Saúde Bucal

O gosto ruim na boca é um sintoma que pode ser causado por inúmeros fatores que podem ir desde a má higiene bucal até o consumo de cigarros.

Além disso, ele também pode ser causado por complicações de saúde bucal. Desse modo, caso o gosto ruim na boca perdure por muito tempo ou for muito recorrente é recomendado procurar ajuda profissional.

Dessa maneira, confira mais a respeito do gosto ruim na boca no artigo abaixo:

O que é gosto ruim na boca?

O gosto ruim na boca geralmente está associado a alguma outra complicação de saúde bucal.

Dessa maneira, ele é um gosto desagradável sentido na região da boca, que pode ser passageiro ou durar por algum tempo.

Sendo assim, ele também pode acabar deixando o sabor dos alimentos um pouco pior, devido ao mau gosto que já estava na boca.

Gosto ruim na boca o que pode ser?

O gosto ruim na boca pode ser causado por uma série de fatores que podem ser tanto complicações bucais quanto o consumo de certas substâncias, como alguns medicamentos.

Sendo assim, confira os principais motivos do gosto ruim na boca:

gosto ruim na boca tabagismo

Tabagismo

O hábito de consumir cigarros é muito conhecido pelos inúmeros problemas que ele pode vir a causar, como por exemplo o câncer de pulmão.

Além disso, o cigarro também pode causar um gosto ruim na boca devido as substâncias tóxicas liberadas pelo ato de tragá-lo.

Para evitar o gosto ruim na boca causado pelo cigarro, o melhor a se fazer é interromper seu uso, porém caso isso não seja possível, pode-se consumir algumas balinhas de hortelã ou tomar café.

Má higiene bucal

A má higiene bucal é uma das causas mais comuns do gosto ruim na boca, o que acontece devido ao acúmulo de bactérias no interior da boca.

Sendo assim, é muito importante cuidar bem da higiene bucal, pois somente assim é possível evitar o gosto ruim na boca e outras complicações bucais derivadas da falta de higiene.

Portanto, para manter a boa higiene bucal é recomendado escovar bem os dentes após as refeições e utilizar o fio dental da maneira correta.

Além disso, limpar a língua também pode ajudar a reduzir o gosto ruim na boca, e isso se deve ao fato de que a saburra lingual, que é a camada branca sobre a língua, é um acúmulo de bactérias e células bucais mortas.

Uso de alguns remédios

No mercado de medicamentos, existem alguns que possuem a capacidade de acabar causando um gosto estranho na boca.

Esse gosto estranho se deve ao fato de que alguns medicamentos, quando absorvidos pelo corpo, liberam algumas substâncias que são capazes de causar uma alteração no paladar.

Como os medicamentos normalmente são receitados por profissionais da saúde para tratar determinadas complicações de saúde, não há muito o que fazer quanto a isso.

Sendo assim, a melhor indicação para se evitar essa alteração no paladar seria tomar o medicamento da forma correta para tratar a condição o mais rápido possível ou conversar com o profissional e solicitar a troca do remédio.

Refluxo

O refluxo é uma condição caracterizada pelo retorno involuntário dos alimentos do estômago para a boca.

Esse retorno muitas vezes traz consigo os ácidos estomacais, o que pode acabar danificando os dentes além de também causar um gosto ruim na boca.

Além disso, essa condição também é conhecida por causar danos ao canal digestivo que leva o alimento para o estômago.

Para tratar essa condição, é recomendado procurar ajuda de um médico, pois ele será capaz de receitar medicamentos para controlar a condição ou, caso necessário, a realização de uma cirurgia para corrigir os casos de refluxo.

Infecções do sistema respiratório

Algumas infecções do sistema respiratório, como gripe, sinusite, rinite e amigdalite podem acabar causando um gosto ruim na boca.

Isso se deve ao fato de que as bactérias responsáveis por causarem essa condição produzirem algumas substâncias que acabam deixando a boca com um gosto ruim.

Para aliviar o gosto ruim causado por essas condições é recomendado procurar ajuda médica, para que ele possa indicar o tratamento adequado e receitar os medicamentos responsáveis por aliviar os sintomas e tratar essa condição.

Além disso, também é recomendado beber bastante líquidos durante a infecção para evitar a desidratação e aliviar um pouco do gosto ruim na boca.

Quimio e radioterapia

Esses dois tratamentos são conhecidos por seus inúmeros efeitos colaterais, como a queda de cabelo, náuseas, vômitos e outros.

Além desses sintomas, esses tratamentos, principalmente quando utilizados para tratar câncer na cabeça, podem acabar causando danos nas estruturas responsáveis pelo paladar.

Assim como os remédios, por se tratar de um tratamento de uma condição, não é viável interromper o tratamento, pois isso pode acarretar na evolução da doença.

gosto ruim na boca fígado

Gosto ruim na boca fígado

Quando há algum problema no funcionamento do fígado, que é o órgão responsável por eliminar as substâncias tóxicas do corpo, gera um acúmulo de substâncias tóxicas pelo corpo.

O nível elevado dessas toxinas no corpo podem acabar provocando um gosto ruim na boca.

Xerostomia

A xerostomia, também chamada de boca seca, é uma condição onde há pouca produção de saliva na boca, o que acaba deixando a boca seca.

A baixa produção de saliva pode acarretar no acúmulo de bactérias e células mortas sobre a superfície da língua, a chamada saburra lingual.

Além disso, pelo fato de a saliva também ser responsável por executar a limpeza natural dos dentes, portanto, a xerostomia também pode resultar no acúmulo de bactérias sobre os dentes.

Desse modo, o acúmulo de partículas de alimentos, células mortas e bactérias gerados pela xerostomia pode acabar causando um gosto ruim na boca.

Abscessos

Os abscessos na gengiva correspondem a uma bolsa de infecção na boca, e geralmente afetam as gengivas, o espaço entre os dentes ou na raiz dos dentes.

Sendo assim, por se tratar de uma bolsa de infecção, ela normalmente está repleta de pus, que é um fluído repleto de glóbulos brancos e células mortas.

Desse modo, quando essa bolsa se rompe, esse fluido cai direto dentro da boca, o que pode acabar causando um gosto ruim na boca.

gosto ruim na boca gravidez

Gosto ruim na boca gravidez

A gravidez é uma fase da vida da mulher que é marcada pela alta quantidade de hormônios em seu corpo.

Portanto, devido a esse fato, é normal que a mulher grávida sinta seu paladar mais aguçado, principalmente no início da gravidez.

Sendo assim, durante esse período, é normal que a gestante sinta um gosto ruim ou metálico na boca.

Dessa maneira, não há necessidade de se alertar, pois, mesmo que esse sintoma não seja frequentemente ligado à gravidez, é normal senti-lo.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista garantem que o paciente possa realizar check-ups e relatar qualquer tipo de sintomas, inclusive o gosto ruim na boca.

Dessa maneira, por meio do relato, o dentista pode iniciar o tratamento adequado para tratar a condição responsável por causar esse sintoma.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário