O implante dentário é um procedimento bastante realizado nas clínicas odontológicas, visto que ele é fundamental para a instalação de próteses dentárias fixas.
Sendo assim, neste artigo você irá conferir mais sobre o implante dentário e seu preço:
Aqui você vai encontrar:
O que é implante dentário?
O implante dentário consiste em um dispositivo protético cujo formato se assemelha a um pino e é fixado no osso alveolar do paciente para a fixação de uma futura prótese dentária.
Geralmente utiliza-se o titânio como material de confecção do implante, porém ele também pode ser feito de zircônio, visto que ambos são materiais altamente biocompatíveis, o que garante que seja possível amenizar os riscos de rejeição de modo que a única diferença entre os dois seja a estética.
Além disso, esses materiais não são corrosivos, o que garante que possam permanecer no ambiente úmido da boca sem enferrujar.
Implante dentário preço
Assim como vimos anteriormente, existem diferente vários fatores que podem influenciar no preço do implante dentário, sendo assim, não é possível estabelecer um valor fixo para esse procedimento, de modo que só seja possível estipular um valor médio para ele.
Sendo assim, o preço médio do implante dentário inicia-se nos R$1.500 (mil e quinhentos reais), podendo variar para cima ou para baixo de acordo com os fatores citados anteriormente.
Para que serve implante dentário?
O implante dentário diz respeito a uma estrutura que é fixada no osso alveolar e possui o objetivo de suportar próteses.
Sendo assim, sua função é a de atuar como uma raiz artificial para próteses dentárias, mantendo-as firmes e concedendo mais estabilidade para os dentes artificiais do paciente.
Logo, eles são utilizados para fixar próteses dentárias fixas quando o paciente perdeu um ou mais dentes.
Quais são as vantagens do implante dentário?
O implante dentário é um tipo de dispositivo protético que é utilizado quando o paciente perdeu seus dentes e deseja repô-los por meio do uso de uma prótese dentária fixa.
Logo, assim como outros dispositivos protéticos, o implante também possui algumas vantagens em ser utilizado. Sendo assim, confira quais são as principais benefícios antes e depois do implante dentário:
Promove uma maior estabilidade da arcada dentária
Quando o paciente sofre de edentulismo, isso acaba afetando a estabilidade dos outros dentes, podendo provocar o surgimento de problemas estéticos e funcionais.
Sendo assim, o fato de o implante agir como uma raiz artificial devolve aos demais dentes a estabilidade necessária para evitar seu deslocamento.
Melhoria da mastigação
Quando o paciente perde seus dentes, sua mastigação é afetada, fazendo com que não seja possível triturar os alimentos corretamente, além de o ato de mastigar sem os dentes ser bastante desconfortável para o paciente.
Sendo assim, o uso de implantes garante ao paciente a possibilidade de utilizar próteses fixas que possuem uma ótima estabilidade, devolvendo ao paciente uma ótima eficiência mastigatória.
É um procedimento indolor
A instalação do implante dentário é um procedimento que consiste na instalação de um pino de titânio no osso alveolar do paciente.
No entanto, apesar de parecer um procedimento extremamente doloroso, o uso da anestesia durante sua realização faz com que ele seja completamente indolor.
Além disso, após sua realização o profissional recomenda o uso de alguns medicamentos para aliviar a dor e evitar complicações, além do uso de uma compressa fria para reduzir inchaços.
Melhoria da autoestima
Assim como foi dito anteriormente, o implante dentário consiste em uma estrutura utilizada para servir de suporte para a instalação de próteses dentárias fixas.
Sendo assim, o seu uso permite que o paciente possa reponha seus dentes perdidos, contribuindo assim para uma restauração do seu sorriso.
Os dentes são fixos
O implante dentário proporciona a fixação de um prótese dentária no interior da boca que não é removível, o que faz com que o paciente não precise se preocupar com o fato de a prótese ficar se soltando.
Isso faz com que o paciente não precise ficar receoso ao conversar com outra pessoa ou ao se alimentar, visto que a prótese não irá se soltar.
Fatores que influenciam no preço do implante dentário
O implante dentário é um dispositivo protético e como tal possui um valor agregado ao procedimento. Sendo assim, confira quais são os principais fatores que influenciam o preço do implante dentário:
Estado da saúde bucal do paciente
Apesar de que a saúde bucal do paciente não influenciar diretamente sobre o preço do implante dentário, ela influencia indiretamente.
Isto se deve ao fato de que quando o paciente possui alguma complicação afetando sua boca, seja o periodonto ou os dentes remanescentes é necessário tratar a condição previamente.
Sendo assim, quando isso ocorre, além do valor do implante dentário, o paciente também deve arcar com os custos do tratamento da condição.
Além disso, existem alguns casos onde o paciente não possui o volume ósseo necessário para instalar os implantes, fazendo com que seja necessário realizar um enxerto ósseo para atingir o volume necessário.
Material utilizado
O implante dentário consiste em um dispositivo protético que é fixado no osso alveolar e pode ser confeccionado por diferentes materiais, sendo eles o titânio e a zircônia.
Ambos os materiais possuem ótimas resistências mecânicas e são altamente biocompatíveis, no entanto, a zircônia é considerada a versão estética do implante dentário por conta de sua tonalidade esbranquiçada, o que acaba fazendo com que ela seja mais cara.
Além disso, o material e o tipo de prótese que será colocada sobre o implante também interferem no valor indiretamente, visto que o implante é apenas um suporte.
Clínica onde o procedimento será realizado
Outro fator que tende a influenciar o preço do implante dentário é a clínica onde ele é instalado e a região onde a clínica se localiza.
Isso se deve ao fato de que o valor pode se alterar por conta da região devido ao fato de que o custo de vida em regiões próximas a capitais e mais afastadas são diferentes.
Visitas regulares ao dentista
É pelas visitas ao dentista que além dos exames clínicos e de imagem podem ser feitos. No entanto, elas não devem parar por aí e se manterem regulares.
Pelas visitas regulares ao consultório odontológico o paciente mantém a saúde bucal em dia e o bom estado do implante, prevenindo complicações e as descobrindo de forma precoce. Também cabe ao dentista efetuar a troca do implante quando necessário.
Através do plano odontológico você adquire cobertura parcial e total em diversos procedimentos realizados nas clínicas odontológicas parceiras.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Veja aqui qual o plano odontológico DentalVidas mais combina com você!
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!