A infecção dentária consiste em um processo de infiltração de bactérias nos dentes, o que pode causar diversos tipos de complicações.
Para saber mais a respeito do que é o como ela surge, continue acompanhando o artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é infecção dentária?
A infecção dentária consiste na infiltração de bactérias na polpa do dente, que podem provocar o surgimento de complicações no próprio dente e nas estruturas próximas.
Suas complicações podem se manifestar de duas formas, sendo o abscesso periapical, que surge na ponta da raiz do dente, e o periodontal, onde a infecção afeta a região ao redor do dente.
Estas bactérias responsáveis por estas complicações habitam naturalmente a flora bucal e provocam estes danos por conta da ação das que ficam acumuladas sobre os dentes.
Como surge a infecção dentária?
A infecção dentária é uma condição que é provocada pela ação de bactérias acumuladas na superfície dos dentes.
Este acúmulo aparece após a alimentação, onde surge uma camada derivada de bactérias e partículas de alimentos sobre os dentes chamada placa bacteriana.
Esta camada pode ser removida através da higienização dos dentes, por meio da escovação e do uso do fio dental.
Se não for removida, esta camada permanece sobre os dentes e também pode se tornar uma camada rígida chamada tártaro, que não pode ser removida através da higienização convencional, o que acaba criando um ambiente propício para a proliferação de bactérias.
Quando as bactérias presentes nestas camadas digerem as partículas de alimentos sobre os dentes, elas produzem um ácido que é corrosivo para os dentes e acaba provocando a destruição dos seus tecidos.
A constante exposição dos dentes a este ácido provoca o surgimento de pequenos furinhos em sua superfície, dando origem à cárie, que com o passar do tempo podem alcançar a polpa dentária, o que pode acabar provocando sua necrose.
Caso não seja tratada após alcançar a polpa dentária, esta infecção dentária pode continuar progredindo e causar o surgimento de um abscesso periapical ou periodontal.
Quais são os sintomas de infecção dentária?
A infecção dentária consiste no resultado da ação bacteriana sobre os dentes, o que pode causar o aparecimento de alguns sintomas, tais como:
- Dor de dente;
- Vermelhidão e sangramento gengival;
- Inchaço gengival;
- Incômodo durante a mastigação;
- Halitose.
Assim como foi dito anteriormente, sua evolução pode provocar o surgimento de abscessos dentários, o que resulta na formação de uma bolinha na gengiva.
Além dos sintomas que surgem na cavidade bucal, a infecção dentária também pode causar o surgimento de febre.
Complicações da infecção dentária?
A infecção dentária corresponde ao acúmulo de pus e bactérias no interior da boca do paciente e pode surgir na raiz do dente ou na gengiva ao seu redor.
Quando esta condição não recebe o tratamento adequado, pode acontecer de as bactérias presentes no abscesso caírem na corrente sanguínea.
A presença destas bactérias na corrente sanguínea é uma condição que recebe o nome de bacteremia e pode gerar outras complicações tendo em vista que as bactérias podem se acumular em outras regiões.
Uma das regiões na qual elas podem se alojar e provocar o surgimento de complicações como a endocardite bacteriana, que ocorre quando estas bactérias se alojam no coração do paciente.
Tratamento
O tratamento para a infecção dentária pode variar de acordo com vários fatores, desde a localização do abscesso e o grau de comprometimento das estruturas bucais.
Sendo assim, confira quais são as principais formas de tratamento:
Canal dentário
O canal dentário consiste em um procedimento realizado para complicações que causam o comprometimento da polpa dentária.
Ele consiste na remoção de toda a polpa dentária comprometida e preenchimento da cavidade pulpar com um material obturador com o objetivo de prevenir novas infecções e para devolver ao dente seu formato funcional.
Cirurgia periapical
Este procedimento é realizado quando o tratamento de canal não consegue remover toda a infecção dentária.
Ele consiste na abertura da gengiva e na remoção da região periapical comprometida e dos tecidos comprometidos ao redor.
Desta forma, a cirurgia é capaz de remover por completo toda a infecção, livrando o paciente do abscesso dentário por completo.
Antibióticos
Assim como foi dito anteriormente, a infecção dentária é provocada pela ação de bactérias na cavidade bucal, desta forma, é possível combater essas bactérias a partir do uso de antibióticos.
Quando a infecção já se espalhou pelo corpo, o uso deles pode contribuir para prevenir que elas provoquem complicações severas.
Em casos mais severos, o paciente pode ser internado para que seja feita a administração de antibióticos via endovenosa.
Drenagem
O abscesso dentário consiste em uma bolsa de pus que se forma por conta da ação das bactérias no dente do paciente.
O processo de drenagem consiste no ato de remover todo o pus do abscesso dentário, garantindo que o dente fique livre da bolsa de infecção.
Ele é feito através de uma pequena incisão sobre a região para remover todo o pus da gengiva do paciente
Como prevenir?
Assim como foi visto anteriormente, a infecção dentária consiste em um problema que surge na boca por conta da ação de bactérias acumuladas sobre a superfície dos dentes.
As bactérias que se acumulam na superfície dos dentes podem ser removidas através de uma boa higienização bucal.
Sendo assim, para prevenir o surgimento dessa complicação é importante que o paciente faça uma boa escovação dos dentes e use o fio dental da maneira correta.
Além disso, também é importante realizar as visitas regulares ao dentista, visto que por meio delas é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar como anda o estado da saúde e da higienização bucal do paciente.
Dessa forma, o profissional consegue identificar o surgimento de qualquer problema fora do normal e também oferece ao paciente a oportunidade de relatar a presença de sintomas como dor de dente.
Isso permite a identificação de problemas precocemente, o que aumenta drasticamente a chance de resolvê-lo sem a necessidade de um tratamento mais sério como um canal dentário.
Elas também garantem que seja possível fazer a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível remover o tártaro e a placa bacteriana presentes nos dentes.
Por meio delas o dentista também consegue avaliar a higiene bucal do paciente e oferecer conselhos sobre como melhorar sua higienização bucal.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.