A procura de realizar o procedimento, as pessoas costumam pesquisar sobre gengivoplastia valor, com finalidade de saber quanto custa o procedimento.
A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico odontológico que é realizado em consultório.
Também conhecida como cirurgia plástica da gengiva, essa é uma cirurgia que tem o objetivo de promover a correção do formato da gengiva em torno da dentição.
Dessa maneira, confira mais a respeito da gengivoplastia, como o que é, para que serve e seu valor:
Aqui você vai encontrar:
Gengivoplastia valor
A gengivoplastia não possui um valor fixo determinado, portanto não é possível afirmar um valor exato para esse procedimento.
Porém, é possível estabelecer um preço médio, que pode variar de acordo com região, profissional escolhido e número de dentes que deseja-se incluir no processo.
Desse modo, a gengivoplastia possui um valor médio de até R$ 600 (seiscentos reais) por dente, podendo variar para cima ou para baixo.
Afinal, o que é gengivoplastia?
Atualmente, a busca pelo sorriso perfeito tem sido cada vez mais intensa, o que leva as pessoas a procurarem por maneiras de deixar os dentes brancos e alinhá-los.
Porém, além dos dentes brancos e alinhados, é importante que as gengivas também se encontrem saudáveis e sejam esteticamente agradáveis.
Desse modo, foram desenvolvidos procedimentos que visam corrigir o formato da gengiva, a gengivectomia e a gengivoplastia.
Com o desenvolvimento desses dois métodos, foi possível manter uma boa aparência da gengiva, pois através deles é possível corrigir tanto o excesso quanto a falta da gengiva.
Sendo assim, a gengivoplastia é uma cirurgia feita na gengiva que permite remodelar as bordas da gengiva para deixar suas bordas mais agradáveis esteticamente.
Para que serve a gengivoplastia?
A gengivoplastia é um procedimento que consiste em uma cirurgia feita para corrigir o excesso de gengiva em determinada região.
Portanto, esse procedimento consiste na remoção do excesso de gengiva na região, o que oferece ao paciente a oportunidade de redesenhar sua gengiva.
Sendo assim, esse procedimento baseia-se na remoção do excesso de gengiva e remodelamento da gengiva restante.
Além disso, o sorriso gengival não é um problema puramente estético pois ele também causa problemas deixar a gengiva mais vulnerável a infecções e inflamações.
Dessa maneira, a gengivoplastia não é um procedimento apenas estético, visto que ela também corrige os problemas causados pelo excesso gengival.
Como é feita?
Como todo procedimento cirúrgico, a gengivoplastia também necessita de uma pré-avaliação para analisar se o processo surtirá o efeito desejado no paciente.
Também é necessário avaliar se o paciente não possui nenhuma complicação bucal que possa atrapalhar o procedimento.
Desse modo, caso seja detectada alguma complicação que possa interferir no sucesso do procedimento, ela precisará ser tratada antes de se iniciar o procedimento.
Portanto, caso não exista nenhum empecilho, a cirurgia é agendada e são feitos todos os tipos de exame necessários para sua realização, como a radiologia odontológica.
Por meio desses exames o profissional consegue traçar melhor a maneira para realizar a cirurgia.
Após realizados os exames e traçado o modo como a cirurgia será feita pode-se dar início ao procedimento.
Inicialmente é feito uma limpeza no local para evitar contaminações e logo em seguida aplica-se a anestesia para que o paciente passe pelo procedimento da maneira menos dolorosa possível.
O procedimento em si é feito utilizando um bisturi, que pode ser o convencional ou o laser, que realiza o corte enquanto cauteriza as feridas feitas por ele.
Após finalizado o processo não é necessário dar pontos, visto que as mucosas da boca possuem são conhecidas por sua rápida cicatrização. Dessa maneira, o processo de cicatrização costuma durar até no máximo 3 dias.
Qual a diferença entre gengivoplastia e gengivectomia?
Tanto a gengivoplastia quanto a gengivectomia são cirurgias realizadas para remover o excesso de gengiva que faz com que o paciente tenha um sorriso gengival.
Dessa maneira, a diferença entre elas se baseia no motivo pela qual ela é feita, sendo que a gengivoplastia é o nome dado a essa cirurgia quando ela é feita apenas com objetivos estéticos.
Quando ela é feita com o objetivo de acabar com problemas derivados do excesso de gengiva é chamada de gengivectomia.
Sendo assim, ambas se tratam da mesma cirurgia, porém recebem nomes diferentes de acordo com o motivo pelo qual são feitas.
Contraindicações
A gengivoplastia é um procedimento feito para pacientes que possuem sorriso gengival, que acontece quando há um excesso no tamanho da gengiva dele.
Desse modo, apesar de geralmente ser feita para remover o excesso de tecido gengival que se encontra sobre os dentes, ainda existem algumas contraindicações para esse procedimento.
Sendo assim, não podem fazer a gengivoplastia pacientes que possuem:
- Cárie ou algum outro tipo de problemas que possa afetar a gengiva;
- A necessidade de remover um grande pedaço da gengiva;
- Problemas de coagulação;
- Diabetes;
- Hipertensão;
- Tabagismo;
- Suspeita ou confirmação de gravidez;
- Hábitos de higiene bucal precários
Dicas de como cuidar bem da sua gengiva
Assim como cuidar bem dos dentes para obter um sorriso perfeito é necessário que o paciente também cuide bem da saúde de sua gengiva.
Isso se deve ao fato de que assim como os dentes, a gengiva também pode ser afetada pelas chamadas doenças periodontais.
Dessa forma, para cuidar bem de sua gengiva, o paciente deve:
- Utilizar o fio dental da forma correta, pois ele consegue limpar entre os dentes nos locais onde a escova não alcança;
- Escovar os dentes diariamente após as refeições, para remover os resíduos de alimentos que podem causar um acúmulo de bactérias;
- Utilizar enxaguante bucal para complementar a higienização, é importante lembrar que ele não deve ser utilizado para substituir a escovação ou uso do fio dental;
- Evite consumir cigarros, pois eles são grandes responsáveis por causar problemas não só para a saúde do corpo, mas também para a saúde bucal;
- Limpe bem a língua, para remover os restos de alimentos e microrganismos que se acumulam sobre ela;
- Manter uma alimentação saudável, para evitar déficits vitamínicos que podem gerar complicações na saúde gengival;
- Visitar regularmente o dentista, para realizar o acompanhamento da maneira ideal de modo que seja possível evitar complicações, além da possibilidade de identificá-las e tratá-las antes que se tornem complicações graves.
Gengivoplastia recuperação
O sucesso da gengivoplastia depende bastante dos cuidados efetuados durante o processo de recuperação da cirurgia.
Dessa forma, desrespeitar o tempo ideal de repouso ou consumir determinados alimentos que deveriam ser evitados estão entre os maiores causadores de problemas durante o período de recuperação.
Dessa maneira, para que não haja nenhuma complicação durante o período de cicatrização é importante que o paciente siga todas as recomendações do profissional.
Apesar de se tratar de uma cirurgia que possui o processo de recuperação bem simples e rápido, ainda é necessário ter cuidado para evitar complicações.
Portanto, durante o período de recuperação deve–se:
- Tomar as medicações na hora correta;
- Evitar cuspir;
- Evitar ingerir alimentos muito quentes;
- Ter cuidado na hora de realizar a higienização bucal;
- Mantenha repouso durante os 3 primeiros dias para evitar complicações como sangramentos e afins.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para confirmar a viabilidade da gengivoplastia. Além disso, é por meio das visitas que é possível fazer um orçamento e descobrir o valor da gengivoplastia.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!