O sangramento gengival é um sintoma que pode estar associado a diversas causas e isso pode acabar deixando o paciente confuso.
Desse modo, separamos aqui alguns dos principais motivos que deixam a gengiva sangrando. Confira no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
Gengiva sangrando o que pode ser?
A gengiva sangrando é um sintoma que pode estar associado a diversas complicações bucais, portanto é importante ficar atento a esse sintoma para buscar auxílio profissional quando necessário.
Porém, é importante lembrar que nem sempre a gengiva sangrando é consequência de alguma complicação de saúde bucal. Algumas vezes o sangramento gengival pode ocorrer devido a alguma força adicional aplicada durante a escovação ou durante a utilização do fio dental.
O sangramento gengival também pode acontecer devido a algum impacto na região da gengiva, que por ser constituída de um tecido mole, pode acabar sofrendo algum tipo de ferimento que gera o sangramento.
Portanto, confira aqui mais a respeito dos principais motivos do sangramento gengival:
Gengiva sangrando ao escovar
A força excessiva ao escovar os dentes é um dos principais motivos que deixam a gengiva sangrando. Esse tipo de sangramento é mais comum em mulheres que em homens devido a fatores hormonais. Normalmente as mulheres ficam mais suscetíveis a ficar com a gengiva sangrando na gravidez, pelo fato de os hormônios estarem mais aflorados.
Portanto, caso você perceba sua gengiva sangrando durante a escovação, nem sempre significa que é resultado de alguma doença que afeta a saúde da gengiva.
Algumas vezes trata-se apenas de maus hábitos de escovação dos dentes, que devido a força exagerada podem acabar causando feridas na gengiva.
Além da escovação, o paciente também deve atentar-se também à força exercida na utilização do fio dental, visto que ele também pode ser um dos motivos da gengiva sangrando.
Porém, é importante que o paciente atente-se a possíveis doenças bucais em seu estágio inicial, pelo fato de que elas podem deixar a gengiva mais suscetível a feridas.
Além disso, caso o problema seja recorrente, é importante que o paciente atente-se à força utilizada e passe a utilizar menos força na hora de higienizar os dentes.
Placa bacteriana e tártaro
A placa bacteriana é uma fina película de biofilme composto por bactérias que ficam sobre os dentes. Normalmente ela se forma devido a uma má higiene bucal e deixa os dentes com uma aparência mais amarelada.
Já o tártaro é formado a partir do endurecimento da placa bacteriana, o que acaba formando uma camada rígida e porosa que contribui para o acúmulo de alimentos e mais placa, além de prejudicar a estética dos dentes.
Dessa maneira, o conjunto dessas duas condições pode acabar por causar uma inflamação na gengiva, que ocorre devido a ação das bactérias presentes na placa bacteriana.
Essa inflamação, por sua vez, acaba deixando a gengiva inchada e sensível, fazendo com que ela sangre do nada ou devido a pequenos esforços aplicados sobre ela.
Além disso, a placa bacteriana também contribui para a formação do tártaro, da cárie e da gengivite.
Gengivite
A gengivite corresponde a inflamação do tecido gengival que ocorre devido ao acúmulo de placa bacteriana. Esse acúmulo algumas vezes fica preso entre a gengiva e o dente, o que pode acabar causando a gengivite.
Desse modo, ela se trata da inflamação da gengiva que pode atingir os arredores de um ou mais dentes. Essa condição pode acabar deixando essa região comprometida sensível, o que pode acabar gerando sangramentos inesperados.
Esses sangramentos geralmente ocorrem devido a pequenos esforços sobre essa região, o que pode deixar a gengiva sangrando por conta da sensibilidade.
Além disso, a gengivite também pode causar vermelhidão, inchaço e dor na região, além da retração gengival e halitose.
Periodontite
Caso a gengivite não seja tratada, ela pode acabar se desenvolvendo para uma periodontite, que é a inflamação do periodonto, região que corresponde aos tecidos de sustentação dos dentes.
Essa periodontite pode levar ao comprometimento dos tecidos de sustentação e isso pode acabar deixando a gengiva sangrando. Além disso, se não tratada, essa condição pode levar a maiores complicações como a perda dentária e a chamada endocardite bacteriana.
Déficit vitamínico
A falta das vitaminas C e K são um dos grandes responsáveis por causar o sangramento gengival. Isso ocorre devido às funções que essas vitaminas desempenham no organismo.
A vitamina C é responsável por auxiliar na produção de colágeno, no controle do colesterol, na produção de neurotransmissores, na função de antioxidante e na melhora da absorção de ferro.
Já a vitamina K auxilia no processo de coagulação sanguínea, no metabolismo ósseo e na proteção contra déficits cognitivos. Desse modo, sua deficiência é responsável por ser o motivo de hemorragias e afins.
Sendo assim, é extremamente importante mantê-las em um bom nível no organismo a fim de evitar complicações geradas pelo seu déficit.
A vitamina K pode ser encontrada em folhas vegetais verde escuros, enquanto a C pode ser encontrada em alimentos como limão, goiaba, laranja, couve, brócolis e outros.
Dessa maneira, ao manter uma dieta balanceada com esses alimentos para manter as vitaminas em um bom equilíbrio.
Além disso, apesar de essas duas estarem diretamente vinculadas com a gengiva sangrando, é importante sempre manter todas as vitaminas em um ótimo equilíbrio.
Cárie
A cárie no dente não é conhecida por sempre deixar a gengiva sangrando, mas ela pode ser um dos motivos dele.
Ela geralmente é causada pelo acúmulo de placa bacteriana e tártaro sobre os dentes, que também são motivos que causam a periodontite e a gengivite.
Portanto, além dos motivos responsáveis por sua causa que são os mesmos, o que também pode levar ao desenvolvimento da periodontite e da gengivite.
Além disso, ao se desenvolver, a cárie pode acabar provocando complicações na gengiva, como a formação de abscessos e outras complicações.
Por fim, todas essas complicações podem levar a gengiva a ficar mais sensível e vulnerável à aparição de sangramentos gengivais.
A cárie também é responsável por causar dor e sensibilidade dentária, e seu desenvolvimento também pode comprometer a polpa do dente.
O que é bom para a gengiva sangrando?
Assim como foi visto acima, grande parte das causas da gengiva sangrando estão associadas a higienização indevida dos dentes.
Portanto, para preveni-lo é importante que o paciente se atente aos hábitos de higiene bucal. Logo, para se prevenir o sangramento gengival é importante:
- Utilizar o fio dental de maneira correta;
- Escovar os dentes após as refeições evitando utilizar muita força durante a escovação;
- Pode-se também optar pelo uso de enxaguantes bucais para complementar a higienização;
- Realizar visitas regulares ao dentista para efetuar a profilaxia e remover indícios de placa bacteriana e tártaro;
- Manter uma alimentação saudável a fim de evitar o déficit vitamínico geral e principalmente das vitaminas C e K.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por oferecer ao paciente o acompanhamento necessário para se evitar a gengiva sangrando.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!