sua causa e tratá-la.
Gargarejo para garganta inflamada funciona?
O gargarejo para garganta inflamada diz respeito a um tipo de tratamento caseiro para garganta inflamada que pode contribuir para um alívio dos sintomas.
Geralmente eles se baseiam em ingredientes que possuem propriedades antissépticas ou analgésicas que contribuem para o alívio dos sintomas ou combate à infecção.
Sendo assim, confira algumas dicas de como fazer gargarejo para garganta inflamada:
Água morna com sal
A solução de água morna e sal consiste em uma mistura que possui ótimas propriedades antissépticas, contribuindo assim para o combate dos microrganismos responsáveis por provocar a inflamação.
No entanto, o paciente não deve realizar este gargarejo muitas vezes ao dia pois pode ressecar a garganta. Sendo assim, o limite é 2 vezes ao dia.
Para utilizar é solução basta dissolver uma colher de chá de sal em um copo com água morna e gargarejar, em seguida deve-se cuspir a solução.
Vinagre
O gargarejo com vinagre para garganta inflamada possui uma ótima ação antisséptica, garantindo que ele seja uma ótima forma de combater os microrganismos que estão afetando a garganta.
Para utilizar esta solução basta dissolver quatro colheres de sopa de vinagre em uma xícara de água morna e gargarejar, em seguida o paciente deve cuspir a solução.
Chá de camomila
O chá de camomila é uma solução que possui ótimas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o que contribui para o alívio de inflamações no corpo.
Isto faz com que seu gargarejo seja uma ótima maneira de aliviar os sintomas provocados pela garganta inflamada.
Para utilizar este chá o paciente deve colocar duas colheres de chá de folhas e flores de camomila em uma xícara de água fervente e deixar descansar por dez minutos.
Em seguida deve coar, deixar esfriar e realizar o gargarejo, lembrando de cuspir a solução após o gargarejo.
Chá de arnica
A arnica é uma planta que é muito famosa por suas propriedades anti-inflamatórias e também por ser uma ótima forma de aliviar a dor.
Sendo assim, o gargarejo para garganta inflamada com chá de arnica é uma ótima forma de aliviar os sintomas da garganta inflamada, no entanto, é importante lembrar que ele não deve ser ingerido.
Para utilizá-lo basta adicionar uma colher de chá de folhas secas de arnica em uma xícara de água fervente e deixar descansar por cerca de 10 minutos, em seguida deve-se coar e deixar esfriar e gargarejar, lembrando-se de cuspir o chá após o gargarejo.
Bicarbonato de sódio
O gargarejo para garganta inflamada com bicarbonato de sódio possui um ótimo efeito antisséptico, deste modo, a solução de bicarbonato de sódio e água contribui para o combate aos microrganismos responsáveis por provocar a garganta inflamada.
Para utilizá-lo basta dissolver uma colher de chá de bicarbonato de sódio em uma xícara de água morna, em seguida o paciente deve gargarejar a solução e cuspir, tomando cuidado para não engolir.
Chá de hortelã
A hortelã é uma planta que possui ótimas propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e também possui uma ação refrescante por conta do mentol presente em sua composição, o que faz com que além de combater a inflamação ele também promova uma sensação de frescor.
Para realizar este gargarejo o paciente deve adicionar uma colher de sopa de folhas de hortelã em uma xícara de água fervente e deixar descansar por 10 minutos, em seguida o paciente deve esperar esfriar e gargarejar, lembrando que não deve-se ingerir a solução.
Quando fazer gargarejo para garganta inflamada?
O gargarejo para garganta inflamada pode ser realizado duas vezes por dia, podendo variar de acordo com a substância a ser gargarejada enquanto persistirem os sintomas.
No entanto, é importante lembrar que os gargarejos não devem ser utilizados como forma definitiva de tratamento para a inflamação na garganta.
Sendo assim, caso o paciente identifique algum dos sintomas de garganta inflamada ele deve consultar-se com um profissional.
Através da consulta com o profissional ele será capaz de receitar um remédio para garganta inflamada capaz de tratar a inflamação.
Quando não se deve realizar o gargarejo para garganta inflamada
A garganta inflamada consiste em uma condição que pode afetar pacientes independentemente de sua idade, ou seja, ela afeta tanto bebês quanto idosos.
No entanto, os gargarejos para alívio dos sintomas não são recomendados para todos os pacientes visto que pacientes muito jovens podem acabar engolindo a solução.
Sendo assim, não é recomendado utilizar as soluções para gargarejos em pacientes com menos de 6 anos de idade devido ao alto risco de engolirem a substância.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são importantes para que o paciente possa relatar qualquer sintoma de garganta inflamada e o profissional possa tomar as devidas precauções.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!