A chamada goela é uma forma popular utilizada para se referir à uma parte do nosso corpo que possui papel muito importante nos processos de respiração, digestão e outros.
Saiba mais aqui, neste artigo, o que é a goela e qual o papel ela desempenha:
Aqui você vai encontrar:
O que é goela?
A goela é uma forma popular, informal e vulgar de se referir à garganta, localizada na parte superior da boca e conectada até o esôfago e à laringe.
Ela possui várias estruturas na sua composição, como por exemplo as amígdalas, úvula, palato mole, paredes musculares da faringe, epiglote e outras.
Para que serve a goela?
A goela possui funções importantíssimas para o nosso organismo, relacionadas às atividades digestivas, vocais e respiratórias. No que diz respeito à atividade digestiva, é permiti a passagem dos líquidos e alimentos ingeridos.
Durante o momento da deglutição, uma pequena cartilagem chamada epiglote se fecha, evitando que os alimentos sejam transferidos às vias respiratórias e auxiliando no caminho a ser seguido, passando pelo esôfago e chegando até o estômago.
Já as funções respiratórias da goela têm como meta a liberação da passagem de ar que entra pelos pulmões. O ar, que chega na goela, sai da faringe em direção à laringe e, em seguida, vai em direção aos pulmões e a traqueia.
Quanto as ações vocálicas, a goela também desempenha papel importantíssimo na fala e produção dos sons, que ocorre na laringe. A vibração das cordas vocálicas, quando passam pela laringe, produzem sons que são modificados pela goela e formam as palavras que entoamos.
Que doenças podem afetar a goela?
-
Faringite:
Considerada uma doença inflamatória, a faringite geralmente é causada por vírus ou bactérias. Nos sintomas mais comuns, o paciente pode apresentar dor de garganta, rouquidão e dificuldade para engolir.
-
Amigdalite:
A amigdalite é uma inflamação nas amígdalas, localizadas na goela. Suas causas mais comuns são infecções bacterianas ou virais, com sintomas de dor na garganta intensa, febre e dificuldade para engolir.
-
Refluxo laringofaríngeo:
Quando o conteúdo do estômago volta para a goela e causa irritação e inflamação, acontece o que chamamos de refluxo laringofaríngeo, que provoca sintomas como irritação na garganta, rouquidão e tosse crônica.
-
Câncer de garganta:
O câncer na garganta pode se apresentar de diferentes tipos, com sintomas que incluem dor de garganta persistente, dificuldade para engolir, rouquidão, entre outros.
-
Estreptococo do grupo A:
Essa é uma infecção na boca causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, que pode acometer a goela, causando a chamada faringite estreptocócica. Entre os sintomas comuns da doença estão dor de garganta intensa, febre alta e falta de apetite.
O que pode acontecer caso eu apresente algum dos sintomas das doenças na goela e não faça o tratamento adequado?
- Presença de quadro crônico de infecções bacterianas;
- Dificuldade para engolir e respirar devido à obstrução parcial ou total do trato da respiração ou do esôfago;
- Alguma infecção pode se espalhar para outras áreas do corpo, como os seios da face, ouvidos, pulmões e até mesmo a corrente sanguínea, ocasionando em complicações;
- Danos que podem ser irreversíveis às vias respiratórias, causando estreitamento e/ou obstrução das mesmas;
- Se houver a presença de um câncer de garganta e o tratamento adequado não for realizado, pode ocorrer metástase, onde o câncer se espalha e dificulta o tratamento e aumentando o risco de complicações que podem ser fatais.
Para prevenir doenças na goela, você pode adotar as seguintes medidas:
- Manter uma boa higiene bucal e visitar regularmente o dentista para limpezas profissionais e exames odontológicos;
- Beba bastante água durante o dia para hidratar sua goela;
- Evite o fumar e consuma de álcool com moderação para reduzir o risco dessas doenças;
- Se proteja de ambientes que podem lhe causar alergias como poeira, fumaça, produtos químicos, ácaro e outros, pois podem irritar a goela;
- Alimentar-se de forma saudável, com bastante frutas, legumes, verduras e alimentos integrais, para fortalecer o sistema imunológico, e ajudar na prevenção de infecções e irritações, como o refluxo gastroesofágico;
- Alimentos e bebidas muito quentes podem causar queimaduras na mucosa da goela. Sempre aguarde que o alimento de esfrie ao ponto de consumo ideal;
- Utilize preservativos durante a prática sexual para reduzir o risco de contrair ou transmitir IST’s;
- Falar ou gritar constantemente e sem pausa ocasiona em fadiga vocal e irritação na goela. Logo, descanse sua voz e dê pausas durante o dia;
- Evite compartilhar utensílios pessoais, como talheres, copos ou escova de dente, com pessoas doentes;
- Algumas doenças da goela, como difteria e coqueluche, podem ser prevenidas por meio da vacinação. Atente-se as vacinas desatualizadas e se cuide;
- Em casos de sintomas de alguma doença, busque auxílio de um profissional da saúde e evite administrar remédios fora da recomendação médica. Além disso, realize exames de rotina para lhe auxiliar a identificar problemas precocemente.
Qual a relação da goela com os dentes?
-
Mastigação:
Os dentes auxiliam na trituração dos alimentos e facilita na deglutição e na digestão. Se os dentes apresentarem sinais como doenças periodontais, cáries ou comprometimento da arcada, pela ausência dentária, a alimentação pode ser comprometida e, consequentemente, ferimentos na goela podem surgir.
-
Alimentação e saúde bucal:
Uma boa alimentação contribui para a saúde bucal e a saúde da goela. Quando você se alimenta de forma saudável, você realiza ingestão de alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e minerais, além de outros nutrientes.
Ademais, a higiene bucal bem feita, com escova de dente, enxaguante bucal e o uso do fio dental nos ajuda na profilaxia de infecções e outros problemas que podem acometer a goela.
-
Refluxo gastroesofágico:
Quando o ácido do estômago retorna para o esôfago e, algumas vezes, para a goela. Alguns problemas dentários como cáries ou restaurações mal ajustadas podem agravar essa condição.
Mesmo com relações indiretas entre os dentes e a goela, nunca deixe de cuidar tanto da saúde bucal quanto da saúde da goela, para garantir atividade regular do aparelho digestivo e respiratório, além de se prevenir contra doenças e complicações.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são decisivas para a manutenção dos cuidados com a arcada dentária e seu entorno. Isso porque é pelas visitas ao consultório que o paciente tem acesso aos benefícios de tratamentos como a profilaxia (limpeza profissional).
É também por essa periodicidade que o dentista consegue avaliar o estado da dentição, língua, garganta, além de detectar e tratar problemas em sua fase inicial. Pelas avaliações são passadas orientações para com a adesão de bons hábitos da higiene e alimentação.
O indicado é que a frequência seja mantida ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família!
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.