A harmonização orofacial consiste em um conjunto de técnicas realizadas para conferir ao paciente uma melhoria estética e funcional do seu rosto.
Confira mais a respeito do que é e quais são as principais técnicas envolvidas:
Aqui você vai encontrar:
O que é harmonização orofacial?
Harmonização orofacial corresponde a um conjunto de técnicas utilizadas para conferir um equilíbrio funcional e estético do rosto do paciente.
Com esses procedimentos é possível conferir ao rosto um formato mais simétrico, promovendo uma melhora da estética e da autoestima do paciente.
Procedimentos envolvidos na harmonização orofacial
A harmonização orofacial diz respeito a um conjunto de técnicas responsáveis por alterar o formato do rosto a fim de conferir uma maior definição.
Confira quais são os principais procedimentos envolvidos nesse conjunto de técnicas:
Botox
O botox é um procedimento que consiste na aplicação da toxina botulínica em determinada região para promover o paralisamento dela.
Essa toxina vem de uma bactéria chamada Clostridium botulinum e pode ser utilizada tanto para fins estéticos quanto para fins funcionais.
Na estética ela pode ser utilizada para reduzir rugas e linhas de expressão, conferindo ao paciente uma aparência mais jovial.
No quesito funcional ela pode ser utilizada para tratar sorriso gengival, bruxismo, hipertrofia do músculo masseter, DTM e sialorréia.
Ela é aplicada diretamente sobre a região onde necessita sua aplicação e geralmente não necessita do uso de nenhum anestésico.
A partir de seu uso é possível obter uma aparência com rugas menos aparentes e também corrigir problemas derivados da hiperatividade de alguns músculos.
Bichectomia
A bichectomia consiste em um procedimento cirúrgico que é realizado para remover as bolas de Bichat com o intuito de conferir um rosto mais magro e definido para o paciente.
As bolas de Bichat são um tecido gorduroso que existe dentro das bochechas e que durante a infância possui a função de auxiliar na amamentação da criança e com o passar do tempo perdem sua função.
Sendo assim, após a amamentação essas estruturas perdem sua função principal e passam a servir apenas para conferir um formato mais arredondado para as bochechas.
No entanto, em alguns casos, essa estrutura acaba sendo um pouco maior do que o ideal, o que faz com que o paciente fique mordendo a parte interna da bochecha.
Logo, a bichectomia pode ser realizada para prevenir que o paciente fique mordendo a parte interna das bochechas ou para conferir um formato menos arredondado para o rosto.
Fios de sustentação
Os fios de sustentação dizem respeito a um procedimento que consiste na inserção de fios que podem ser feitos com materiais absorvíveis ou não, sendo a principal diferença entre eles o material de confecção e o tempo que os resultados duram.
Eles são responsáveis por sustentar o tecido do rosto garantindo que ele não fique caído e alguns outros ainda são responsáveis por contribuir para a produção de colágeno, garantindo o rejuvenescimento da pele.
Eles são inseridos na pele através de microcânulas através de pequenos furinhos feitos na face, o que faz com que ele não deixe nenhum tipo de cicatriz aparente. Além disso, todo o procedimento é realizado utilizando anestesia local para que o paciente não sinta dor.
Preenchimento facial
O preenchimento facial é um procedimento que consiste na aplicação de ácido hialurônico em determinadas regiões do rosto com o objetivo de reduzir rugas e linhas de expressões, assim como promover o aumento do volume de determinadas áreas.
Essa substância é produzida naturalmente pelo corpo, no entanto, com o passar dos anos, sua produção vai sendo reduzida, e sua principal função é preencher o espaço entre as células, garantindo uma maior hidratação e firmeza da pele.
Sua aplicação é feita através do uso de uma microcânula que é responsável por garantir que o procedimento fique mais natural e uniforme.
Quanto tempo dura a harmonização orofacial?
Os procedimentos de harmonização orofacial não são permanentes, portanto eles duram apenas por um determinado período de tempo. Sendo assim, confira quanto tempo dura cada procedimento:
- Botox: de 4 a 6 meses;
- Preenchimento facial: de 12 a 18 meses;
- Fios de sustentação: de 12 a 24 meses;
- Bichectomia: permanente.
É importante lembrar que essas são durações aproximadas desses procedimentos, portanto podem variar de paciente para paciente, podendo durar mais ou menos tempo.
Cuidados após a realização da harmonização orofacial
O conjunto de técnicas envolvidas na harmonização orofacial não são complexas, o que faz com que não seja necessário nenhum tipo de repouso intenso ou algo do tipo.
Após a realização desses procedimentos, é normal que o paciente fique com o rosto inchado e algumas vezes o profissional pode indicar o uso de algum medicamento tópico.
Apesar de eles não exigirem que o paciente se afaste de suas atividades, ainda é necessário tomar alguns cuidados, sendo assim é recomendado evitar:
- Exposição solar;
- Sair sem protetor solar;
- Expor o rosto a temperatura muito altas;
- Massagens no rosto;
- Atividades físicas mais intensas;
- Deitar-se de forma que gere pressão no rosto;
- Utilizar cosméticos no rosto.
Qualquer dentista pode fazer harmonização?
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, os procedimentos de harmonização orofacial podem ser realizados por um cirurgião dentista, no entanto, é necessário que o mesmo possua especialização na área.
Qual a diferença entre harmonização facial e orofacial?
Os procedimentos de harmonização facial e harmonização orofacial consistem em técnicas realizadas com o objetivo de conferir uma aparência mais agradável para o paciente e isso acaba confundindo as pessoas levando-as a acreditar que se baseiam na mesma coisa.
No entanto, apesar de serem bastante parecidos, a harmonização orofacial é apenas uma subcategoria da harmonização facial.
Porém, mesmo sendo bastante parecidas, os procedimentos envolvidos na orofacial também são responsáveis por afetar o paciente funcionalmente, melhorando sua qualidade de vida.
Além disso, a facial geralmente concentra-se nos elementos mais gerais do rosto, como olheiras, testa e afins, enquanto a orofacial concentra-se mais nas regiões próximas à boca do paciente.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista podem possibilitar ao dentista a possibilidade de identificar o surgimento de problemas relacionados à saúde oral.
Por meio delas também é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e também é responsável por realizar a raspagem de tártaro.
Além disso, elas também servem para que o dentista possa orientar o paciente a respeito de bons hábitos de higiene bucal.
Essas visitas para efetuar a profilaxia devem ser realizadas 2 vezes ao ano, ou seja, num intervalo de 6 em 6 meses.
Elas também permitem que o dentista possa identificar a existência de qualquer tipo de complicação relacionada à saúde bucal e tratá-la logo em seu início.
Dessa maneira, o paciente pode resolver esses problemas o quanto antes, evitando que eles se tornem complicações mais severas e dificultem seu tratamento.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!