A herpes na boca é uma condição derivada de uma infecção viral pelo vírus Herpes Simplex e é bastante comum nos dias de hoje.
Pensando nisso, fizemos esse artigo para listar as principais formas de tratamento para herpes labial. Confira:
Aqui você vai encontrar:
O que é herpes labial?
A herpes labial é resultante de uma infecção causada pelo vírus Herpes Simplex. Ela é responsável por causar o surgimento de bolhas ou feridinhas no canto da boca.
Geralmente essas erupções provocadas pela herpes tendem a desaparecer sozinhas num período de até duas semanas, porém com o uso de tratamentos para herpes labial ela pode desaparecer mais cedo.
Os sintomas que podem surgir relacionados a essas feridinhas são dor, coceira, ardência e/ou formigamento.
Além disso, o vírus da herpes não é completamente eliminado do corpo humano, ele apenas fica inativo por algum tempo até que tenha outra oportunidade de se ativar.
O que faz a herpes aflorar?
O vírus da herpes pode permanecer bastante tempo sem se manifestar após o contágio, portanto as pessoas que possuem o Herpes Simplex não manifestam sintomas o tempo todo.
Dessa forma, a pessoa pode pegar a herpes e não desenvolver os sintomas na hora, porém eles podem vir a se desenvolver futuramente.
Geralmente ela se aflora quando o sistema imunológico se encontra enfraquecido. Confira quais são os principais motivos que fazem a herpes aflorar:
- Infecções como gripes e resfriados;
- Alto nível de estresse;
- Doenças que afetam o sistema imunológico, como a lúpus e a AIDS;
- Uso de alguns antibióticos;
- Alta exposição ao sol.
Como a herpes labial é transmitida?
O vírus causador da herpes, o Herpes Simplex, é altamente contagioso, o que faz com que essa condição seja transmitida facilmente.
Devido ao fato de ser um vírus muito comum, ele geralmente é contraído durante a infância, porém, grande parte das vezes fica adormecido.
Normalmente ela tende a ser transmitida através do contato direto com as feridas ou com a saliva do paciente que está com a condição aflorada.
Sendo assim, ela geralmente é transmitida através de beijos ou através do compartilhamento de objetos contaminados durante o período em que a herpes se encontra aflorada.
Também é importante lembrar que, assim como foi mencionado anteriormente, os sintomas da herpes não irão necessariamente aparecer após se contrair a herpes, visto que o vírus pode ficar adormecido no organismo do paciente.
Herpes labial tratamento
O tratamento da herpes deve ser indicado por um profissional, visto que ele é capaz de avaliar os sintomas e confirmar a presença ou não da herpes.
Dessa forma, após a consulta ele será capaz de receitar o tratamento para herpes labial ideal. Confira quais são algumas das opções:
- Pomadas para herpes são aplicadas em cima das lesões na boca e geralmente são utilizadas para aliviar os sintomas e controlar o aparecimento de novas feridas;
- Curativo líquido são uma alternativa de tratamento que contribuem para a cicatrização, amenização dos sintomas causados pela herpes e ele também é responsável por evitar a contaminação;
- Antivirais são comprimidos que podem ser receitados pelos profissionais em casos mais graves ou em pessoas que possuem complicações na imunidade. Dessa forma, eles atuam diretamente sobre o vírus impedindo seu desenvolvimento e assim tratando a condição;
- Remédios caseiros também podem ser utilizados para controlar os sintomas dessa condição, porém é importante lembrar que é importante visitar um profissional para que ele possa avaliar a condição e indicar o tratamento correto. São exemplos de tratamentos caseiros para afta o extrato de própolis e chás que possuem propriedades antivirais, como erva cidreira e amora.
Como prevenir a herpes?
A herpes é uma condição altamente contagiosa, o que faz com que ela seja facilmente transmitida através do contato direto com as feridinhas ou por meio do compartilhamento de objetos contaminados.
Portanto, para evitar ser contaminado pelo vírus da herpes é importante que o paciente evite:
- Beijar pessoas desconhecidas ou com feridinhas no canto da boca;
- Compartilhar objetos como talheres, copos ou batons;
- Provar comida de outras pessoas.
Sendo assim, para prevenir a contaminação pelo Herpes Simplex é recomendado evitar o contato com quaisquer objetos que não se saiba por quem foi utilizado ou que tenha sido usado por pessoas com feridinhas no canto da boca.
Como cuidar bem da saúde bucal?
Para cuidar bem da saúde bucal, é importante que o paciente mantenha bons cuidados de higiene bucal e realize visitas regulares ao dentista.
As visitas regulares são responsáveis por garantir que o paciente possa realizar o acompanhamento de sua saúde bucal.
Dessa forma é possível identificar e tratar quaisquer complicações de saúde bucal que possam vir a aparecer.
Além disso, as visitas também garantem que o paciente possa realizar a profilaxia dentária, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível realizar a remoção da placa bacteriana e a raspagem de tártaro.
Portanto, ela também é responsável por prevenir o surgimento de algumas complicações derivadas dessas bactérias que formam a placa e o tártaro.
Além disso, através delas o dentista também consegue avaliar a higienização bucal do paciente e dessa forma pode orientá-lo caso necessite melhorar algo.
O plano odontológico DentalVidas pode lhe auxiliar a realizar essas visitas periódicas, visto que ele oferece cobertura no valor do procedimento e também maior conforto na hora de agendar suas consultas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.