Você sabe o que pode causar a gengiva inchada do bebê?
Nesse artigo falaremos mais a respeito do que causa a gengiva inchada no bebê e como aliviar a gengiva inchada do bebê:
Aqui você vai encontrar:
O que causa a gengiva inchada no bebê?
A gengiva inchada no bebê é um sintoma comum que geralmente acontece em todos os bebês, portanto os pais podem ficar despreocupados quanto ao inchaço.
Geralmente, a gengiva inchada do bebê ocorre por volta dos 6 meses de vida, que é a idade média em que os primeiros dentinhos começam a nascer.
Sendo assim, o inchaço pode ocorrer um pouco antes ou tardar mais para acontecer visto que cada criança possui sua própria velocidade de crescimento.
Portanto, quando inicia-se o nascimento dos dentes do bebê a gengiva tende a ficar mais inchada por conta de eles estarem forçando sua erupção para fora da gengiva.
Sintomas do nascimento dos dentes do bebê
O nascimento dos dentes do bebê consistem em uma fase na qual os dentes irão romper a gengiva do bebê, sendo assim, é normal que o bebê apresente alguns sintomas.
Dessa forma, apesar de a idade em que os dentes nascem não serem iguais para todos eles é possível identificar o nascimento dos dentes a partir da presença desses sintomas.
Logo, os principais sintomas que fazem com que seja possível perceber o nascimento dos primeiros dentinhos são:
- Gengiva inchada no bebê, que ocorre por conta da força exercida pelo dente na gengiva para rompê-la;
- Excesso de saliva, o nascimento dos dentes faz com que o bebê produza muita saliva, o que acaba fazendo com que ele babe muito;
- Febre baixa, o processo de rompimento da gengiva causado pelos dentes pode fazer com que o bebê tenha uma febre leve, porém é importante ficar atento a ela, pois se ela perdurar por mais de 3 dias ou ultrapassar os 38º graus um médico deve ser consultado;
- Vermelhidão ou formação de pequenos carocinhos ao redor da boca do bebê, o que ocorre por conta da grande quantidade de saliva que escorre sobre o seu rosto;
- Irritabilidade, o nascimento dos dentes causa bastante desconforto para o bebê, o que pode fazer com que ele fique bastante irritado;
- Perda de apetite, o nascimento dos dentes é um processo bastante desconfortável para a criança, portanto esse desconforto pode acabar afetando o apetite do bebê fazendo com que ele coma menos;
- Dor, afinal o dente forçando a gengiva para rompê-la pode ser um processo um tanto quanto doloroso para o bebê.
Confira aqui o que são dentes decíduos.
O que fazer para aliviar a gengiva inchada do bebê?
Assim como citado anteriormente, o nascimento dos dentes causa vários sintomas no bebê, os mais comuns é que ele fique mais irritado ou perca o apetite.
Sendo assim, é comum que os pais da criança procurem alternativas para aliviar os incômodos causados pelo nascimento dos dentes.
Portanto, para aliviar os sintomas do nascimento dos dentes, como a gengiva inchada do bebê, os pais podem:
Fazer palitinhos de cenoura
Os palitinhos de cenoura consistem em pedaços de cenoura descascados e frios, o que faz deles uma ótima opção para aliviar o desconforto dos pequenos.
Dessa forma, para fazê-los deve-se:
- Descascar e cortar as cenouras em um formato semelhante a palitos;
- Deixar na geladeira para resfriar;
- Oferecer ao bebê algumas vezes ao dia.
É importante lembrar que os palitinhos de cenoura não devem congelar, pois isso pode deixá-los muito rígidos e acabar ferindo a gengiva do bebê
Fazer massagens no bebê
Existem alguns tipos de massagens que podem ser feitas no bebê que fazem com que ele fique mais calmo e relaxado, além de também ajudar a reduzir a dor.
Para aliviar o bebê os pais podem optar por fazer a massagem shantala ou massagem de reflexologia, são dois tipos de massagens que proporcionam alívio ao bebê. Ou ainda fazer uma massagem diretamente sobre sua gengiva, lembre-se de higienizar bem as mãos antes de colocá-las na boca do bebê.
É recomendado realizá-las após o banho, que é quando a criança se encontra mais relaxada. Confira aqui como fazer a massagem shantala no bebê.
Compressa de calêndula
A calêndula é uma flor que possui propriedades que ajudam a acalmar e combater a inflamação, o que faz com que seu chá seja ótimo para aliviar o bebê.
Dessa forma, para utilizá-la para reduzir o desconforto do pequenino é recomendado fazer um chá de calêndula, deixar esfriar, mergulhar uma compressa limpa no chá e aplicá-la sobre a gengiva inchada do bebê.
Picolé de leite materno
Uma ótima maneira de se aliviar os sintomas do nascimento dos dentes do bebê é fazendo picolés de leite materno, que são ótimos para aliviar a dor e a gengiva inchada do bebê.
Para fazê-los deve-se colocar o leite materno em pequenas forminhas e congelá-los para em seguida oferecê-los ao bebê.
É importante lembrar que eles devem ser armazenados por no máximo 15 dias, não deve substituir a amamentação e deve ser utilizada no máximo 2 vezes ao dia.
Mordedores
Os mordedores são ótimos objetos para oferecer ao bebê quando seus dentes estão nascendo, pois ele irá utilizá-los como uma forma de coçar a gengiva e aliviar a dor.
Uma maneira de aumentar a eficácia dos mordedores é colocá-los na geladeira antes de dá-los ao bebê para que eles fiquem frios.
Esses objetos podem ser comprados em farmácias ou comércios que vendem itens de bebês e é importante mantê-los sempre bem higienizados para evitar complicações derivadas de sua má higienização.
Como higienizar a boca do bebê?
A higienização bucal do bebê é tão importante quanto a higienização bucal dos adultos visto que eles também podem desenvolver problemas como a cárie de mamadeira.
Sendo assim, os pais devem iniciar a higienização da boca do bebê antes mesmo de seus primeiros dentes nascerem.
Dessa forma, a higienização bucal do bebê deve ser realizada da seguinte forma:
Antes dos dentes nascerem
A boca do bebê sem dentes deve ser higienizada através do uso de uma gaze limpa umedecida com água filtrada, destilada ou soro fisiológico.
Os pais devem envolver o dedo com essa gaze e utilizá-la para limpar as gengivas, bochechas e a língua, tomando cuidado para não usar força excessiva.
Além disso, os pais também podem fazer o uso de uma dedeira de silicone para higienizar a boca do bebê.
Após o nascimento dos primeiros dentinhos
Assim que os primeiros dentes nascerem, é recomendado que os pais utilizem uma escova de dentes adequada para a idade para realizar a higienização bucal do bebê.
Além disso, também deve-se utilizar um creme dental próprio para a idade, visto que ele possui uma concentração de flúor ideal para o bebê.
A quantidade de creme dental utilizado deve ser o equivalente a meio grão de arroz e também é importante tomar cuidado para não ferir a boca do bebê.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista devem iniciar no início da vida do paciente visando oferecer a oportunidade de realizar o acompanhamento odontológico desde a infância.
Dessa forma é possível evitar o surgimento de complicações que podem afetar a boca do paciente enquanto ele ainda é um bebê.
Sendo assim, conte os planos odontológicos DentalVidas para garantir um maior conforto nos seus atendimentos e nos de sua família.
Através do plano de saúde você recebe cobertura em diversos procedimentos e atendimentos, garantindo que você também possa economizar nas idas ao dentista.
Contanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!