A gengivoplastia recuperação exige cuidados que variam de pessoa para pessoa, tendo em vista que após a intervenção pode ser observado sintomas como inchaço e dores, que costumam persistir por um curto espaço de tempo.
Além disso, é necessário se assegurar de que não haverá nenhuma intercorrência capaz de afetar a saúde da gengiva. Dessa forma, é possível conquistar um sorriso bonito e simétrico com muita tranquilidade.
Veja mais aqui sobre gengivoplastia recuperação e saiba detalhadamente sobre quais cuidados devem ser adotados durante esse processo:
Aqui você vai encontrar:
O que é gengivoplastia?
A gengivoplastia é uma intervenção cirúrgica da gengiva que atua com finalidades estéticas e reparadoras, funcionando como um recorte da gengiva superior que está mais aparente do que os dentes, a fim de corrigi-la e modificá-la.
Normalmente, o procedimento cirúrgico é recomendado para pessoas que possuem esse tecido epitelial muito exposto ao sorrir, havendo uma falta de harmonia entre ele, os dentes e os lábios. Essa disfunção costuma acontecer por questões genéticas ou adquiridas, como é o caso do uso de aparelho fixo.
Mas, o recorte gengival também é bastante usado para corrigir retrações da gengiva, que nada mais é do que uma desordem funcional que desloca os tecidos gengivais e deixa as raízes do dente expostas, fazendo com que eles pareçam mais longos do que o normal.
Fora isso, a cirurgia estética reparadora é indicada nos casos de dentes fraturados, hiperplasia gengival, lesões na gengiva decorrentes de traumas ou doenças gengivais, complicações de implantes dentários e consequências da periodontite.
Entre os maiores benefícios dessa técnica estão as possibilidades de acabar com as sensibilidades ao consumir alimentos e bebidas, impedir a perda óssea e dos dentes e evitar o acúmulo de placa bacteriana e tártaro na linha da gengiva.
Como funciona a gengivoplastia?
Durante essa intervenção cirúrgica, o cirurgião-dentista se prontifica a remodelar o tecido saudável, de modo a promover um aprimoramento definitivo na aparência do dente e da gengiva.
Dessa maneira, os pacientes passam a se sentir melhor com si mesmo e adquirem uma maior satisfação pessoal, sem ter vergonha de sorrir ou receio de se olhar no espelho, nos casos em que o problema a ser tratado é somente estético.
Além disso, também trabalha de forma a diminuir o grau de comprometimento dos dentes e da estrutura óssea, nas situações em que o objetivo do tratamento é puramente reparador.
Portanto, percebemos que a gengivoplastia varia conforme a desordem funcional a ser corrigida. Por exemplo, quando se trata do sorriso gengival, o dentista remove o acúmulo de tecido que interfere na aparência da arcada dentária superior.
Já nos casos de retração leve ele realiza incisões na gengiva, deslocamento ou remodelamento sobre os dentes. Enquanto isso, nas retrações severas o procedimento mais indicado é o enxerto gengival, que baseia-se no acréscimo de tecido nas regiões que sofrem com a exposição de dentes.
Além do mais, ainda é possível que seja feito uma combinação da gengivoplastia com mais de um procedimento, a fim de conquistar resultados mais otimizados.
Quanto tempo dura a recuperação da gengivoplastia?
Na gengivoplastia recuperação, o espaço de tempo exigido para se recuperar varia de acordo com cada paciente, visto que essa questão depende completamente do biótipo gengival, complexidade das técnicas exercidas e a englobação de enxertos ou contorno ósseo.
Durante os primeiros dias da intervenção cirúrgica é normal que sintomas pós-operatórios como inchaço, vermelhidão e sangramento sejam notados, mas costumam desaparecer rapidamente. O alívio dos sinais nocivos é ainda mais ligeiro com o auxílio de medicamentos para controle da dor que costumam ser recomendados.
Tanto que, a amenização da dor e edema é reparada logo depois de 3 a 7 dias, podendo ser observado a melhora na coloração avermelhada da gengiva, e assim após duas semanas não há mais presença de todas essas reações adversas. Com isso, é possível visualizar claramente os sintomas.
Gengivoplastia recuperação: é necessário aderir o repouso?
Como qualquer outra cirurgia plástica, a gengivoplastia precisa de alguns dias de repouso para que o paciente possa retornar às suas atividades de trabalho ou sociais, especialmente se os ambientes exigem muito esforço físico.
No caso de correções estéticas é necessário esperar apenas um dia para retornar aos compromissos, mas nos tratamentos reparadores em que a intervenção foi um pouco severa é preciso aguardar até 5 dias para voltar ao habitual.
Como as suturas demonstram mais delicadeza, conforto e discrição, a maioria dos pacientes relatam nos consultórios odontológicos que a sua rotina não foi interferida, apresentando somente um pequeno incômodo com a aparência dos pontos.
De qualquer forma, é importante recorrer à assistência odontológica previamente, visando se precaver de maiores imprevistos ou complicações. Lembrando que para isso é fundamental seguir rigorosamente as instruções do dentista.
Gengivoplastia antes e depois: cuidados necessários
Para conquistar uma imagem pessoal valorizada acompanhada de um sorriso harmônico e simétrico é muito importante seguir à risca os cuidados passados pelo dentista responsável pelo seu tratamento, que também serão mencionados a seguir. Através disso, há como passar uma boa impressão para outras pessoas.
1. Fazer compressas frias para reduzir inchaço
Assim como citamos ao decorrer do artigo, é comum que a presença de inchaço seja observada nos primeiros dias, mas quando ela está acompanhada de inflamação e sangramento é aconselhado aplicar compressas frias, à vista de que o frio auxilia na interrupção de processos inflamatórios.
Então, para aplicar uma bolsa de gelo no local tratado sem machucá-lo, siga o passo a passo:
- coloque alguns cubos de gelo em uma sacola plástica;
- umedeça um pano para cobrir essa sacola plástica;
- insira a bolsa de gelo na bochecha ao lado da gengiva inflamada;
- deixe agir por 20 minutos e repita o processo três vezes ao dia.
2. Consumir alimentos frios e pastosos
Alimentos duros e de difícil trituração podem interferir no bom estado da gengiva ao provocar lesões acidentais, e durante a recuperação da gengivoplastia é ainda mais necessário ser minucioso na escolha das refeições. Portanto, entre os três primeiros dias de procedimento evite esse tipo de alimento, como castanhas, amêndoas, biscoitos e cereais.
3. Usar enxaguantes bucais recomendado pelo dentista
Ainda nos primeiros dias de gengivoplastia é recomendado partir para o auxílio da cicatrização da gengiva inflamada. Para cumprir esse objetivo é indicado usar enxaguantes bucais que também trabalham na remoção de germes e bactérias, impedindo que haja algum tipo de complicação durante a recuperação.
4. Higienizar o local tratado corretamente
Por último e não menos importante, é extremamente necessário que o paciente tenha cuidado com a saúde oral durante toda a recuperação da gengivoplastia. Nesse processo, deve escovar os dentes suavemente com o auxílio de uma escova macia, sem colocar pressão nas cerdas, além de passar o fio dental com delicadeza e do modo correto.
A partir disso, não há nenhuma porta de entrada para bactérias e os tecidos gengivais não ficam machucados, otimizando o processo de cicatrização.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para que seja possível realizar não só o tratamento de doenças, mas também para a prevenção.
É por meio da periodicidade na clínica odontológica que se é possível ser feito o diagnóstico do problema, além da avaliação dos bons hábitos. Elas também garantem que o profissional possa orientar o paciente a respeito de bons cuidados de higiene bucal.
O indicado é que as visitas à clínica odontológica sejam feitas de 6 em 6 meses, para que sejam realizados procedimentos de rotina como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes.
Através delas também é possível identificar possíveis problemas bucais em seu início e tratá-los de forma precoce, prevenindo o surgimento de complicações.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!