A gengivite infantil corresponde a uma inflamação do tecido gengival de crianças, o que pode provocar o surgimento de vários sintomas e agravar-se para um caso de periodontite.
Para saber mais a seu respeito continue acompanhando o artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é gengivite infantil?
A gengivite infantil, assim como a que afeta adultos, diz respeito a uma inflamação do tecido gengival que é derivada de uma infecção por bactérias, que geralmente ocorre por conta de um déficit na higienização bucal.
Ela pode se desenvolver tanto em crianças que já começaram a trocar os dentes quanto em crianças que ainda possuem apenas dentes de leite.
É possível que crianças tenham gengivite devido ao fato de se tratar de uma inflamação que é causada pela ação de bactérias.
Geralmente essa condição tende a deixar a gengiva vermelha e irritada, além de também deixá-la sensível e provocar possíveis sangramentos durante a higienização dos dentes.
O que causa gengivite infantil?
Assim como em adultos, a gengivite infantil é provocada pelo acúmulo de bactérias sobre a superfície das gengivas e dos dentes da criança, o que geralmente ocorre por conta da má higienização dos dentes.
Quando estas bactérias acumuladas digerem as partículas de alimentos, que também estão sobre os dentes e a gengiva por conta de uma má higienização, elas liberam um ácido que é nocivo para a gengiva e para os dentes.
Ao entrar em contato com os dentes, ele provoca o desgaste das estruturas dentárias, podendo provocar a cárie, e quando entra em contato com as gengivas provoca sua inflamação, resultando na gengivite.
Gengivite infantil sintomas
A gengivite infantil é uma complicação que afeta o tecido gengival do paciente, provocando sua inflamação e também o surgimento de alguns sintomas.
Dentre os sintomas provocados por esta condição podemos citar:
Sangramento gengival
Este é um dos sintomas mais comuns na gengivite infantil e na adulta devido ao fato de que a inflamação causada pelas bactérias deixa a gengiva mais sensível.
A sensibilidade das gengivas pode fazer com que pode deixar a gengiva sangrando durante a higienização bucal da criança.
Inchaço
A gengivite infantil consiste em uma inflamação do tecido gengival que é provocada por uma infecção bacteriana e por se tratar de uma infecção é bastante como o surgimento do inchaço gengival.
Este inchaço pode provocar o surgimento de alguns desconfortos na boca do paciente que podem ser um pouco incômodos, podendo chegar a causar dores.
Gosto ruim na boca
A gengivite infantil corresponde a uma complicação provocada pelo acúmulo de bactérias, na forma de tártaro e placa bacteriana, em alguma região próxima à gengiva.
Por se tratar de uma complicação bacteriana, é comum que elas se acumulem e provoquem um gosto ruim na boca da criança.
Vermelhidão
A gengivite infantil consiste em um quadro de inflamação do tecido gengival e que, por se tratar de uma inflamação, é bastante comum que a gengiva fique vermelha.
Mau hálito
O mau hálito, ou halitose, diz respeito a um forte odor que é exalado da boca e que pode ter diversas razões, sendo uma delas o acúmulo de bactérias no interior da boca.
Sendo assim, o fato de a gengivite infantil se tratar de uma complicação derivada de bactérias, é comum que juntamente com ela surja o mau hálito.
Complicações derivadas da gengivite infantil
A gengivite, tanto a infantil quanto a adulta, consiste na fase inicial da doença periodontal que consiste na inflamação do tecido gengival.
No entanto, quando esta condição não é tratada, ela pode evoluir para uma periodontite, que é a evolução da doença periodontal.
Neste estágio, a doença progride de forma que ela afete todo o tecido periodontal, comprometendo tanto a gengiva quanto o osso alveolar.
Desta forma, é comum surgir o amolecimento de dentes e a presença de pus na gengiva da criança.
É importante lembrar que estes são sintomas severos da inflamação gengival, logo, o ideal é procurar por atendimento profissional antes de chegar a este estágio.
Como é feito o diagnóstico da gengivite infantil?
O diagnóstico da gengivite infantil é feito no consultório odontológico e inicia-se com uma descrição dos sintomas pelo próprio paciente ou por seus pais que relatam o que a criança está sentindo.
Após relatados os sintomas, o profissional fará uma avaliação profunda da cavidade bucal da criança procurando por sinais e sintomas de gengivite, além de também procurar por acúmulos de placa bacteriana e tártaro.
Depois de verificar a cavidade bucal da criança, o profissional pode confirmar ou não o diagnóstico da gengivite.
Como tratar gengivite infantil?
O tratamento da gengivite infantil é realizado de maneira semelhante ao da gengivite em adultos.
Isto se deve ao fato de que esta é uma condição caracterizada pela proliferação de bactérias próximo a região das gengivas.
Esta proliferação geralmente ocorre por conta do acúmulo de placa bacteriana e tártaro nestas regiões, o que acaba resultando na inflamação das gengivas.
Sendo assim, a principal forma de tratamento da gengivite se baseia na realização da profilaxia.
Isto se deve ao fato de que a profilaxia torna possível a realização da raspagem de tártaro, que é um procedimento onde o profissional remove todo o tártaro da superfície dos dentes.
Juntamente com a remoção do tártaro, a profilaxia também garante a remoção da placa bacteriana da superfície dos dentes, garantindo uma higienização mais profunda do que a realizada em casa.
Como é feita a prevenção da gengivite infantil?
Assim como foi visto anteriormente, a gengivite infantil é uma complicação provocada pelo acúmulo de bactérias próximo a linha das gengivas.
Este acúmulo geralmente ocorre por conta de uma má higienização dos dentes, que faz com que a placa bacteriana se acumule sobre os dentes da criança.
Dessa forma, devido ao fato de que isto ocorre por conta de um déficit na higienização bucal, é importante que os pais ou responsáveis acompanhem a escovação dos dentes da criança, de forma que ela deve ser feita por eles até que a criança tenha a coordenação motora necessária para realizar uma boa escovação dos dentes.
Além disso, também é importante que a criança consulte-se regularmente com um odontopediatra para que ele possa avaliar o estado de saúde bucal da criança e, caso necessário, realizar quaisquer intervenções necessárias.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar como anda o estado da saúde e da higienização bucal do paciente.
Dessa forma, o profissional consegue identificar o surgimento de qualquer problema fora do normal e também oferece ao paciente a oportunidade de relatar a presença de sintomas como dor de dente.
Isso permite a identificação de problemas precocemente, o que aumenta drasticamente a chance de resolvê-lo sem a necessidade de um tratamento mais sério como um canal dentário.
Elas também garantem que seja possível fazer a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível remover o tártaro e a placa bacteriana presentes nos dentes.
Por meio delas o dentista também consegue avaliar a higiene bucal do paciente e oferecer conselhos sobre como melhorar sua higienização bucal.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!