A gengiva retraída, também chamada de retração gengival, é uma condição caracterizada pela escassez da gengiva que cobre a raiz do dente, o que a deixa exposta e pode acabar gerando complicações.
Sendo assim, conheça mais sobre esse problema aqui:
Aqui você vai encontrar:
O que é a gengiva retraída?
A gengiva retraída é uma situação em que a gengiva fica abaixo do nível da raiz do dente, deixando-a exposta.
Assim sendo, a retração gengival deixa os dentes com uma aparência comprida, o que pode acabar afetando a estética do sorriso.
Porém, a gengiva retraída não é um problema puramente estético. Ela pode afetar tanto a saúde do dente, causar desconfortos e deixar a raiz do dente vulnerável a problemas externos.
Ela pode afetar um ou vários dentes ao mesmo tempo, além disso pode ocorrer de maneira que afete toda a arcada dentária, superior, inferior ou as duas.
A retração gengival também é um processo lento e gradual, ou seja, você não ficará com a gengiva retraída de uma hora para outra.
O que causa gengiva retraída?
Assim como foi dito anteriormente, a gengiva retraída é uma condição que afeta a quantidade de gengiva que cobre a raiz do dente de modo que ela fique escassa e deixe a raiz do dente exposta.
A redução no volume gengival pode ser causado por:
- Excesso de força durante a escovação, uso de escovas com cerdas muito duras ou movimento irregular na escovação;
- Periodontite, também conhecida como doença do periodonto ou doença gengival, é uma inflamação da gengiva que ocorre pela má higiene bucal. Normalmente essa inflamação é causada pela evolução de alguma doença existente na boca;
- Impactos nos dentes;
- Tratamentos ou processos cirúrgicos odontológicos em alguns casos podem afetar negativamente o volume gengival. Bons exemplos são: o implante dentário, clareamento dos dentes feito de forma agressiva, entre outros;
- Problemas de má oclusão;
- Grandes variações hormonais que acontecem no período da gravidez ou durante a menopausa;
- Utilização de piercings orais, pois o atrito entre o piercing e a gengiva pode provocar um processo inflamatório que acaba causando a retração gengival;
- Fatores genéticos;
- Idade;
- Consumo de cigarros.
Gengiva retraída sintomas
A gengiva retraída pode causar sensibilidade dentária devido a exposição da raiz do dente, porém este não é o único sintoma causado por essa condição.
Desse modo, além da sensibilidade a retração gengival pode:
- Causar dor de dente;
- Prejudicar a estética do sorriso devido ao “alongamento” dos dentes;
- Sangramento gengival durante a higienização dos dentes;
- Halitose;
- Sensação de dentes bambos.
Porém, vale a pena lembrar que nem sempre todos os sintomas estão presentes. Devido a isso, em caso de suspeita de retração gengival deve-se procurar um dentista.
Gengiva retraída volta ao normal?
Infelizmente a gengiva retraída não é uma condição que pode ser revertida naturalmente, pois o processo de retração é lento e gradual e não há como desfazê-lo.
Entretanto, há alternativas para resolver o problema causado pela retração gengival.
O que fazer quando a gengiva retrai?
Quando percebido a presença da gengiva retraída, o paciente pode tentar descobrir qual a causa dela e trabalhar para resolvê-la antes de recorrer ao enxerto gengival.
Gengiva retraída tratamento
Como não existe forma de reverter o processo de retração gengival naturalmente, a forma de tratamento existente é o processo de enxerto de gengiva.
O procedimento do enxerto gengival consiste em transplantar um pedaço de tecido para o lugar onde há a falta de gengiva.
Esse tecido pode ser sintético ou removido do próprio paciente, sendo que a maior diferença entre eles se dá no processo de aceitação pelo corpo.
O procedimento também possui um pós-cirúrgico muito complexo pela necessidade de seguir as recomendações à risca para que não haja nenhuma complicação futura devido a isso.
Para a realização do enxerto de gengiva, é necessário que o paciente esteja livre de qualquer situação que possa causar a reincidência da retração gengival.
Gengiva retraída tratamento caseiro
Assim como foi dito anteriormente, a gengiva não volta a sua forma natural sem que haja algum tipo de intervenção cirúrgica.
Isso implica que não há nenhum método caseiro que pode estimular o crescimento gengival para que a gengiva retorne ao seu formato original.
Gengiva retraída: bicarbonato
Assim como foi dito anteriormente, não há tratamento caseiro para estimular o crescimento gengival. Portanto, o bicarbonato usado para a gengiva retraída é para lidar com a gengivite, que é um processo inflamatório.
Nesse caso o bicarbonato age para diminuir a acidez da boca e diminuir a atividade das bactérias e formação da placa bacteriana. Para fazer o uso do bicarbonato para tratar gengivite, primeiro deve-se diluí-lo em água até formar uma substância pastosa.
Em seguida, aplica-se a pasta sobre a gengiva e após um tempo lave com cuidado a boca. Além do bicarbonato, também existem outras substâncias que podem ser utilizadas para tratar a gengivite, que são:
- Aloe vera, devido ao seu alto poder cicatrizante, além de sua ação bactericida. É recomendado o uso da sua versão em gel. Para utilizá-lo, basta aplicá-lo sobre a gengiva e lavar a boca com água depois;
- Peróxido de hidrogênio é uma ótima alternativa para matar germes e bactérias. Para utilizá-lo basta misturá-lo com água e bochechar;
- Óleo de cravo pois é um ótimo cicatrizante e anti-inflamatório. Seu uso pode gerar incômodo devido a ardência provocada pelo óleo.
Como recuperar gengivas retraídas?
O tratamento responsável por tratar a retração gengival é o enxerto de gengiva, desse modo, após a restituição gengival por meio do enxerto, os cuidados necessário pós procedimento são:
- Manter uma dieta líquida nos primeiros dias;
- Evitar atividades físicas, toques e esforços inicialmente;
- Realizar a higienização bucal com cuidado;
- Uso de enxaguante bucal indicado pelo dentista;
- Seguir estritamente as recomendações do dentista.
Como evitar a retração gengival
Apesar de não possuir uma maneira de estimular o crescimento gengival para reverter o processo de retração, porém isso não significa que não há como evitá-lo.
Desse modo, as melhores maneiras para se evitar a gengiva retraída são:
- Escovar os dentes de maneira mais suave, evitando utilizar muita força;
- Em caso do paciente fazer o uso de escovar com as cerdas duras, é recomendado fazer a troca por outro com cerdas macias;
- Manter uma alimentação saudável;
- Usar o fio dental evitando forçá-lo contra a gengiva;
- Tratar qualquer tipo de má-oclusão ou desalinhamento dentário existente, visto que eles podem afetar a gengiva;
- Visitar o dentista regularmente, pois caso haja algum tipo de situação que pode afetar a saúde bucal, ele é quem pode iniciar o tratamento.
As visitas regulares à clínica odontológica são essenciais para que seja feita a ação preventiva e o acompanhamento ideal da saúde tanto da gengiva quanto dos dentes.
Com a periodicidade no consultório é que se pode verificar a necessidade ou não da cirurgia, além de outros tratamentos odontológicos, como a profilaxia, que deve ser feita regularmente.
O indicado é que as visitas ao dentista sejam feitas ao menos 2 vezes no ano (6 em 6 meses), no entanto, diante de procedimentos como esse, os intervalos devem ser reduzidos.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!