Saúde Bucal

A infiltração no dente é um problema que pode ocorrer em casos onde o paciente possui uma restauração dentária ou por um tratamento de canal.

Esse problema geralmente é confundido com a presença de cáries, no entanto, são situações diferentes que afetam os dentes.

Sendo assim, confira mais a respeito da infiltração no artigo abaixo:

O que é infiltração no dente?

A infiltração no dente é um problema que pode ocorrer em dentes que passaram por um procedimento de restauração de dente ou por um tratamento de canal.

Geralmente acontece por conta da perda do material responsável por selar o procedimento de restauração ou canal. Isso faz com que se forme uma pequena fresta entre o dente e o material restaurador, possibilitando a entrada de bactérias nesse espaço.

Ela diz respeito a entrada de bactérias no espaço que fica entre as restaurações e obturações e o dente. Sendo assim, esse problema afeta apenas procedimentos de restauração e tratamentos de canal mal feitos.

Banner "conheça os planos dentalvidas"

Como ocorre a infiltração?

Assim como dito anteriormente, a infiltração no dente é um processo que ocorre devido ao desgaste do material utilizado para selar a obturação ou a restauração.

Isso acaba criando um pequeno espaço entre o dente natural e o material utilizado para fazer o preenchimento do dente.

Esse espaço por sua vez permite a passagem de bactérias para o interior do dente, o que pode acabar causando vários sintomas e compromete a integridade do dente.

São alguns fatores que podem comprometer a integridade da restauração:

  • Bruxismo;
  • Dentes muito próximos;
  • Má higienização dos dentes;
  • Alto consumo de alimentos ácidos.

Esses fatores são algumas das situações que podem contribuir para o comprometimento da integridade do material responsável por manter a restauração fixada da maneira correta.

Sintomas infiltração no dente

A infiltração no dente diz respeito à entrada de bactérias no espaço que surge entre as restaurações e obturações e o dente do paciente.

Elas podem causar vários sintomas no paciente, como a sensibilidade nos dentes, dor e o enfraquecimento de sua estrutura, o que o deixa suscetível a fraturas.

Nos casos de menores restaurações, a infiltração no dente pode acabar fazendo com que algumas bactérias vão direto para a polpa do dente.

Isso pode fazer com que essas bactérias que vão direto para a polpa do dente causem uma inflamação da polpa dentária, chamada de pulpite.

As bactérias que chegam ao dente derivadas da infiltração também podem evoluir e se tornarem casos de cáries.

Quando acontece alguma dessas situações que comprometem a polpa do dente, é necessário realizar um tratamento de canal para retirar a polpa comprometida e evitar mais complicações.

O tratamento de canal consiste em um procedimento que remove a polpa dentária comprometida do dente e faz-se uma limpeza do interior do dente, seguido pela selagem das raízes e preenchimento do interior do dente com um material obturador.

Como identificá-la?

Para identificar a infiltração no dente é recomendado que o paciente fique atento aos sintomas dessa condição.

Assim, caso o paciente sinta qualquer desconforto como dor ou sensibilidade no dente que passou por um procedimento de restauração é indicado que ele procure o atendimento com o profissional.

Dessa forma, o profissional poderá avaliar a boca do paciente e observar suas restaurações e obturações para verificar se há algum problema com elas.

Como tratar infiltração no dente

Como tratar infiltração no dente?

Quando a infiltração no dente é diagnosticada logo em seu início, ela pode ser tratada através da remoção da restauração e limpeza do local seguida da realização de uma nova restauração.

No entanto, quase se trata de um caso mais avançado no qual a infiltração comprometeu a polpa do dente ou originou a formação de cáries pode ser necessário realizar um tratamento de canal.

O tratamento de canal é um procedimento no qual a polpa do dente comprometida é removida e logo em seguida o canal radicular é selado e o dente preenchido, tratando e prevenindo a formação de novas cáries.

Como prevenir?

Assim como foi visto acima, existem alguns fatores que podem contribuir para o aparecimento da infiltração, sendo eles o bruxismo, ingestão de alimentos muito ácidos, dentes muito juntos e a má higienização dos dentes.

Essas complicações tendem a comprometer a fixação das restaurações, fazendo com que se abra um espaço entre elas e os dentes, causando a infiltração.

No entanto, para evitar o surgimento dessa complicação, existem alguns cuidados que podem ser tomados, tais como:

  • Manter uma alimentação saudável, evitando o consumo em excesso de bebidas e alimentos ácidos, pois eles podem danificar a restauração;
  • Ter um bom cuidado com a higienização bucal para evitar o acúmulo de partículas de alimentos e consequentemente de bactérias sobre os dentes;
  • Realizar visitas periódicas ao dentista, pois através delas é possível realizar a profilaxia dental e o acompanhamento da restauração, além de também possibilitar a realização de outros tratamentos periódicos.

Como receber descontos para cuidar dos seus dentes?

Para mantermos uma boa saúde bucal é muito importante mantermos uma boa escovação e o bom uso do fio dental.

Esses hábitos se fazem necessários para que o paciente mantenha os dentes livres de bactérias e complicações.

No entanto, apenas manter uma boa escovação e utilizar o fio dental da maneira correta não é o suficiente para manter uma boa saúde bucal.

Para alcançá-la é necessário realizar algumas visitas regulares ao dentista para que ele possa conferir se está tudo em dia com sua saúde bucal.

Através dessas visitas é possível realizar a profilaxia dental, que é a limpeza profissional dos dentes, que é um procedimento no qual o dentista irá fazer a higienização bucal da forma completa.

As visitas regulares também oferecem a possibilidade de realizar raio X de rotina, avaliação dos cuidados de higiene do paciente e realizar a prevenção de vários problemas.

E para realizar essas visitas com um maior conforto é recomendado possui um plano odontológico, visto que ele oferece cobertura não só para as visitas regulares, mas também para diversos outros procedimentos.

Sendo assim, na hora de realizar suas consultas, sejam elas de rotina ou para avaliar alguma condição específica, conte com os planos DentalVidas para lhe auxiliar.

A DentalVidas possui diversas clínicas credenciadas prontas para lhe oferecer um ótimo atendimento. Além disso, com os planos odontológicos DentalVidas você também conta com a cobertura de diversos procedimentos odontológicos.

Contanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Banner "conheça os planos dentalvidas"

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário

Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO
Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO