A herpes na boca é uma infecção que é bastante comum nos dias de hoje e pode ser identificada pela presença de bolhas ou feridinhas no canto da boca.
Nesse artigo falaremos mais a respeito dessa condição, portanto, continue acompanhando para saber mais a respeito da herpes na boca:
Aqui você vai encontrar:
O que é herpes na boca?
A herpes na boca é uma condição resultante da infecção causada pelo vírus herpes simplex e que geralmente causa pequenas bolhas ou feridinhas na boca.
Geralmente essas feridinhas podem causar algum incômodo ao paciente, porém, tendem a desaparecer durante um período de duas semanas.
Essa condição é altamente contagiosa, no entanto, geralmente o próprio sistema imunológico do paciente consegue controlar os sintomas.
O que causa herpes na boca?
O herpes simplex, vírus causador da herpes na boca, é um tipo de agente patogênico que após o contágio pode passar anos sem se manifestar.
Sendo assim, mesmo após contrair o vírus o paciente pode passar um longo período de tempo sem manifestar os sintomas.
Geralmente, o surgimento de seus sintomas estão ligados ao enfraquecimento do sistema imunológico que geralmente em situações como:
- Infecções como gripe ou resfriados;
- Estresse elevado;
- Doenças que afetam o sistema imune, como HIV ou lúpus;
- Tratamento de outras doenças com o uso de alguns antibióticos;
- Alta exposição ao sol.
Como pega herpes na boca?
Assim como dito anteriormente, esse vírus é altamente contagioso, portanto essa condição geralmente é contraída através do contato com pessoas contaminadas.
O vírus responsável por causar a herpes na boca só afeta os seres humanos, portanto só pode ser contraído por outra pessoa.
Por se tratar de um vírus muito comum, geralmente ele é adquirido durante a infância, porém grande parte das vezes fica adormecido.
Geralmente ele tende a ser transmitido a partir do contato direto com as feridas ou com a saliva de algum paciente que está com a herpes aflorada.
No entanto, também é importante lembrar que ela não é transmitida somente durante as crises, sendo assim, ela também pode ser transmitida mesmo quando o paciente não está com ela aflorada.
Isso se deve ao fato de que mesmo quando a herpes não está aflorada, o vírus ainda se encontra no corpo humano, podendo estar na saliva, criando assim a possibilidade de contaminação.
Ele pode ser transmitido de diversas maneiras, como através do beijo ou do compartilhamento de objetos contaminados, como talheres ou batons.
Além disso, assim como foi dito anteriormente, mesmo após contrair o vírus, a pessoa não irá necessariamente desenvolver os sintomas, pois essa condição pode passar até mesmo vários anos adormecida no organismo do paciente.
Quais os principais sintomas?
A herpes na boca é uma condição que pode passar vários anos sem manifestar seus sintomas, porém, quando manifesta é comum aparecerem os seguintes sintomas:
- Surgimento de pequenas feridas ou bolhas na boca;
- Vermelhidão, formigamento, coceira e ardência;
- Dor ou desconforto ao movimentar os lábios;
- Sensação de algo estranho ao redor da boca.
O que é bom para herpes na boca?
Assim como dito anteriormente, a herpes na boca não necessita de um tratamento específico pois o próprio corpo consegue combater o vírus e os sintomas, de modo que eles desapareçam após um período médio de duas semanas.
Porém, existem alguns remédios e pomadas que podem ser utilizados sobre as feridas e bolhas para aliviar os sintomas de forma mais rápida.
Em alguns casos mais severos onde a herpes na boca se espalha para outros lugares do corpo ou quando os sintomas duram mais tempo do que deveria o profissional pode receitar o uso de antivirais orais.
Dessa forma, o consumo desses comprimidos contribui para o combate do vírus, contribuindo para que seus sintomas sejam tratados mais rapidamente.
Geralmente o desenvolvimento de sintomas em outras regiões, assim como a demora para sumirem os sintomas está associado a doenças autoimunes ou ao câncer.
Como prevenir?
Assim como dito anteriormente, a herpes na boca é uma infecção extremamente contagiosa, sendo transmitida principalmente pelo compartilhamento de objetos contaminados ou através do contato direto com as feridinhas na boca.
Portanto, para prevenir o contágio é recomendado que o paciente:
- Evite beijar pessoas desconhecidas ou com feridinhas na boca;
- Não compartilhe objetos como talheres, toalhas de rosto, copos ou batons;
- Evite provar comida de outras pessoas.
Logo, para evitar ser contaminado pelo vírus da herpes é recomendado evitar o contato com tudo que não se saiba por quem foi utilizado ou que tenha entrado em contato com alguém com herpes aflorada.
Como cuidar bem da saúde bucal?
Para cuidar bem da saúde bucal, é importante que o paciente mantenha bons cuidados de higiene bucal e realize visitas regulares ao dentista.
As visitas regulares são responsáveis por garantir que o paciente possa realizar o acompanhamento de sua saúde bucal.
Dessa forma é possível identificar e tratar quaisquer complicações de saúde bucal que possam vir a aparecer.
Além disso, as visitas também garantem que o paciente possa realizar a profilaxia dentária, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível realizar a remoção da placa bacteriana e a raspagem de tártaro.
Portanto, ela também é responsável por prevenir o surgimento de algumas complicações derivadas dessas bactérias que formam a placa e o tártaro.
Além disso, através delas o dentista também consegue avaliar a higienização bucal do paciente e dessa forma pode orientá-lo caso necessite melhorar algo.
Logo, o plano odontológico DentalVidas pode lhe auxiliar a realizar essas visitas periódicas, visto que ele oferece cobertura no valor do procedimento e também maior conforto na hora de agendar suas consultas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.