A inflamação dos lábios, assim como o nome sugere, se refere a inflamação labial decorrente de algum fator que normalmente está associado a alguma infecção ou trauma na região bucal.

Dessa maneira, no post abaixo vamos esclarecer suas dúvidas a respeito da inflamação dos lábios, bem como suas principais causas e tratamentos:

O que é inflamação dos lábios?

A inflamação nos lábios, ou queilite, geralmente é resultado de algum déficit na saúde do paciente, ou resultado de algum trauma.

Isso acontece devido ao fato de que o corpo necessita demonstrar que há algo de errado acontecendo.

Sendo assim, ele consegue isso através dos chamados sintomas das doenças, que podem variar desde vermelhidões até mesmo feridas.

Sintomas de inflamação dos lábios

A inflamação dos lábios resulta em alguns sintomas que geralmente são comuns a todas as causas desse problema.

Sendo assim, confira os sintomas associados a inflamação dos lábios abaixo:

Lábios ressecados

Assim como o nome sugere, lábios ressecados se referem aos lábios com problemas de hidratação.

Desse modo, os lábios ressecados causam rachaduras devido à secura, e também costumam causar inchaço, sensibilidade e possíveis feridas labiais.

Rachaduras nos lábios

As rachaduras geralmente acontecem devido ao inchaço ou ressecamento dos lábios, mas isso não significa que ela não possa ter outras causas.

Portanto, as possíveis causas das rachaduras nos lábios são:

• Medicamentos ou tratamentos muito agressivos;
  • Ressecamento labial;
  • Déficit nutricional.

Descamação

A queilite também pode causar a descamação da boca, de modo que acabe causando feridas e deixando os lábios sensíveis.

A descamação também deixa os lábios vulneráveis à invasão de bactérias visto que sua camada mais externa foi removida.

Geralmente a descamação está associada aos outros dois sintomas citados anteriormente.

Inchaço

Assim como qualquer outro tipo de inflamação, a inflamação dos lábios também resulta no inchaço da região.

Porém, o inchaço dos lábios também podem ocorrer depois de algum tipo de trauma ou afim, de modo que impactos nos lábios também fazem com que a região fique inchada.

O inchaço, como já é comum, se trata de um acúmulo de líquidos em determinada região.

Feridas

Em alguns casos a inflamação dos lábios pode gerar o aparecimento de feridas, mais conhecidas como lesões bucais.

Dois grandes exemplos disso são a herpes e a afta ou estomatite. Elas são lesões causas pela estomatite, que se baseiam no aparecimento de úlceras bucais, também conhecidas como aftas.

Aparecimento de bolhas

Em alguns casos, o inchaço provocado pela queilite pode ficar parecendo que há a formação de bolhas nos lábios do paciente.

Isso ocorre pois quando há o inchaço de alguma parte do corpo, há o acúmulo de líquidos naquela região.

Portanto, dependendo do tamanho do inchaço e da região em que houve o inchaço pode levar ao surgimento de bolhas.

inflamação dos lábios fotos

O que pode causar a inflamação dos lábios?

A inflamação é uma resposta do corpo a algum tipo de lesão ou infecção, o que significa que ela é apenas o resultado do corpo combatendo algum tipo de microrganismo que pode prejudicá-lo.

Sendo assim, apesar de estar associada a doenças, a inflamação é um sinal de que o corpo está agindo para se defender.

Portanto, ela também é um sinal de que há um processo de cura acontecendo. Juntamente com a inflamação geralmente temos:

• Inchaço;
  • Vermelhidão;
  • Sensibilidade;
  • Calor na região.

Dessa maneira, tendo em vista que a inflamação é um sinal de que o corpo está lutando contra algum microrganismo, é recomendado procurar ajuda profissional para auxiliá-lo da maneira correta.

Por mais que o médico lhe informe qual o motivo da inflamação, é importante ter noção do que pode gerar a inflamação labial para se ter ideia do que o corpo está lutando contra.

Sendo assim, as principais causas da inflamação dos lábios são:

• Infecção: quando a queilite é causada pela infecção seja ela causada por fungos, bactérias ou vírus;
  • Exposição à luz solar: quando os lábios são expostos por muito tempo a luz solar, isso pode acabar inflamando-os e causando feridas;
  • Lesões: alguns impactos e traumas podem acabar levando ao aparecimento de inflamações bucais.

Quais os tipos de inflamação dos lábios?

A inflamação labial, ou queilite, possui diferentes nomenclaturas que são dadas baseadas na origem da inflamação ou na região exata do lábio onde ela afeta.

Sendo assim, os principais tipos de inflamação dos lábios são:

Queilite actínica

É a inflamação dos lábios associada com a longa exposição ao sol, dessa maneira, o lábio começa a ficar mais avermelhado e seco, após isso começam as rachaduras e o inchaço.

Além disso, é extremamente importante identificar e tratar a queilite actínica de maneira rápida, pois caso não seja tratada rapidamente, ela pode evoluir para um câncer oral.

Queilite angular

Também chamada de boqueira, é o tipo de queilite mais conhecido e ocorre por meio de infecções fúngicas ou bacterianas, que geralmente ocorrem devido a maus ajustes nas próteses e aparelhos.

Isso causa feridas e também acaba dificultando a higienização do local, o que resulta no aparecimento de feridas no canto da boca, que causam a inflamação labial.

Queilite esfoliativa

É um problema que geralmente atinge mulheres jovens e causa a descamação contínua dos lábios. Embora não possua causa definida, ela costuma ser associada a ansiedade, estresse e hábitos parafuncionais.

Queilite de contato

A queilite de contato acontece devido ao contato com alguma substância que causa reações alérgicas.

Dessa maneira, essa substância X que é danosa ao corpo acaba causando a inflamação dos lábios.

inflamação dos lábios como tratar

Inflamação dos lábios como tratar

As causas da inflamação podem ser diversas, portanto o mais recomendado é procurar ajuda de um profissional para que ele possa identificar a causa de maneira correta e assim recomendar a medicação de acordo.

Sendo assim, o médico provavelmente  indicará algum tipo de antibiótico, anti-inflamatório e talvez um analgésico.

Além desses, também há a possibilidade de receitar pomadas antifúngicas e afins.

As visitas regulares ao dentista permitem que ele possa analisar e identificar os mais diversos tipos de inflamação dos lábios.

Além disso, elas permitem o tratamento precoce da queilite actínica, o que previne que ela possa vir a se tornar um câncer oral.

Elas também garantem a possibilidade de realizar a profilaxia dental, que é a limpeza profissional dos dentes que deve ser realizada de 6 em 6 meses.

Além disso, é apenas por meio da profilaxia que o dentista é capaz de realizar a remoção de indícios de placa bacteriana e tártaro no dente.

As visitas regulares também permitem ao dentista avaliar os hábitos de higiene bucal do paciente e recomendar a melhora ou adoção de novos, caso veja necessidade.